por Elcioschin » Dom Nov 07, 2010 22:30
Ninguém consegue resolver, pois o enunciado está errado:
É impossível CÊF = 230º ----> A própria figura deixa claro que 90º < x < 180º
É um caso típico para anulação de questão
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por flaviano » Seg Nov 08, 2010 01:42
brigado pela atenção...
mas tem uma resposta... segundo eles é 40 graus
mais eu num consegui chegar em nenhum resultado..segundo o examinador é 40 graus
queria saber só como resolver.
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por MarceloFantini » Seg Nov 08, 2010 10:53
Talvez com a arrumação certa dê esta resposta, mas do jeito que está é impossível.
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por Elcioschin » Seg Nov 08, 2010 11:41
Vou supor que houve erro de digitação no enunciado: o correto é CÊ = 130º (ao invés de 230º)
Seja G o ponto de encontro de OB comCDE. Trace o raio OF
No quadrilátero ODEF temos ---->O^DE + DÊF + E^FO + FÔD = 360º ----> 90º + 130º + 90º + FÔD = 360º ----> FÔD = 50º
OB perpendicular OF ----> FÔD + DÔG = 90º ----> 50º + DÔG = 90º ----> DÔG = 40º
No triângulo retângulo GDO -----> O^GD = 50º
Ângulos C^GB e O^GD são opostops pelo vértice ----> C^GB = 50º
No triângulo retângulo CBG -----> B^CG = 40º
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por flaviano » Seg Nov 08, 2010 12:04
elcioshin.. cara isso mesmo vai ve tem esse erro de digitação...
nossa agora entendi tudo deu para chegar ao angulo de 40 graus q é a resposta.
mas pense agora c^e f tinha que ser 130 graus mesmo porque 230 + 130 = 360 graus
então a digitação naum estava errada..pq Ê 360 graus menos 230 igual 130 graus..
eles deram o angulo de externo para confundir...
acho q é isso..
cara mais muito obrigado me ajudou muito tirou minha duvida e consigui entender toda a figura agora ..
valeu ..abraço
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por Jefferson » Dom Nov 28, 2010 23:22
A questão não tem nada de errado.
Errado esta a interpretação que esta sendo dada.
Observe, todo ângulo possui lado externo e interno. que são sempre replementares.
Suplementar = somam 180°
Complementar = somam 90°
Replementar = somam 360°
O problema diz o maior ângulo é 230°, significa que o seu replemento, o menor = 360 - 230 = 130°
Se prolongar o segmento FE ate encontrar o segmento AC teremos um triângulo, EAC, retângulo em A.
Cujo ângulo E, oposto ao lado AC será 180 - 130 = 50°.
como a soma dos ângulos de um triângulo é sempre 180°.
A + E + C = 180
90 + 50 + C = 180
C = 180 - 140
C = 40
A resposta tem que ser a alternativa C ( 40°)
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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