por Andersonborges » Dom Abr 03, 2011 20:13
pessoal.. nao consigo sai desse exercio
calcule os limtes
17.
![\lim_{h\rightarrow-4} \frac{\sqrt[]{2({h}^{2}- 8 )}+h}{h+4} \lim_{h\rightarrow-4} \frac{\sqrt[]{2({h}^{2}- 8 )}+h}{h+4}](/latexrender/pictures/18e74d0f0dde44f3065fe0f9657f072f.png)
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por Andersonborges » Dom Abr 03, 2011 20:14
folha dde resposta aqui diz ser -1
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por Elcioschin » Dom Abr 03, 2011 21:36
Fazendo por L'Hopital
Numerador ----> f(h) = V2*(h²- 8)^(1/2) + h ----> f '(h) = V2*(1/2)*[(h² - 8)^(-1/2)]*h + 1 ----> f '(h) = V2*h/V(h² - 8) + 1
Denomnador ----> g(h) = h ----> g'(h)= 1
Limite {V[2(h² - 8)] + h}/h = Limite [V2*h/V(h² - 8) + 1] = V2*(-4)/V[(-4)² - 8] + 1 = - 4*V2/V8 + 1 = - 2 + 1 = - 1
h--->-4 .........................h--->-4
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por Andersonborges » Dom Abr 03, 2011 22:04
amigo.. me tira uma duvida.. esse metodo de l'hopital é unico jeito
eu nao lembro de ter aprendido por esse metodo.
essa materia começo agora... e perdi um dia de aula =(.. vou imprimi sua resposta e interpreta-la
obrigado
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por LuizAquino » Seg Abr 04, 2011 12:13
A Regra de L'Hopital é usada para calcular alguns limites quando já se foi estudado o conceito de derivada.
Obviamente, no início do curso de Cálculo vemos apenas limites. Portanto, nesse caso não podemos usar derivadas.
Para resolver o limite que você deseja, multiplique o numerador e denominador por

e use o produto notável

:
![\lim_{h\rightarrow -4} \frac{\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}+h}{h+4} = \lim_{h\rightarrow -4} \frac{[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}+h][\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]}{(h+4)[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]} \lim_{h\rightarrow -4} \frac{\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}+h}{h+4} = \lim_{h\rightarrow -4} \frac{[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}+h][\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]}{(h+4)[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]}](/latexrender/pictures/d2f23ce3ec77e0f430c4c6733d2bcfaa.png)
![= \lim_{h\rightarrow -4} \frac{2(h^2-8) - h^2}{(h+4)[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]} = \lim_{h\rightarrow -4} \frac{2(h^2-8) - h^2}{(h+4)[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]}](/latexrender/pictures/d0228e19c7395fecda8e95f19a2fd280.png)
![= \lim_{h\rightarrow -4} \frac{h^2-16}{(h+4)[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]} = \lim_{h\rightarrow -4} \frac{h^2-16}{(h+4)[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]}](/latexrender/pictures/e137c8da3a1ddf09423b1ea54df03391.png)
![= \lim_{h\rightarrow -4} \frac{(h-4)(h+4)}{(h+4)[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]} = \lim_{h\rightarrow -4} \frac{(h-4)(h+4)}{(h+4)[\sqrt{2({h}^{2}- 8 )}-h]}](/latexrender/pictures/41e1b6535b9c4a04613901ff999b24d1.png)

![= \frac{-4-4}{\sqrt{2[(-4)^{2}- 8 ]}-(-4)} = \frac{-4-4}{\sqrt{2[(-4)^{2}- 8 ]}-(-4)}](/latexrender/pictures/5eca0e17c6d451cfad896887f471e794.png)
= -1
SugestãoEu acho que o tópico abaixo pode lhe interessar:
Curso de Cálculo I no YouTubeviewtopic.php?f=137&t=4280
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por mindy » Qui Abr 14, 2011 19:47
Gostaria de tirar uma dúvida,por favor.Como fazer o estudo do limite de Forma Analítica e Geométrica da função(ax+b).Não tentei primeiramente,porque não sei por onde começar.Pois não entendi o enunciado.Se puderem me ajudar.Ficarei imensamente grata.
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por LuizAquino » Qui Abr 14, 2011 22:31
Olá mindy,
Por questão de organização, não use tópicos existentes para postar novos exercícios.
Por favor, crie um novo tópico para o seu exercício.
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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