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Questão prova concurso (maior valor de y)

Questão prova concurso (maior valor de y)

Mensagempor fernandocez » Dom Mar 06, 2011 12:34

Caros amigos mais uma questão que tentei e não consegui resolver.

50. Considere todos os valores reais de x e y que satisfazem a equação {x}^{2}+{y}^{2}-6x-4y=68. O maior valor possível de y é:
resp.: 11

Eu não sabia como fazer, fiz assim:
Usei a equação da circunferência: x²+y²-2ax-2ay+(a²+b²-r²) = {x}^{2}+{y}^{2}-6x-4y=68
Encotrei:
a=3
b=2
r=9

Desenhei o gráfico e pensei que tinha alguma ligação com círculo quando passa no maior ponto de y. Tem a ver? Aguardo uma ajuda.
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Re: Questão prova concurso (maior valor de y)

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mar 06, 2011 12:57

Sim, o maior valor de y será o valor do centro mais o raio, que é o ponto mais alto da circunferência. Assim, y_{max} = 2+9 = 11. Se ele pedisse o mínimo, seria o centro menos o raio. Se ele pedisse mais afastado em x, seria o equivalente só que usando coordenadas do x.
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Re: Questão prova concurso (maior valor de y)

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 12:59

Dica

Note que a equação {x}^{2}+{y}^{2}-6x-4y=68 é a mesma que (x-3)^{2}+(y-2)^{2} = 81.
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Re: Questão prova concurso (maior valor de y)

Mensagempor fernandocez » Dom Mar 06, 2011 13:58

Fantini escreveu:Sim, o maior valor de y será o valor do centro mais o raio, que é o ponto mais alto da circunferência. Assim, y_{max} = 2+9 = 11. Se ele pedisse o mínimo, seria o centro menos o raio. Se ele pedisse mais afastado em x, seria o equivalente só que usando coordenadas do x.


Valeu amigo, agora vendo o gráfico ficou claro. Eu até desenhei quase isso, mas nem sempre o que parece é.
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Re: Questão prova concurso (maior valor de y)

Mensagempor fernandocez » Dom Mar 06, 2011 14:06

LuizAquino escreveu:Dica

Note que a equação {x}^{2}+{y}^{2}-6x-4y=68 é a mesma que (x-3)^{2}+(y-2)^{2} = 81.


Oi Luiz, eu "simplifiquei" a expressão e realmente são iguais mas vc poderia dizer a relação com o problema que acredito ser importante prá minha aprendizagem. Visto que tenho que aprender muita coisa prá passar nesse concurso ou nos próximos que virá.
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Re: Questão prova concurso (maior valor de y)

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:22

fernandocez escreveu:
LuizAquino escreveu:Dica

Note que a equação {x}^{2}+{y}^{2}-6x-4y=68 é a mesma que (x-3)^{2}+(y-2)^{2} = 81.


Oi Luiz, eu "simplifiquei" a expressão e realmente são iguais mas vc poderia dizer a relação com o problema que acredito ser importante prá minha aprendizagem. Visto que tenho que aprender muita coisa prá passar nesse concurso ou nos próximos que virá.


Grande Fernando... Tudo em paz ??

Campeão, veja, o Luiz simplificou a equação da circunferência para a sua forma reduzida da onde podemos retirar os valores da coordenada do centro e do raio, veja:

(x - a)^2 + (y - b)^2 = r^2

Logo, as coordenadas do centro serão:

C = (-a, -b)

O raio será a raiz quadrada de 81, isto é, 9...

Espero ter ajudado..

[ ]'s
Renato.
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Re: Questão prova concurso (maior valor de y)

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 17:10

Renato_RJ escreveu:(x - a)^2 + (y - b)^2 = r^2

Logo, as coordenadas do centro serão:

C = (-a, -b)


Correção: as coordenadas do centro são C = (a, b).

Por exemplo, na equação (x-3)^{2}+(y-2)^{2} = 81 o centro é C=(3, 2). Note que a = 3 e b = 2 nesse caso.

Para usar a definição do jeito que você disse, então deveria ser:
Na equação geral (x + a)^2 + (y + b)^2 = r^2, o centro é C=(-a, -b). No exemplo da equação acima, que pode ser escrita como [x+(-3)]^{2}+[y+(-2)]^{2} = 81, teríamos a = -3 e b = -2. Novamente o centro será C=(-(-3), -(-2)) = (3, 2).
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?