por Abelardo » Ter Mar 08, 2011 00:42
Não consigo demonstrar essas três questões!Alguma dica, por favor!
83) Mostre que existem

e

racionais tais que
![\sqrt[]{18 - 8 \sqrt[]{2}}=a + b\sqrt[]{2} \sqrt[]{18 - 8 \sqrt[]{2}}=a + b\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/8ea859c3d9626f90602be68cf7a92993.png)
84)Dados dois números x e y reais e positivos, chama-se média aritmética de x com y o real

e chama-se média geométrica o real
![g=\sqrt[]{xy} g=\sqrt[]{xy}](/latexrender/pictures/1b1a50a0e8fd3637db98a6830e1470f7.png)
. Mostre que

para todos

87) Prove que, dado um número racional

e um número natural

, nem sempre
![\sqrt[n]{\frac{a}{b}} \sqrt[n]{\frac{a}{b}}](/latexrender/pictures/317d53501ad6cd19416e2938df2defda.png)
é racional.
Qualquer dica é bem vinda!
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Abelardo em Ter Mar 08, 2011 10:33, em um total de 1 vez.
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Abelardo
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por Pedro123 » Ter Mar 08, 2011 01:51
Olha abelardo, pra 84 ja vi uma demonstração, não sei se é valida, mas é interessante.... haha
faça o seguinte produto notavel,
![(\sqrt[2]{x} - \sqrt[2]{y})^{2} (\sqrt[2]{x} - \sqrt[2]{y})^{2}](/latexrender/pictures/a3ce79d5e19e738e0eacb09a845a3ff0.png)
, perceba que como está ao quadrado,e , pelo enunciado, X e Y são numeros positivos, é claro que isso resultará em um numero positivo, ou igual a zero, logo:
![(\sqrt[2]{x} - \sqrt[2]{y})^{2} \geq 0 (\sqrt[2]{x} - \sqrt[2]{y})^{2} \geq 0](/latexrender/pictures/e4bb14558001f03a4ecc4875acf7ef06.png)
Desenvolvendo,
![x - 2\sqrt[2]{x.y} + y \geq 0 x - 2\sqrt[2]{x.y} + y \geq 0](/latexrender/pictures/343e2cb2e73652d1c1d7e6c2a9e3fee8.png)
![x + y \geq 2\sqrt[2]{x.y} x + y \geq 2\sqrt[2]{x.y}](/latexrender/pictures/bd88f98b2d6ee2b9dd8ad200a1721cca.png)
Logo, para todo x e y reais, positivos, teremos que
![\frac{x + y}{2} \geq \sqrt[2]{x.y} \frac{x + y}{2} \geq \sqrt[2]{x.y}](/latexrender/pictures/f8301043239b4da55c1020c502f89f4b.png)
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Pedro123 em Ter Mar 08, 2011 14:31, em um total de 1 vez.
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por LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 09:57
No segundo passo, você só pode fazer

e

pois
x e
y são reais positivos, como diz no texto do exercício.
Além disso, no final ao invés de dizer que "(...) para todo x e y reais, teremos que (...)" você deveria ter dito "(...) para todo x e y reais positivos, teremos que (...)"
Abelardo escreveu:83) Mostre que existe a e b racionais tais que
![\sqrt[]{18 - 8 \sqrt[]{2}}=a + b\sqrt[]{2} \sqrt[]{18 - 8 \sqrt[]{2}}=a + b\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/8ea859c3d9626f90602be68cf7a92993.png)
DicaNote que:
![18 - 8 \sqrt[]{2} = \left(4 - \sqrt{2}\right)^2 18 - 8 \sqrt[]{2} = \left(4 - \sqrt{2}\right)^2](/latexrender/pictures/f5b7911bad8580b70f99f0fb6e895725.png)
.
Abelardo escreveu:87) Prove que, dado um número racional

e um número natural

, nem sempre
![\sqrt[n]{\frac{a}{b}} \sqrt[n]{\frac{a}{b}}](/latexrender/pictures/317d53501ad6cd19416e2938df2defda.png)
O texto do execício está incompleto. Por favor revise-o.
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por Abelardo » Ter Mar 08, 2011 12:19
Na questão 83 cheguei a o valor
![a +\sqrt[]{2}.(b+1)=4 a +\sqrt[]{2}.(b+1)=4](/latexrender/pictures/791a399f862228e71443b314d816614f.png)
. Mas tenho um livro que diz: ''Para construção de irracionais é usar o fato de que, se

é irracional e

é racional não nulo, então:

são todos irracionais..
A questão 87 fiz assim: Admitamos que

e

são números racionais e n=2. Posso formar uma fração onde

. Logo

. Então
![\sqrt[2]{\frac{a}{b}}=\sqrt[2]{2} \sqrt[2]{\frac{a}{b}}=\sqrt[2]{2}](/latexrender/pictures/bdc4db9376e309fac3e6bdd7fb5638fa.png)
, onde raiz quadrada de dois é um irracional(Desculpe-me Professor Aquino, a questão estava incompleta mesmo)
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por LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 12:29
Abelardo escreveu:Na questão 83 cheguei a o valor
![a +\sqrt[]{2}.(b+1)=4 a +\sqrt[]{2}.(b+1)=4](/latexrender/pictures/791a399f862228e71443b314d816614f.png)
. Mas tenho um livro que diz: ''Para construção de irracionais é usar o fato de que, se

é irracional e

é racional não nulo, então:

são todos irracionais.
Note que:

. Lembrando que essa última simplificação só pode ser feita dese jeito pois

. Sendo assim, no exercício temos que
a=4 e
b=-1, que são ambos números racionais.
Abelardo escreveu:A questão 87 fiz assim: Admitamos que

e

são números racionais e n=2. Posso formar uma fração onde

. Logo

. Então
![\sqrt[2]{\frac{a}{b}}=\sqrt[2]{2} \sqrt[2]{\frac{a}{b}}=\sqrt[2]{2}](/latexrender/pictures/bdc4db9376e309fac3e6bdd7fb5638fa.png)
, onde raiz quadrada de dois é um irracional(Desculpe-me Professor Aquino, a questão estava incompleta mesmo)
Por favor, poste o texto completo da questão.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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