por Levi23 » Dom Set 28, 2008 02:01
Como faço o exercício da imagem?
não sei fazê-lo..creio que seja pelo círculo trigonométrico, mas mesmo assim..não sei como usa-lo.
Abração
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por Neperiano » Dom Set 28, 2008 14:46
Ola levi 23.
Eu não sou formado em nada em matematica, alis eu sou um aluno de médio tenho 15 anos, mas posso te ajudar.
Essa questão é bem simples.
Antes de começar temos que entender alguns conceitos.
Quanto maior o grau do seno maior o seno - concorda - neh. Ex: seno 90 = 1
Quanto maior o grau do coseno menor o cosseno - concorda - neh. Ex: cosseno 90 = 0.
Sendo assim analise cada opção.
a) cos (alfa) o azinho ali, < cos (Beta) o bezinho. vamos analisa
O beta tem uma curva grande então seu grau é alto e seu cosseno é baixo, se lembre do conceito acima. O alfa tem uma curva pequena, seu grau é pequeno, então seu cosseno é grande. então o A esta errado pois o cosseno de Beta não é maior que o cosseno de alfa ele é menor.
Agora tente fazer.
Boa sorte
Abraços
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por Levi23 » Dom Set 28, 2008 18:03
Explicação bem clara, mas não estou sabendo diferenciar o aumento do seno e do cosseno, porque a a reta vai passando e apenas gerando valores. Não sei se voces vão entender minha dúvida, mas se entenderem tentem me explicar por favor. Não sei quando os valores pertencem a seno ou cosseno, depende do quadrante que a reta estiver?
outra coisa: Eu não sei como determinar qual o valor dos angulos, se eu quisesse saber, como eu faria?
Obrigado pessoal.
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por Neperiano » Dom Set 28, 2008 19:16
Ola Levi 23
Espero que essa seja sua duvida.
É que assim cara, cada algulo tem um valor para seno, cosseno e tangente, por exemplo 1 grau seno = 0,0174, 1 grau cosseno = 0,9998, 45 grau seno = 0,7071, 15 grau cosseno = 0,7071, entendeu agora.
1 grau seno = 89 grau cosseno
2 grau seno = 88 grau cosseno
45 grau seno = 45 grau cosseno
89 grau seno = 1 grau cosseno.
Esses valores tu consegue numa calculadora cientifica.
Espero que entendas.
Se não, pergunte novamente.
Tente resolver agora
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por Neperiano » Dom Set 28, 2008 19:17
Ola Levi 23
Espero que essa seja sua duvida.
É que assim cara, cada algulo tem um valor para seno, cosseno e tangente, por exemplo 1 grau seno = 0,0174, 1 grau cosseno = 0,9998, 45 grau seno = 0,7071, 15 grau cosseno = 0,7071, entendeu agora.
1 grau seno = 89 grau cosseno
2 grau seno = 88 grau cosseno
45 grau seno = 45 grau cosseno
89 grau seno = 1 grau cosseno.
Esses valores tu consegue numa calculadora cientifica.
Espero que entendas.
Se não, pergunte novamente.
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por Neperiano » Seg Set 29, 2008 17:08
Ola
Quer saber a resposta certa?
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por admin » Ter Set 30, 2008 18:51
Olá
Levi23, boas-vindas!
É importante sim você visualizar o círculo trigonométrico para entender as variações do seno e cosseno.
Maligno escreveu:Quanto maior o grau do seno maior o seno - concorda - neh. Ex: seno 90 = 1
Quanto maior o grau do coseno menor o cosseno - concorda - neh. Ex: cosseno 90 = 0.
Maligno, cuidado com esta afirmação pois depende do intervalo que se está, ou seja, depende do tamanho do ângulo.
Pois reparem que se o ângulo está entre

, de fato, quanto maior

, menor

.
Mas se

, conforme

aumenta,

aumenta.
Para o seno:
Se

, conforme

aumenta,

diminui.
Se

ou

, conforme

aumenta,

aumenta.
Sobre sua outra dúvida, imagine o ponto C se movimentando sobre a circunferência e observe como se comportam as medidas para seno e cosseno.
Bons estudos a todos!
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por Neperiano » Qua Out 01, 2008 21:03
Ola fabiosouza
Eu entendi o que voce quis dizer, mesmo assim o jeito que eu expliquei estava certo.
A desculpa pelo o que eu vou falar.
Mas cara a tua explicação ta meio complicado, se tu puder facilitar mais para o levi entender.
Ah outra coisa eu vou mandar uma mp dizendo a resposta confirme comigo
Abraços
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por Molina » Qui Out 02, 2008 14:27
Acho interessante que a pessoa veja que há mais de um jeito de se explicar um exercício. Cada um entende de uma forma, uns por um método mais direto, outros não.
Mas é isso aí. Essa é a ideia do forum... Acumular informações.

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por Levi23 » Sex Out 03, 2008 12:47
Pessoal, consegui fazer!! graças a voces!!
Realmente é bem fácil a questão. Muito obrigado Maligno e o pessoal que ajudou, nem sei como agradecer.
E só pra confirir, a resposta é C, esta correto?
Apenas projetei no eixo dos cossenos e fui analizando cada alternativa.
Novamente, Muito obrigado!!. E gostaria de saber c eu posso postar outra questão nesse mesmo tópico, apesar de o assunto ser diferente, ou devo abrir outro tópico?
Forte Abraço.
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por admin » Sex Out 03, 2008 14:02
Levi23 escreveu:E só pra confirir, a resposta é C, esta correto?
Apenas projetei no eixo dos cossenos e fui analizando cada alternativa.
Olá
Levi23!
Analise novamente para concluir sobre a resposta correta (a afirmação C é uma das 4 falsas).
Sugiro imaginar os ângulos nesta posição para facilitar a visualização das projeções:
Levi23 escreveu:E gostaria de saber c eu posso postar outra questão nesse mesmo tópico, apesar de o assunto ser diferente, ou devo abrir outro tópico?
Para novas dúvidas provenientes de outras questões convém abrir novo tópico na seção correspondente.
Até mais!
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por Neperiano » Sex Out 03, 2008 21:31
o fabiosouza
A resposta certa é a letra cujo pais que se usam no vestibular é um da america do sul que não tem fronteiras com o brasil.
Entendeu o que eu quis dizer.
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
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por admin » Sáb Out 04, 2008 13:51
Olá Maligno!
Excluindo a letra C, sim, é verdade.
Abraço!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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