• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Séries de Fourier de Funções Hiperbólicas

Séries de Fourier de Funções Hiperbólicas

Mensagempor clecio » Qua Abr 13, 2011 14:18

f(x)= cosh(x)senh(x) , x pertence (-pi,pi) e a função é 2pi periódica como resolvo esta questão utilizando Séries de Fourier ? Alguem sabe ajudar ? Obrigado
clecio
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: Séries de Fourier de Funções Hiperbólicas

Mensagempor LuizAquino » Qui Abr 14, 2011 23:32

Primeiro, sempre organize o seu texto. Do jeito que está escrito o exercício não está fazendo sentido.

Ao que parece, o que se quer é determinar a Série de Fourier para a função 2pi periódica dada por f(x)=cosh(x)senh(x) quando x pertence a (-pi, pi).

Primeiro, lembre-se que da definição de seno hiperbólico e cosseno hiperbólico, temos que a função f é equivalente a f(x) = \frac{e^{2x}-e^{-2x}}{4} no intervalo dado.

Sabemos que a Série de Fourier para uma função 2pi periódica que é integrável em [-pi, pi] é dada por

f(x) = \frac{a_0}{2} + \sum_{n=1}^{+\infty} a_n\cos(nx) + b_n\textrm{sen}\,(nx) ,

sendo que

a_0 = \frac{1}{\pi}\int_{-\pi}^\pi f(x)\, dx

a_n = \frac{1}{\pi}\int_{-\pi}^\pi f(x)\cos(nx)\, dx

b_n = \frac{1}{\pi}\int_{-\pi}^\pi f(x)\textrm{sen}\,(nx)\, dx

com n=1, 2, 3, ...

Utilizando as propriedades da Série de Fourier, sabemos que para uma função 2pi periódica ímpar, temos que a_0 = a_n = 0. Portanto, temos que calcular apenas b_n.

Nesse exercício, usando integração por partes, teremos que

b_n = \frac{1}{\pi}\int_{-\pi}^\pi \frac{e^{2x}-e^{-2x}}{4}\textrm{sen}\,(nx)\, dx = \frac{-(e^{4\pi} - 1) n \cos (\pi n) - 2(e^{4\pi} + 1)\textrm{sen}\,(\pi n)}{2\pi{(n^2+ 4)e^{2\pi}}}

Note que para qualquer n natural, temos que \textrm{sen}\,(\pi n) = 0.

Por outro lado, se n é par, então \cos (\pi n) = 1; se n é ímpar, então \cos (\pi n) = -1. Desse modo, \cos (\pi n) = (-1)^n, com n natural.

Sendo assim, teremos que

f(x) = \sum_{n=1}^{+\infty} \frac{(-1)^{n+1}(e^{4\pi} - 1)n}{2\pi{(n^2+ 4)e^{2\pi}}}\textrm{sen}\,(nx)

A figura a seguir ilustra a aproximação de f no intervalo (-pi, pi) com k termos:

f(x) \approx \sum_{n=1}^{k} \frac{(-1)^{n+1}(e^{4\pi} - 1)n}{2\pi{(n^2+ 4)e^{2\pi}}}\textrm{sen}\,(nx), com k=1, 2, 3, ..., 32.

fourier.gif
fourier.gif (114.99 KiB) Exibido 2068 vezes
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais