Olá. Estou querendo compara empresas com relação a qualidade de seu portfólio de patentes. Suponha que a qualidade do portfólio de patentes seja determinada pela combinação de quatro variáveis: escopo tecnológico (número de classes da Classificação Internacional de Patentes nas quais as patentes da empresa está classificada), escopo internacional (número absoluto de patentes concomitantemente depositadas em EUA, Europa e Japão), número total de citações recebidas por patentes de outras empresas e número total de artigos científicos citados pelas patentes da empresa. Eu classifiquei as empresas com relação a qualidade do seu portfólio de patentes a partir de dois passos: 1) para cada uma das quatro variáveis, construi um número indice. Dei à principal empresa ''nota'' 100 e calculei a ''nota'' das demais a partir desta. Assim, por exemplo, se a empresa A recebeu 50 citações no período, e ela foi quem mais recebeu, e a empresa b recebeu 25, a empresa A tem ''nota'' 100 nesse quesito e b ''nota'' 50. Ao final, somo todas as 4 notas de cada empresa e assim tenho a qualidade do seu portfólio. Por consequencia, a ''nota'' máxima que uma empresa pode ter é 400. Acontece que estou somando variáveis com diferentes padrões de comportamento. O escopo tecnológico, por exemplo, parece ter ''rendimento decrescente'' conforme aumente o n, ou seja, o número de patentes. A derivada primeira é positiva, mas a segunda é negativa. Já o escopo internacional tem comportamento linear. Como corrigir ?
Abraços