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Questão prova concurso (função)

Questão prova concurso (função)

Mensagempor fernandocez » Qui Mar 10, 2011 22:17

Eu achei que sabia fazer essa, mas depois de comecei a resolver apareceu uma situação que não consegui dar continuidade.

52. O valor mínimo da função y={\left(x-a \right)}^{2}+{\left(x-b \right)}^{2} é:
resp. \frac{{\left(a-b \right)}^{2}}{2}

Quando ví o "o valor mínimo" já até imaginei - delta/4a.

y={\left(x-a \right)}^{2}+{\left(x-b \right)}^{2} = y=x²-2xa+a²+x²-2xb+b² ?

Aí que vi que tinha a e b e eu não sei o que fazer. Aguardo ajuda obrigado.
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Re: Questão prova concurso (função)

Mensagempor LuizAquino » Qui Mar 10, 2011 22:30

Dica

y={\left(x-a \right)}^{2}+{\left(x-b \right)}^{2} \Rightarrow y = 2x^2 - 2(a + b)x + (a^2+b^2)

Sabemos que o mínimo (ou máximo) da função f(x) = px^2 + qx + r é y_v = -\frac{(q^2 - 4pr)}{4p}.
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Re: Questão prova concurso (função)

Mensagempor Fabricio dalla » Qui Mar 10, 2011 23:12

LuizAquino vc poderia resolver a questao de funçao modular com inequaçao pra mim no outro topico ?? desde ja agradeço!
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Re: Questão prova concurso (função)

Mensagempor LuizAquino » Qui Mar 10, 2011 23:26

Fabricio dalla escreveu:vc poderia resolver a questao de funçao modular com inequaçao pra mim no outro topico ?


Por favor, não use um tópico aberto para pedir que um outro exercício seja resolvido.
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Re: Questão prova concurso (função)

Mensagempor fernandocez » Sex Mar 11, 2011 00:24

LuizAquino escreveu:Dica

y={\left(x-a \right)}^{2}+{\left(x-b \right)}^{2} \Rightarrow y = 2x^2 - 2(a + b)x + (a^2+b^2)

Sabemos que o mínimo (ou máximo) da função f(x) = px^2 + qx + r é y_v = -\frac{(q^2 - 4pr)}{4p}.


Vê por favor Luiz se substitui corretamente. Dei uma simplificada e ficou assim: \frac{4{\left(a+b \right)}^{2}-8\left({a}^{2}+{b}^{2} \right)}{8}

Tentei resolver mas não cheguei na resposta.
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Re: Questão prova concurso (função)

Mensagempor LuizAquino » Sex Mar 11, 2011 10:38

Vê por favor Luiz se substitui corretamente. Dei uma simplificada e ficou assim: \frac{4{\left(a+b \right)}^{2}-8\left({a}^{2}+{b}^{2} \right)}{8}


Você esqueceu do sinal de menos antes da fração.

Para terminar a questão, lá vai mais duas dicas:
(i) Divida tanto o numerador quanto o denominador por 4.
(ii) Desenvolva o produto notável (a+b)^2 e faça as devidas simplificações no numerador.
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Re: Questão prova concurso (função)

Mensagempor fernandocez » Sex Mar 11, 2011 11:17

LuizAquino escreveu:
Você esqueceu do sinal de menos antes da fração.

Para terminar a questão, lá vai mais duas dicas:
(i) Divida tanto o numerador quanto o denominador por 4.
(ii) Desenvolva o produto notável (a+b)^2 e faça as devidas simplificações no numerador.


Consegui terminar, é o sinal também tava errado, tenho que ter mais atenção, sempre erro os sinais ou esqueço. Tá perto da prova ai vai aumentando a anciedade tenho que estudar a parte pedagógica e português. Obrigado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?