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Resolvendo a desigualdade...

Resolvendo a desigualdade...

Mensagempor Aliocha Karamazov » Qua Abr 06, 2011 19:55

Galera, gostaria de uma ajuda aqui:

Resolvendo a desigualdade 1-3x > \sqrt{2 + x^2 -3x} obtemos:

Eu tentei fazer da seguinte maneira:

(1 -3x)^2 > (\sqrt{2 + x^2 -3x})^2 \Rightarrow 9x^2 -6x +1 > x^2 -3x +2 \Rightarrow 8x^2 -3x -1>0
\Delta= 41 \Rightarrow x=\frac{3\pm\sqrt{41}}{16}
Ainda, pela condição de existência:
x^2 -3x +2 \geq 0

Depois disso, fiz a intersecção com as soluções das duas inequações, mas a resposta saiu diferente do livro. Alguém pode ajudar? Muito obrigado!
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Re: Resolvendo a desigualdade...

Mensagempor Molina » Qua Abr 06, 2011 20:14

Boa noite.

A solução da equação 8x^2 - 3x -1 > 0 é:

MSP155619f35i886da6f277000038i2327334091big.gif
MSP155619f35i886da6f277000038i2327334091big.gif (6.98 KiB) Exibido 2415 vezes


E a solução de x^2 -3x + 2 \geq 0 é:

MSP111019f35iac71ah1eai00005e5c4i2a55f72c8h.gif
MSP111019f35iac71ah1eai00005e5c4i2a55f72c8h.gif (6.76 KiB) Exibido 2415 vezes


A interseção dos dois não deu a resposta do livro?

Qual a solução que consta no gabarito?
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Re: Resolvendo a desigualdade...

Mensagempor FilipeCaceres » Qua Abr 06, 2011 20:53

Só faltou uma coisinha para vc conseguir resolver.
Vou lhe dar uma dica para um caso genérico.

Para resolver equação do tipo \sqrt{f(x)}<g(x)
1º Estabeleça o domínio de validade
f(x)\geq0 e g(x)>0 (i)

2ºElevando ao quadrado temos,
f(x)<[g(x)]^2 (ii)

De (i) e (ii) temos

0\leq f(x)<[g(x)]^2 e g(x)>0

Resumindo
\sqrt{f(x)}<g(x) \Rightarrow 0\leq f(x)<[g(x)]^2 e g(x)>0

Você se esqueceu de fazer g(x)>0.

Eu encontrei como solução x<\frac{3-\sqrt{41}}{16}
Seria este o valor?

Abraço
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Re: Resolvendo a desigualdade...

Mensagempor Aliocha Karamazov » Qua Abr 06, 2011 23:20

Realmente, esse foi o problema: não fiz -3x+1>0. Na minha solução, além de x<\frac{3-\sqrt{41}}{16} eu havia encontrado x>2.

Agradeço aos dois que me ajudaram!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?