por Cleyson007 » Ter Set 02, 2008 13:08
Olá Fabio Sousa, boa tarde!!!
Estou com uma dúvida na interpretação da questão abaixo... Gostaria que me ajudasse por favor!
A questão é a seguinte ---> Determine o produto cartesiano do cojunto
![]1,3] X [3,5[ ]1,3] X [3,5[](/latexrender/pictures/3846e65b4e4ed972832628f8e7837049.png)
e sua forma gráfica.
Bom... Quanto ao produto acho que seria isso--> {(1,3),(1,5),(3,3),(3,5)}
Quanto a foma gráfica estou com dúvida!!! O primeiro produto, por exemplo --> ( 1 está em aberto, 3 está fechado ), na hora de montar a forma gráfica, o ponto ( par ordenado (1,3), seria aberto ou fechado? ) ????
Se tiver como esquematizar o probelema pelo editor de fórmulas seria grato.
Ajude-me por favor.
Forte abraço.
Até mais.
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Cleyson007
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por admin » Ter Set 02, 2008 14:14
Olá Cleyson, boa tarde!
Sobre a sua dúvida, o problema está antes, na interpretação da notação dos conjuntos.
A representação aberta exclui o extremo do conjunto, enquanto a fechada inclui.
Sendo elementos inteiros, esta notação representa um
intervalo de números inteiros.
Escrevendo os conjuntos de outra forma:
![]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\} ]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\}](/latexrender/pictures/54669fd374487d6f1171ddd7cba090f6.png)

Então, o produto cartesiano que você precisa representar é:

Outros exemplos:
![[1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\} [1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/0bddefb5df63a88a76505b025e6ac656.png)
![]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\} ]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\}](/latexrender/pictures/7f8830c6811c0fbefc346001f20e933d.png)
![]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\} ]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/d59cf06260a8fe2e4cbea3674f87fb2d.png)

![[-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\} [-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/397d9c6c0a3bed41784b917e4fd04f17.png)
![]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\} ]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/226cf59f9e8e15563a86bc1dd245fcaf.png)
![]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\} ]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\}](/latexrender/pictures/c06305d50407fccc5bf3ca8964249e48.png)
![]1, 3[ = \left\{ 2 \right\} ]1, 3[ = \left\{ 2 \right\}](/latexrender/pictures/832b7f5c36ee31b9f08deb68f5bfc926.png)
Depois, na forma gráfica, represente os pontos normalmente, sem mais pensar em aberto ou fechado.
Bons estudos!
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por Cleyson007 » Qui Set 04, 2008 13:50
fabiosousa escreveu:Olá Cleyson, boa tarde!
Sobre a sua dúvida, o problema está antes, na interpretação da notação dos conjuntos.
A representação aberta exclui o extremo do conjunto, enquanto a fechada inclui.
Sendo elementos inteiros, esta notação representa um
intervalo de números inteiros.
Escrevendo os conjuntos de outra forma:
![]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\} ]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\}](/latexrender/pictures/54669fd374487d6f1171ddd7cba090f6.png)

Então, o produto cartesiano que você precisa representar é:

Outros exemplos:
![[1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\} [1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/0bddefb5df63a88a76505b025e6ac656.png)
![]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\} ]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\}](/latexrender/pictures/7f8830c6811c0fbefc346001f20e933d.png)
![]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\} ]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/d59cf06260a8fe2e4cbea3674f87fb2d.png)

![[-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\} [-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/397d9c6c0a3bed41784b917e4fd04f17.png)
![]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\} ]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/226cf59f9e8e15563a86bc1dd245fcaf.png)
![]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\} ]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\}](/latexrender/pictures/c06305d50407fccc5bf3ca8964249e48.png)
![]1, 3[ = \left\{ 2 \right\} ]1, 3[ = \left\{ 2 \right\}](/latexrender/pictures/832b7f5c36ee31b9f08deb68f5bfc926.png)
Depois, na forma gráfica, represente os pontos normalmente, sem mais pensar em aberto ou fechado.
Bons estudos!
Olá Fabio Sousa, boa tarde!!!
O produto cartesiano que devo representar seria esse:

A reposta então seria essa ---> {(2,3), (2,4), (3,3), (3,4)} ?
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por admin » Qui Set 04, 2008 15:40
Olá, boa tarde!
Sim.
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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