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Dúvida em questão de função ímpar

Dúvida em questão de função ímpar

Mensagempor iveli » Sáb Jan 08, 2011 21:37

10) Suponha que f : {\ IR \to IR } seja uma função ímpar (isto é, f(-x) = -f(x) e periódica, com período 10 (isto é f(x) = f(x+10)). O gráfico da função no intervalo [0,5] é apresentado abaixo.

a) Complete o gráfico, mostrando a função no intervalo [-10,10], e calcule o valor de f(99).

b) Dada as funções g(y) = y² - 4y e h(x) = g(f(x)), calcule h(3) e determine a expressão de h(x) para 2,5\leq x\leq 2,5


A Resolução completa e o gráfico do exercício estão em:
http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2011/download/comentadas/matematica.pdf
na página 22 (é o exercício 10)

Já olhei a resolução e não consegui entender nada. Obrigada desde já.
iveli
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Re: Dúvida em questão de função ímpar

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Jan 08, 2011 22:46

Seguinte, a questão nada mais é do que descobrir o coeficiente angular da reta e levantar a equação do gráfico nos intervalos dados, vamos ver se consigo explicar.

Primeiramente, o enunciado nos diz que a função é cíclica com um período de 10, isto é, ela repete seus valores a cada 10 "passadas", então se ele deseja descobrir o valor de f(99) basta-nos achar o valor de f(9) pois 99 irá se repetir 9 vezes e terminar no valor 9 (pois 99 dividido por 10 dá 9 com resto 9). Sabendo disso, iremos calcular o valor de f(9), o que não é complicado, veja:

O valor x = 9 está entre 7,5 (cheguei a esse valor verificando que ele está exatamente na metade do intervalo 5 e 10, logo \frac{15}{2} = 7,5) e 10, os quais possuem as respectivas imagens f(7,5) = -5 e f(10) = 0, logo o que temos que fazer inicialmente é achar o coeficiente angular da reta, faremos isso dividindo a diferença entre as imagens pela diferença entre as coordenadas, conforme abaixo:

\frac{f(10) - f(7,5)}{10 - 7,5}

Logo, temos o valor do coeficiente angular daquela reta, vamos chamá-lo de a para facilitar. Agora vamos achar o valor de f(9), iremos fazer exatamente a mesma coisa, só que já sabemos que o coeficiente angular tem que ser igual a 2 (calculado anteriormente), então temos:

2 = \frac{f(9) - f(7,5)}{9 - 7,5} \, \Rightarrow 3 = f(9) + 5  \, \Rightarrow f(9) = -2

Sabendo disso, temos que f(99) = f(9) \Rightarrow \, f(99) = -2.

A letra b, pode ser feita de maneira bem parecida, primeiro acharemos o coeficiente angular da reta que está no intervalo 2,5 e 5, que chamaremos de k.

k = \frac {f(2,5) - f(5)}{2,5 - 5} \Rightarrow k = -2

Utilizando do mesmo raciocínio, igualemos o coeficiente angular da reta a divisão entre a diferença de f(2,5) e f(3) e a diferença entre 2,5 e 3, conforme abaixo:

k = -2 = \frac {f(2,5) - f(3)}{2,5 - 3} \,  \Rightarrow -2 = 5 - f(3) \,  \Rightarrow f(3) = 4

Logo:

g(y) = y^{2} - 4 \cdot y \Rightarrow g(4) = 4^{2} - 4 \cdot 4 \Rightarrow g(4) = 0

Para acharmos a equação de h(x) no intervalo [2.5,5] temos que levantar a equação da reta entre os intervalos solicitados, já sabemos que o coeficiente angular é -2, então a equação da reta fica:

f(x) = -2 \cdot x + c

Para acharmos o valor de c, devemos igualar f(x) a zero, isso ocorre quando x = 5, logo:

0 = -2 \cdot 5 + c \Rightarrow \, c = 10

Então temos:

y = -2\cdot x + 10

Aplicando essa função na composta g(y) teremos:

g(y) = y^{2} - 4 \cdot y \Rightarrow g(y) = (10 - 2\cdot x)^{2} - 4 \cdot (10 - 2 \cdot x) \newline
\Rightarrow g(y) = 4 \cdot x^{2} - 40 \cdot x + 100 + 8 \cdot x - 40 \Rightarrow g(y) = 4 \cdot x^{2} - 32 \cdot x + 60
no intervalo [2.5,5]

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, por favor poste.

Abraços,
Renato.
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Re: Dúvida em questão de função ímpar

Mensagempor Renato_RJ » Seg Jan 10, 2011 01:44

A resposta foi satisfatória ? Conseguiu entender o que eu escrevi ?

Grato,
Renato.
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Re: Dúvida em questão de função ímpar

Mensagempor iveli » Seg Jan 10, 2011 23:17

Desculpe por não ter responder antes.
Demorei para entender, mas enfim compreendi o raciocínio.

Apenas um erro, que não prejudicou a resposta:
k = -2 = \frac{f(2,5) - f(3)}{2,5 - 3} \rightarrow 1 = 5 - f(3) \rightarrow f(3) = 4

Muito obrigada pela ajuda!
iveli
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Re: Dúvida em questão de função ímpar

Mensagempor Renato_RJ » Seg Jan 10, 2011 23:27

iveli escreveu:Desculpe por não ter responder antes.
Demorei para entender, mas enfim compreendi o raciocínio.

Apenas um erro, que não prejudicou a resposta:
k = -2 = \frac{f(2,5) - f(3)}{2,5 - 3} \rightarrow 1 = 5 - f(3) \rightarrow f(3) = 4

Muito obrigada pela ajuda!


Sem problemas, valeu pela correção, na tarde da noite as vezes um número nos escapa.... rsss.....

Abraços e boa sorte nos estudos !!

Renato.
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Re: Dúvida em questão de função ímpar

Mensagempor 0 kelvin » Ter Jan 11, 2011 21:04

Compare a resposta do exemplo acima da média com o abaixo da média da prova comentada. Eles pegaram aquelas duas para ilustrar exatamente que quem fica bitolado com substituição de f(x) para todo x real cai num beco sem saída e não entende a função. A interpretação por semelhança de triângulos do exemplo acima da média é bem prática.
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Re: Dúvida em questão de função ímpar

Mensagempor Renato_RJ » Ter Jan 11, 2011 21:19

Sim, bem prática mesmo (e até mais rápida)... Fora que o exemplo abaixo da média a pessoa simplesmente não entendeu o que seria uma função cíclica, daí o erro...

Abraços,
Renato.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?