• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

cardinalidade de N

Re: cardinalidade de N

Mensagempor norberto » Ter Mai 24, 2011 03:39

Oi luiz.

Talvez isso fique mais claro :

- Seja r a grandeza que você batizou de "variação entre quantidades de casa"

O que podemos afirmar de r ?

Certamente, que r é uma grandeza finita. E isto se dá do fato de r representar a diferença entre dois números finitos. Assim como "números de casas", o conjunto de todas as grandezas r está limitado por "número finito de variação". Ou seja, tanto faz se tomarmos r, "número finito de casas", número de elementos da sequência, etc. etc. São todos redutíveis ao mesmo tipo de problema. Ficar mudando a descrição desse mesmo tipo de problema, pode ser chamado de "andar em círculos", pois todas as abordagens, devem, necessariamente, nos levar às mesmas conclusões. Nesse caso, a de que uma grandeza limitada, não pode variar ilimitadamente.

Abraços.
norberto
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 33
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 04:38
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: cardinalidade de N

Mensagempor norberto » Ter Mai 24, 2011 06:09

Oi Luiz !

Olha outra coisa que tá me incomodando.
Utilizamos 10 símbolos para representar os naturais. Mas sabemos que podemos construir um sistema numérico
com mais símbolos, tal como o sistema hexadecimal, que usa 16.
O Montequio sugere que imaginemos um sistema com "infinitos" símbolos.
Quantos dígitos seriam necessários para "enumerar" todos os reais ?

Exatamente 1.

O que seriam então os números formados com mais de um dígito, tal como 11, 27, 4A32Z, etc ?
Putz ! Minha cabeça tá em parafuso !


Abraços.
norberto
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 33
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 04:38
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: cardinalidade de N

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 24, 2011 14:28

norberto escreveu:Não, Luiz. Isso só nos remete para o que já concordamos. Que não existe um c_{i} no conjunto de "número de casas" que seja o último elemento. Mas os elementos deste conjunto, não crescem "ilimitadamente". Eles crescem de acordo com a limitação de serem todos "números finitos de casas". O que não acontece com o conjunto "número de casa decimais".

Ok. Você continua achando que a quantidade de casas varia limitadamente entre os termos. Pois muito bem. Escolha um termo qualquer dessa sequência. Você consegue obter outro termo que tenha 1 casa a mais do que ele? E um outro que tenha 1 trilhão de casas a mais do que ele?

Ora, dado um termo qualquer dessa sequência sempre podemos obter um outro que tenha k casas a mais do que ele. Além disso, não há um valor máximo para esse número k. A conclusão disso é evidente: não há um máximo para o quanto a quantidade de casas pode variar.

Em resumo, podemos tanto ter termos com 1 casa de diferença quanto com 1 trilhão (ou mais) de casas de diferença.

Além disso, eu gostaria (sinceramente) de lhe fazer uma sugestão. Já que você está tão curioso sobre esses assuntos, que tal procurar um especialista? Procure por um professor especialista em teoria dos números no departamento de matemática da universidade mais próxima de onde você mora. Ou ainda, pesquise nas páginas das universidades por esses professores. Eles são as pessoas mais indicadas para finalmente lhe tirar todas essas dúvidas. Ou ainda, quem sabe, lhe deixar com tantas outras! :)
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: cardinalidade de N

Mensagempor norberto » Ter Mai 24, 2011 14:58

LuizAquino escreveu:Em resumo, podemos tanto ter termos com 1 casa de diferença quanto com 1 trilhão (ou mais) de casas de diferença.


Ok ! Você continua acreditando que r, ou "diferença no número de casas" é um grandeza que varia "ilimitadamente". Essa diferença pode ser de 1, 1 trilhão, 1 gugol, 1 gugolplex. O fato de uma grandeza poder assumir valores enormes, não significa que ela é ilimitada. No caso de r ela não pode assumir "qualquer valor". Ela só pode assumir valores finitos. A grandeza d representando "diferença no número de casas decimais", essa sim, pode assumir qualquer valor.
Imagine um conjunto formado por todos os r e um formado por todos os d.

Qualquer que seja um elemento de r, não se pode pensar em um elemento de d que seja maior que ele. Isso significa que r > d ?
Qualquer que seja um elemento de d, não podemos imaginar um elemento de r maior que ele. As duas constatações significam que
os conjuntos são do mesmo tamanho ?



Dito de outra forma. Uma grandeza que só pode assumir valores finitos, é potencialmente infinita. Mas é finita.

Abraços.

Humpf ! Esquece o post seguinte. Só percebi que a gente podia podia alterar as mensagens depois de perceber que tua resposta tinha sido uma
e agora era outra.

É que eu tinha escrito :


Qualquer que seja um elemento de d, não podemos imaginar um elemento de d maior que ele. As duas constatações significam que os conjuntos são do mesmo tamanho ?
Editado pela última vez por norberto em Ter Mai 24, 2011 15:16, em um total de 1 vez.
norberto
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 33
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 04:38
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: cardinalidade de N

Mensagempor norberto » Ter Mai 24, 2011 15:05

Oi luiz !

Desculpe, mas escrevi errado. O que quis escrever era :


Qualquer que seja um elemento de r, não se pode pensar em um elemento de d que seja maior que ele. Isso significa que r > d ?
Qualquer que seja um elemento de d, não podemos imaginar um elemento de r maior que ele. As duas constatações significam que
os conjuntos são do mesmo tamanho ?


Abraços.
norberto
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 33
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 04:38
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: cardinalidade de N

Mensagempor dmeneiz » Qui Mai 26, 2011 00:28

Amigos qual foi a conclusão ? eu acho que todos tem alguma razão. to certo ?
dmeneiz
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Mai 19, 2011 15:30
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Bacharelado em Matemática
Andamento: cursando

Anterior

Voltar para Conjuntos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?