por renanrdaros » Sex Mar 25, 2011 10:58

Chego sempre no resultado: S=
![\left(-\infty;-1 \right] \cup \left[\frac{1}{2};+\infty \right) \left(-\infty;-1 \right] \cup \left[\frac{1}{2};+\infty \right)](/latexrender/pictures/c29febe6c056dcd612e61c5a6dbc1b21.png)
Mas o resultado do livro é:
![\left[-1;\frac{1}{2} \right] \left[-1;\frac{1}{2} \right]](/latexrender/pictures/9ff7930624f606598a07c05317984474.png)
Quem tá errado?
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por renanrdaros » Sex Mar 25, 2011 11:03
Se faço pelo método da fatoração e depois dividindo o problema em dois casos, chego no meu resultado.
Se faço pelo método do ma-ca-ma, chego no resultado do livro.
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por profmatematica » Sex Mar 25, 2011 11:48
Visto que a=-2 temos uma parabola c concavidade voltada para baixo e se jogarmos no intervalo esta parabola temos o estudo do sinal assim valores negativos a esquerda de -1 e a direita de 1/2 e os valores positivos estarao entre -1e 1/2 certo? Entao volte na equacao e veja que ele pede valores maiores ou iguais a zero entao a resposta e [-1;1/2] entendido amigo?
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por renanrdaros » Sex Mar 25, 2011 12:10
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por LuizAquino » Sex Mar 25, 2011 15:46
renanrdaros escreveu:Vou colar aqui a resolução. Quem sabe alguém me diga onde estou errando.

Resolvendo por Bhaskara chego nas raízes: x'=-1 e x"=1/2
Fatorando:

Aqui está o erro. O correto seria:

.
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por renanrdaros » Sex Mar 25, 2011 16:23
aaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh mas eu sou buuuuuuuurro!!!!!!!!!!
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por renanrdaros » Sex Mar 25, 2011 16:39
Aproveitando o tópico... Tem outra inequação que não consegui resolver de jeito nenhum.

Resolvendo a expressão e analisando os dois casos possíveis, chego em uma inequação de 2º grau com

Como resolvo a partir daí? O resultado do livro não é vazio!
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por MarceloFantini » Sex Mar 25, 2011 16:47
Não aproveite o tópico, crie um novo.
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por renanrdaros » Sex Mar 25, 2011 18:08
ok
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por johnlaw » Dom Mar 27, 2011 14:18
Como você fatorou aquela equação ?
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por renanrdaros » Dom Mar 27, 2011 15:25
www.vestibulandia.com.brDê uma olhada nas aulas de fatoração!
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por johnlaw » Dom Mar 27, 2011 15:46
Já olhei... mas sei láh..
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por MarceloFantini » Dom Mar 27, 2011 16:15
Existe um teorema que diz que todo polinômio pode ser fatorado da maneira

, onde

são as raízes (isto supõe raízes complexas também). Foi isto que ele usou.
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por johnlaw » Dom Mar 27, 2011 16:35
Ah sim, descobre as raízes e substitui! Usamos ele tb quando temos as raízes e queremos saber a equação néh..
Valeu! Obrigado!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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