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P.A. resolução de problema

P.A. resolução de problema

Mensagempor aliceit » Ter Abr 26, 2011 22:52

Uma indústria de produtos natalinos encerrou o ano de 2006, com um estoque de 250 peças. Em janeiro de 2007, a indústria concedeu férias coletivas a seus funcionários e a partir de fevereiro recomeçou sua produção. Com base no texto, considerando que essa indústria, em fevereiro, produziu 550 produtos, que a cada mês essa produção cresceu em progressão aritmética e que em novembro de 2007 o estoque passou a ter 26000 itens, é correto afirmar que o número de peças produzidas em agosto foi de..?

Eu tentei a soma dos termos da P.A., juntando primeiro o 250 com o 550 (produção de fevereiro):
S10 = a1 + a10 * 10/5
26.000 = 800 + a10 * 10/5
a10 = 4400


depois eu coloquei na forma do termo geral:
a10 = a1 + 9R
4400 = 800 + 9R
R = 400


então, apliquei no termo geral para saber o mês de agosto:
a7 = a1 + 6R
a7 = 800 + 6*400

a resposta é 3250!, mas só acho 3200
por favor, me ajudem!!
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Re: P.A. resolução de problema

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 00:36

Você errou aqui: primeiro, novembro é a_9 e não a_{10}; segundo, quando você trabalha com peças produzidas, você não conta o estoque do ano 2006 - você quer apenas as peças produzidas a cada mês, e as peças de 2006 não foram produzidas em 2007 (óbvio, sim). Refaça suas contas e chegará ao resultado certo.
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Re: P.A. resolução de problema

Mensagempor aliceit » Qua Abr 27, 2011 10:31

olá!

obrigada por dispensar seu tempo para me ajudar.
eu tentei fazer o que você disse: novembro como a9, e desprezei o estoque de 2006.
no entanto a conta ficou muito esquisita e não cheguei ao resultado.

vou continuar tentando,

valeu!
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Re: P.A. resolução de problema

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 19:46

Cacete (desculpe), cometi um erro e ainda por cima tive um tremendo trabalho refazendo meus passos pra descobrir como cheguei na resposta. Aqui vai:

Primeiro, você estava certo. É a_{10} mesmo, perdão pelo erro!

Segundo, a resolução segue assim:

A soma de todos as produções JUNTAMENTE com o estoque antigo deve somar 26000, logo:

S_{10} = \frac{(a_1 + a_{10})10}{2} + 250 \Rightarrow 26000 = (550 + a_{10})5 + 250

\Rightarrow 25750 = (550 + a_{10})5 \therefore a_{10} = 4600

Usando a definição de termo geral de P.A.:

a_{10} = a_1 + 9r \Rightarrow 4600 = 550 + 9r

\therefore r = 450

Calculando o número de peças em agosto:

a_7 = a_1 +6r \Rightarrow a_7 = 550 + 6 \cdot 450

\therefore a_7 = 3250
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Re: P.A. resolução de problema

Mensagempor aliceit » Qua Abr 27, 2011 23:22

Fantini,
super agradeço a sua colaboração!
hoje a noite consegui resolver a questão, e quando loguei aqui para te mostrar vi a surpresa!
digamos que a sua resolução ficou mais organizada que a minha, hauahuahua.


mais uma vez obrigada,
muita paz e muito sucesso na sua vida!
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Re: P.A. resolução de problema

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 23:30

É uma resolução bem explicada e resolvida, como os alunos deveriam ser ensinados no ensino médio, e não álgebras sem explicações. Fico feliz que apesar do meu erro você tenha conseguido por conta própria! Muita paz e sucesso para você também.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?