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Módulo de um Número real

Módulo de um Número real

Mensagempor gustavoluiss » Sáb Fev 26, 2011 00:58

Duas questõezinhas quem puder me explica direito po eu ficarei muito grato estará contribuindo para um país melhor no futuro.


Utilizando a definição de módulo, encontre uma expressão equivalente que não possua módulo:

1º : \left|x + 2 \right| + \left| x - 8 \right| para x E R

São 3 soluções : -2x + 6 ou 10 ou 2x -6


Qual a maneira correta de se pensar pra fazer um tipo de exercício desse?


2 º : As sentenças \left|x \right| = 15 e x = \left|15 \right| têm o mesmo resultado para qualquer valor real de x? Justifique sua resposta.
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Re: Módulo de um Número real

Mensagempor LuizAquino » Sáb Fev 26, 2011 11:37

gustavoluiss escreveu:Utilizando a definição de módulo, encontre uma expressão equivalente que não possua módulo:
1º :\left|x + 2 \right| + \left| x - 8 \right| para x \in \mathbb{R}.


Usando a definição de módulo, nós temos que:
\left|x + 2 \right| = \begin{cases}x+2\textrm{, se } x+2\geq 0 \\ -(x+2)\textrm{, se } x+2 < 0\end{cases} = \begin{cases}x+2\textrm{, se } x \geq -2 \\ -x-2\textrm{, se } x< -2\end{cases}

\left|x - 8 \right| = \begin{cases}x-8\textrm{, se } x-8\geq 0 \\ -(x-8)\textrm{, se } x-8 < 0\end{cases} = \begin{cases}x-8\textrm{, se } x\geq 8  \\ -x+8\textrm{, se } x < 8\end{cases}

Fazendo um diagrama com os intervalos, nós obtemos a figura abaixo.
modulo.png
modulo.png (2 KiB) Exibido 2281 vezes


Sendo assim, nós temos que:
(a) Para x<-2, irá ocorrer (-x-2) + (-x+8) = -2x+6.
(b) Para -2 \leq x< 8, irá ocorrer (x+2) + (-x+8) = 10.
(b) Para x \geq 8, irá ocorrer (x+2) + (x-8) = 2x-6.

gustavoluiss escreveu:2 º : As sentenças \left|x \right| = 15 e x = \left|15 \right| têm o mesmo resultado para qualquer valor real de x? Justifique sua resposta.

Basta você aplicar a definição de módulo e você perceberá que a primeira equação terá duas soluções. Já a segunda terá apenas uma. Tente fazer!

gustavoluiss escreveu:Duas questõezinhas quem puder me explica direito po eu ficarei muito grato estará contribuindo para um país melhor no futuro.

Esperamos que sim. Só o tempo dirá se essa geração de pessoas que se formaram obtendo ajuda aqui do fórum (uma ajuda voluntária, vale destacar) também farão suas contribuições (voluntárias) em causas sociais.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?