por Jhosmy » Dom Jul 03, 2011 21:19
Na equação

, a soma das raízes é

e o produto

. calcule

.
tenso esse exercício.
Saca esse aqui,

tenha raízes reais e desiguais.
Como assim desiguais? tenso.
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Jhosmy
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por luiz syncode » Dom Jul 03, 2011 22:31
baskara:
![\\
x_1 = \frac{-b - \sqrt[]{b^2 - 4ac}}{2a} \\
x_2 = \frac{-b + \sqrt[]{b^2 - 4ac}}{2a} \\
x_1 = \frac{-b - \sqrt[]{b^2 - 4ac}}{2a} \\
x_2 = \frac{-b + \sqrt[]{b^2 - 4ac}}{2a}](/latexrender/pictures/e9d32f2db086ebdd9c13b5ac66bb8870.png)
onde para
a = 2p
b = 3pq
c = 3q
substituindo
![\\
x_1 = \frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} \\
x_2 = \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} \\
x_1 = \frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} \\
x_2 = \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p}](/latexrender/pictures/42813d1f7e6d82f122c252bbeaa75cbe.png)
se

temos que
![\\
\frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} + \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} = 9 \\
\frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} * \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} = 12 \\
\frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} + \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} = 9 \\
\frac{-3pq - \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} * \frac{-3pq + \sqrt[]{(3pq)^2 - 4*2p*3q}}{2*2p} = 12](/latexrender/pictures/81b500ad718fc51a7b7ace18b156d30a.png)
que é um sistema
simplificando temos:

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

acho que pode continuar daqui.
para a proxima vc devera fazer algo semelhante, mas tendo em consideração que o delta de baskara deve ser obrigatoira mente positivo para ter 2 x reais. se for negativo, a raiz de numero negativo é complexa. e se for zero, vc só terá uma raiz tocando o eixo x.
O x_1 e o x_2 devem ser diferentes.
Bom estudo
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por MarceloFantini » Seg Jul 04, 2011 06:35
Jhosmy, note que o primeiro sai facilmente pelas relações de Girard:


Portanto,

No segundo, com raízes desiguais eu imagino que ele queira apenas dizer que são distintas, ou seja

. Basta calcular o discriminante e definir que ele seja maior ou igual a zero.
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por Jhosmy » Seg Jul 04, 2011 13:05
Valeu mesmo pessoal.
ajudou muito.
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Jhosmy
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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