por tertulia » Seg Dez 27, 2010 17:47
Pelos Museus de Londres:
Quarenta e oito alunos foram numa visita de estudo a Londres. Um dos pontos obrigatórios do programa era a visita a pelo menos um dos grandes Museus: o da Ciência e o da História Natural.
Claro que os mais entusiastas foram aos dois. Com efeito, 20% dos que foram ao Museu da Ciência visitaram o da História Natural, e 25% dos que foram ao Museu de História Natural visitaram também o da Ciência. Quantos alunos foram aos dois museus?
sei que:
0,8C + H = 48 —> H = 48 – 0,8C
C + 0,75H = 48 -> C = 48 - 0,75H
0,2C = 0,25H
Não me interessa só saber qual o resultado, pois sei que são 6 alunos e foi por tentativas possíveis, interessa-me saber é como chegar a esse resultado que dê para este exercício e para outros do mesmo género, tipo formula, caso exista. Tenho muita urgência na resposta. Obrigado!
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por Elcioschin » Seg Dez 27, 2010 18:38
Para resolver problemas deste tipo use o Diagrama de Venn:
1) Desenhe dois círculos entrelaçados.
2) Na região comum aos dois escreva x ----> x é a quantidade de alunos que foi aos dois museus
3) Na parte que pertence somente ao círculo esquerdo escreva c ----> c é a quantidade de alunos que só foi ao museu de ciências
4) Na parte que pertence somente ao círculo direito escreva h -------> h é a quantidade de alunos que só foi ao museu de história
5) Na parte externa do círculo esquerdo escreva C ----> C é o total de alunos que foi ao museu de ciência
6) Na parte externa do círculo direito escreva H -------> H é o total de alunos que foi ao museu de história
Quantidade de alunos que foi ao museu de ciências ----> C = c + x
Quantidade de alunos que foi ao museu de história ----> H = h + x
Do enunciado temos:
0,2*C = x -----> 0,2*(c + x) = x ----> c + x = 5x ----> c = 4x ----> Equação I
0,25*H = x -----> 0,25*(h + x) = x ----> h + x = 4x ----> h = 3x -----> Equação II
Total de alunos da escola -----> c + h + x = 48 -----> 4x + 3x + x = 48 ----> 8x = 48 -----> x = 6
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por tertulia » Qui Dez 30, 2010 20:28
Muito obrigado. Assim ficou fácil de entender. Agora até parece fácil. Mais uma vez, muito obrigado.
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por Drakangt » Seg Dez 29, 2014 14:29
donde veio o 5x e o 4x (pode explicar melhor essa parte)
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Pedidos de Materiais
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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