por Lola » Sex Mar 18, 2011 18:39
(Escola Naval RJ) Sabendo que senx . cos x = 1/?6, o valor de E na expressão E=sen^6x+cos^6x é igual a?
a)1
b)-1
c)1/2
d) -1/2
e)0
Eu consegui fazer até uma parte, depois enrosquei na fatoração

:
E=(senx)^6 + (cosx)^6
E= [(senx)^2 + (cosx)^2][(senx)^4 - (senx)^2 (cosx)^2 + (cosx)^4]
E= 1 . [(senx)^4 - (senx)^2 (cosx)^2 + (cosx)^4]
E= (senx)^4 - 1/6 + (cosx)^4
Muito obrigada a quem puder me ajudar!!
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Lola
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por Renato_RJ » Sex Mar 18, 2011 19:26
Boa noite Lola, tudo bem ??
Eu fiz esse problema da seguinte maneira..

Como

, teremos:

Arrumando os termos:

Repare que eu transformei tudo em um binômio, mas tive que incluir o termo

para reduzir o termo

ao termo

, logo teremos:

Espero que esteja certo, seria legal se você postasse o gabarito da questão..
Grato,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por Lola » Sex Mar 18, 2011 21:40
Oi Renato!
A resposta que você obteve está correta. Muito obrigada mesmo por explicar direitinho a questão e por responder tão rápido!!
Até mais,
Lola
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por gustavoluiss » Sex Mar 18, 2011 23:52
é uma mulher e vai fazer prova pra escola naval ?
haha fake
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por Renato_RJ » Sáb Mar 19, 2011 02:49
gustavoluiss escreveu:é uma mulher e vai fazer prova pra escola naval ?
haha fake
Sem querer "tomar partido ou dores", mas o fato dela fazer as questões da Escola Naval não quer dizer que ela pretenda fazer a Escola Naval, talvez só queira mesmo estudar as questões típicas de uma prova bem complexa para se preparar para uma prova menos exigente, concorda ??
Por exemplo, quando eu estava na época do vestibular, eu só estudava as questões do ITA, IME, Escola Naval, USP, UNICAMP, mas nunca quis frequentar nenhuma delas, tanto que passei com excelente colocação na instituição que estou atualmente... E o fato de ser uma questão postada por uma mulher ou homem não muda o meu comportamento, se eu tiver como ajudar sempre o faço...
[ ]'s
Renato.
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por MarceloFantini » Sáb Mar 19, 2011 14:24
Gustavo Luís, sua colocação é mal educada, preconceituosa e machista. Sugiro que você mude estes aspectos na hora que for postar no fórum.
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por Lola » Dom Mar 20, 2011 01:26
Gustavo Luís, Dúvida em um exercício da Escola Naval não significa necessariamente que eu vou fazer prova para a Escola Naval, seu boçal. Este exercício é da minha apostila de tarefa da escola, e como eu não sabia fazer eu pedi ajuda para as pessoas desse fórum. Se você não pode me ajudar com a minha dúvida, por favor, não responda ao tópico e não me encha o saco.
Seu comentário foi bem deplorável e ultrapassado, ainda mais porque foi dirigido a uma mulher cuja família é toda formada por homens e mulheres com carreira militar. A realidade do exército hoje é bem diferente da que a sua mentalidade infantil imagina. Da próxima vez, lembre-se de vir a este fórum somente para compartilhar seu conhecimento (isto é, se você tiver algum), e não a sua mediocridade.
Mais uma vez obrigada ao Renato por me ajudar com a dúvida. Ainda bem que existem pessoas como você para manter a decência e a proposta inicial deste fórum.
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por Dan » Dom Mar 20, 2011 01:43
Pessoal, vamos acalmar os ânimos e evitar maiores ofensas e retaliações.
Acho que o gustavoluiss entendeu que nós não gostamos do comentário dele.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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