por Jhosmy » Qua Jun 01, 2011 15:14
Por favor, dê uma olhada neste exercício.
Dados os Conjuntos A = {a,b,c} , B = {a,c,d,e} , C = {c,d} e D = {a,d,e} Classifique cada uma das sentenças seguintes em V (Verdadeira) ou F (Falsa)
a) A - B = {b} V, pois os únicos itens de A em comum com B são “a” e “c” ... restando apenas o “b” ...
b)Agora de uma olhada neste aqui... D – B = {c} Na resolução diz “F” , pois D – B = {a,e} e é diferente de {c}... Mais pensem... D está contido em B, quer dizer que todos os elementos de D estão em B... Não só isso mais D – B é { } conjunto vazio... e agora??
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Jhosmy em Qua Jun 01, 2011 19:49, em um total de 1 vez.
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por carlosalesouza » Qua Jun 01, 2011 19:01
a) está correto... mas eu diria que A-B = {b} pois {b} é o conjunto de elementos de A que não estão em B
b) Concordo com o seu raciocínio... a afirmação continua sendo falsa... mas a resposta correta para D-B é

, como vc bem disse...
p = Livros são elaborados por pessoas
q = Pessoas cometem erros
r = Livros cometem erros

TAUTOLOGIA
UHuhahuauhahua
Um abraço
Carlos Alexandre
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por Jhosmy » Qua Jun 01, 2011 19:21
carlosalesouza escreveu:a) está correto... mas eu diria que A-B = {b} pois {b} é o conjunto de elementos de A que não estão em B
b) Concordo com o seu raciocínio... a afirmação continua sendo falsa... mas a resposta correta para D-B é

, como vc bem disse...
p = Livros são elaborados por pessoas
q = Pessoas cometem erros
r = Livros cometem erros

TAUTOLOGIA
UHuhahuauhahua
Um abraço
...Na alternatica " A " eu disse que era " b " !! ...
Grande Abraço...
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por carlosalesouza » Qui Jun 02, 2011 08:51
Como eu disse... sua resposta está correta...
Minha observação foi que eu expressaria a MESMA coisa de forma um tanto diferente...
Poderíamos, ainda, dizer que A - B é o complementar em A de

...
E estaríamos sempre dizendo a mesma coisa... rs
ok?
Um abraço
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por Jhosmy » Sex Jun 03, 2011 22:43
Não entendi muito bem, mais blza!.
^^
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por carlosalesouza » Sex Jun 03, 2011 23:56
Então vou resumir.... rs
O que eu quis mostrar, é que existem formas diferentes de afirmar a mesma verdade.... todas igualmente válidas...
Eu apenas mostrei certa preferência por afirmar de forma um pouco diferente da que vc afirmou... certo?
Um abraço
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por Jhosmy » Sáb Jun 04, 2011 00:42
AH! sim.
Compreendi!
Obrigado.
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Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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