A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
Regras do fórum
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por FcoEwerton » Ter Dez 14, 2010 23:01
Exemplo 3 - O falcão e o rato
Um falcão estava em cima de uma coluna com uma altura de dezoito. E há um rato. O rato está afastado da sua toca em oitenta e um. Porque tem medo do falcão, o rato começa a correr para o buraco. Quando ia a correr para a sua toca, foi morto pelo falcão cruel. Deve ser dito a que distância estava o rato da toca, e qual é o percurso do falcão.
Imagem do Problema:
http://img683.imageshack.us/img683/7531/bhaska9.gif
-
FcoEwerton
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Dez 14, 2010 22:53
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por Elcioschin » Qua Dez 15, 2010 15:05
Está faltando uma informação no seu enunciado.
Parece-me que a distância percorrida pelo falção é igual á distância percorrida pelo rato.
Se for isto o rato foi pego num ponto distante 38,5 m de sua toca.
Confirme
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por FcoEwerton » Qua Dez 15, 2010 15:52
Segundo o desenho: A distância percorrida pelo Falcão é a hipotenusa do triângulo e a distância percorrida pelo rato é a base. Acho que ele quer saber o valor da hipotenusa e da base do triângulo.
-
FcoEwerton
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Dez 14, 2010 22:53
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por Elcioschin » Qua Dez 15, 2010 20:07
FcoEwerton
Nem o desenho nem o enunciado postado trazem informação a respeito.
Vou te pedir um favor: ao invés de tentar descrever a situação, coloque o enunciado exatamente igual ao livro, apostila, etc. de onde você copiou o problema. Indique também informações que não constam do desenho, como distâncias percorrida pelo gavião e pelo rato.
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por FcoEwerton » Qua Dez 15, 2010 23:32
http://www.malhatlantica.pt/mathis/India/bhaskaraI3.htmExemplo 3 do Livro Bhaskara I da India.
Ele quer que você descubra a Hipotenusa e a base desse triângulo, sabendo que a altura é 18 metros e que a base está contida em uma segmento de reta de 81 metros.
Não dou mais dicas!!!
-
FcoEwerton
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Dez 14, 2010 22:53
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por Elcioschin » Qui Dez 16, 2010 08:58
FcoEwerton
Infelizmente a tradução do problema original deixou a desejar. O enunciado deveria ter dito que o espaço percorrido pelo falcão é o mesmo espaço percorrido pelo rato (ou que a velocidade de ambos é a mesma.)
Partindo deste entendimento, sejam:
P = pé da coluna
C = posição inicial do falcão, no alto da coluna.
A = posição inicial do rato ao começar sua fuga
B = local onde o falcão alcança o rato
Do enunciado temos
BC = AB = x
BP = 81 - x
PC = 18
No triângulo ratângulo BPC ----> BC² = BP² + PC² ----> x² = (81 - x)² + 18² ----> x² = 81² - 2*81*x + x² + 324 ---->
0 = 6561- 162x + 324 ----> 162x = 6885 ----> x = 42,5 ---> distância percorrida pelo falcão e pelo rato
Distância do rato à sua toca no instante em que foi pego ----> d = BP ----> d = 81 - x ----> d = 81 - 42,5 ----> d = 38,5
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por FcoEwerton » Qui Dez 16, 2010 11:29
É isso mesmo!!! Parabéns!!!
-
FcoEwerton
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Ter Dez 14, 2010 22:53
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
Voltar para Desafios Fáceis
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48
Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25
Uma função de 1º grau é dada por

.
Temos que para

,

e para

,

.

Ache o valor de

e

, monte a função e substitua

por

.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57
my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55
isso ai foi uma questao da FGV?
haahua to precisando trocar de faculdade.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11
Saudações!
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b
Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30

Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.