por Tiago » Ter Jan 11, 2011 14:59
Fiz uma prova de um concurso de ensino fundamental, a questão me pareceu bem simples, fiz o calculo, e para minha surpresa, não havia nenhuma alternativa para a resposta.
Posso estar errado, e gostaria de saber onde estou errado, o gabarito saiu hoje, e tenho os próximos 3 dias para entrar com recurso caso eu discorde.
Mais antes de fazer eu queria a opinião, e o resultado do calculo de outras pessoas, para saber onde eu errei.
18. Anápolis conta com um grande e moderno
ginásio esportivo, o “Ginásio Internacional Newton
de Faria”, que tem capacidade para 8 mil pessoas.
Foi inaugurado no ano de 1990 na Avenida
Senador José Lourenço Dias.
Em uma disputa esportiva, o valor do ingresso era
R$ 20,00 a inteira e estudantes tinham direito a
meia entrada. Todos os ingressos foram vendidos,
sendo 1/4 deles para estudantes. O valor total
arrecadado foi de:
A) R$ 100.000,00
B) R$ 160.000,00
C) R$ 20.000,00
D) R$ 60.000,00
E) R$ 80.000,00
De acordo com o gabarito a resposta é letra A) R$ 100.000,00
Meu calculo:
8000 * 1/4 = 2000
6000 * 20,00 = 120.000,00
2000 * 10,00 = 20.000,00
Total = 140.000,00
Não gosto de apressar, mais realmente é urgente, obrigado.
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Tiago
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por Tiago » Ter Jan 11, 2011 15:02
Se o tópico estiver em local inadequado, peço desculpas.
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por Renato_RJ » Ter Jan 11, 2011 18:03
Olha, se você errou, erramos juntos, pois cheguei na mesma conclusão que você - R$ 140.000,00....
Vamos lá:
-> Todos os ingressos foram vendidos => 8000 ingressos.
-> O valor "cheio" do ingresso é de R$ 20,00
-> Estudantes pagam meia => R$ 10,00
-> 1/4 dos ingressos foram vendidos para estudantes => 8000/4 = 2000 estudantes pagando R$ 10,00 => R$ 20.000,00
Número de torcedores que pagaram o valor cheio => 8000 - 2000 = 6000 => 6.000 x R$ 20,00 = R$ 120.000,00.
Na minha opinião, para termos o valor total arrecadado, temos que somar o valor total pago pelos estudantes com o valor total pago pelos torcedores, logo:
R$ 120.000,00 + R$ 20.000,00 = R$ 140.000,00
Não sei onde posso ter errado, talvez uma interpretação errada em algo, mas esse valor me parece o mais correto mesmo.
Abraços,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por Raphael Feitas10 » Ter Jan 11, 2011 22:11
Professor me tira essa duvida aew tenho muita dificuldade em arma as questões e enterpretalas me ajuda nessas duas aqui?
O denominador de uma fração execede oa numerador de 5 unidades.Se ao denominador se adiciona 7,o valor da fração fica sendo igual á 1/2.Determina a fração
Eu fiz ate aqui.

parei por aqui e ñ conseguie resolver mais
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por Raphael Feitas10 » Ter Jan 11, 2011 22:20
E a outra foi essa aqui.
A soma dos termos de uma fração e 34.Subistituindo-se o numerador pelo seu sucessivo numero a fração resultante equivale a 4.Escrever essa fração? a resposta é 27/7
cheguei ate aqui.
[/tex]
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por Renato_RJ » Ter Jan 11, 2011 22:28
Professor ?? A onde você viu um ?? Se achar, me avisa, tenho algumas dúvidas.. rsss...
Bem, terminando a piada idiota, vamos ver se posso te ajudar...
Uma fração é composta de um numerador e um denominador, o numerador é o número que fica na parte de cima da fração enquanto que o denominador fica na parte de baixo:

a é o numerador e b é o denominador.
Definido isso, podemos montar o problema, vejamos.
O seu problema diz que o denominador excede o numerador em 5 unidades, vamos chamar o nosso numerador de x, então teremos:

Somando 7 ao denominador, a fração fica igual a

, então:

Então temos:

Pondo letras de um lado e números do outro (ou como gosto de dizer, arrumando a casa), teremos:

Espero ter ajudado.
Abraços,
Renato.
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por Renato_RJ » Ter Jan 11, 2011 22:44
Raphael, vamos separar o quê o enunciado diz por partes ? Vamos lá...
A soma dos termos de uma fração é 34 => Isto significa que, se tivermos uma fração

a soma de seus termos é 34, logo

.
Substituindo-se o
numerador pelo seu sucessivo número a fração resultante equivale a 4. => Isto significa que estamos colocando no lugar do x o

, que é o sucessor de x. Então teremos:

Arrumando a casa, teremos:

Substituindo na equação

teremos:

Agora que temos o valor de y podemos achar x:

Espero ter ajudado.
Abraços,
Renato.
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por Raphael Feitas10 » Qua Jan 12, 2011 12:42
Vc me ajudou muito brother agora a resposta da primeira q vc fez ta errada a resposta certa q ta aqui na apostila é 12/17,e muito obrg pela ajuda.
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por Renato_RJ » Qui Jan 13, 2011 00:29
Raphael Feitas10 escreveu:Vc me ajudou muito brother agora a resposta da primeira q vc fez ta errada a resposta certa q ta aqui na apostila é 12/17,e muito obrg pela ajuda.
De nada, sempre que precisar é só postar.. Quanto a resposta, me desculpe por não ter montado a fração como queria...
Abraços,
Renato.
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por Raphael Feitas10 » Qui Jan 13, 2011 00:31
Brother tou com duvida nessa aqui...
Achar os numeros que devem ser adicionados aos termos da fração 5/13 para que se obtenha uma fração que seja o dobro dela e na qual a soma dos termos seja 46? a resposta é 15 e 13
brother conseguie montar ate aqui só...

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por MarceloFantini » Qui Jan 13, 2011 11:08
Raphael, por favor monte um novo tópico para suas dúvidas. Cada tópico deve conter apenas uma dúvida, e você já colocou três a mais neste.
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por Tiago » Qui Jan 13, 2011 12:15
Obrigado, valeu mesmo por resolver tbm a questão, de tão simples que ela é eu tava com dúvida.
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por Renato_RJ » Qui Jan 13, 2011 21:54
Tiago escreveu:Obrigado, valeu mesmo por resolver tbm a questão, de tão simples que ela é eu tava com dúvida.
Mas me diga, acabei por ficar curioso com isso, entrou com o processo ?
Abraços,
Renato.
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por Tiago » Sex Jan 14, 2011 00:14
Sim , entrei com recurso, resultado dia 24/01/2010.
Informarei aqui o resultado.
Valeu mesmo.
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por Tiago » Ter Jan 25, 2011 09:29
Foi positivo.
E a resposta foi anulada,valeu Renato_RJ.
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por Renato_RJ » Ter Jan 25, 2011 21:35
Salve grande Tiago !!!
Fico feliz em saber que estamos todos certos em relação a questão... Estava estranho demais isso, o gabarito não "batia" com as contas, cheguei a duvidar da minha habilidade com a matemática (as vezes parece engasgar que nem carro velho) !!!
Abraços e boa sorte !!!
Renato.
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Funções
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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