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Derivadas

Derivadas

Mensagempor Maykids » Sex Jul 08, 2011 18:32

Pessoal to tentando fazer as questões aqui mais nao consigo de jeito nenhum, porque.
sen(arcsen(\frac{\pi}{3}))
pra min o resultado disse vai ser Sen(60º)
so que eu recebi errado por ela , porque eu so expliquei que o arcsen é a inversa de seno, logo
arcsen de pi/3 sera o angulo de 60º
o que esta errado e como que eu resolvo essa questão?
desde ja agredeço
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Re: Derivadas

Mensagempor nietzsche » Sex Jul 08, 2011 19:15

acho que seu erro está em afirmar que:
{60}^{0} = arcsen (\pi/3)

lembre-se que o ângulo \pi/3 radianos, é o mesmo que 60 graus.
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Re: Derivadas

Mensagempor Maykids » Sex Jul 08, 2011 20:05

ok, mais veja se eu estou certo aqui:

arcsen = seno
sen(arcsen(\frac{\pi}{3}))
Arcsen(\frac{\pi}{3}) = 60º?
Sen(60º)
eu acho que é assim que faz. =/
mais deve ta errado msm, nao deve ser tão simples assim, e ainda mais que eu errei elas na prova.
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Re: Derivadas

Mensagempor Maykids » Sex Jul 08, 2011 20:10

esse A ai entrou sozinho no editor, desconcidere.
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Re: Derivadas

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 08, 2011 22:23

Como você já sabe, a função arcoseno e a função seno são inversas.

Desse modo, se \textrm{sen}\,a = b, então \textrm{arcsen}\,b = a .

Por exemplo:
\textrm{sen}\,30^\circ = \frac{1}{2}
\textrm{arcsen}\,\frac{1}{2} = 30^\circ

Além disso, lembre-se que se f e g são funções inversas, então f(g(x)) = x, para todo x no domínio de g.

Portanto, \textrm{sen}\,\left(\textrm{arcsen}\,x\right) = x, para todo x no domínio do arcoseno.

Por exemplo:
\textrm{sen}\,\left(\textrm{arcsen}\,\frac{1}{2}\right) = \textrm{sen}\,30^\circ = \frac{1}{2}

Vale destacar que esse exercício está mal posto, haja vista que o domínio da função arcoseno é um número real no intervalo [-1, 1], mas há a expressão \textrm{arcsen}\,\frac{\pi}{3} e temos que \frac{\pi}{3}\approx 1,047 (note como nesse caso devemos enxergar \frac{\pi}{3} como um número e não como um ângulo).

Observação

Maykids escreveu:(...)
Arcsen(\frac{\pi}{3}) = 60°?
(...)
esse A ai entrou sozinho no editor, desconcidere.

Isso ocorreu porque dentro do ambiente LaTeX você usou o símbolo de grau (°) obtido do teclado. O correto é usar o comando:
Código: Selecionar todos
[tex]60^\circ[/tex]

Resultado do comando:
60^\circ
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Re: Derivadas

Mensagempor Maykids » Sáb Jul 09, 2011 01:07

1-Quanto o º do teclado saquei vlw,
2- entao se eu não me engano a resposta dele era nao existe mesmo...mais amanha eu vo pegar a avaliação e vejo como era corretamente o exercicio.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?