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PROBLEMAS DIVERSOS

Seção para postagens de problemas matemáticos do cotidiano, reportagens, casos interessantes, polêmicos ou curiosos.
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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

PROBLEMAS DIVERSOS

Mensagempor LITUS » Seg Dez 20, 2010 13:33

1) O triplo de um número adicionado aos seus 2/3 é igual ao seus dobro adicionado a 20. O valor de 1/6 desse número é?
2 - 9 - 12 - 18 ou 24

2) Para ladrilhar uma área retangular que tem 3,20m de comprimento por 2,80m de largura, quantas caixas de ladrilhos quadrados, com 30cm de lado, serão necessários, no mínimo, se cada caixa contiver 10 ladrilhos?
8 - 9 - 10 - 11 ou 12 caixas

3) Para a realização de um experimento de pesquisa foi construído um cubo de vidro, com 25cm de aresta. A quantidade de água necessária para preencher 4/5 de sua capacidade é?
9,5 - 10,5 - 11,5 - 12,5 ou 13,5 litros

4) Numa repartição pública, 1/3 dos funcionários tem 35 anos, 4/8 tem menos de 35 anos e 36 funcionários tem mais de 35 anos. Responda se as alternativas abaixo estão corretas:
a) há mais de 200 funcionários ao todo
b) há 72 funcionários com 35 anos
c) há mais de 100 funcionários com menos de 35 anos

5) Senda a=(-1)³ + 4 e b=(-2)³.5, o valor de a + 6 é:
-200 / -120 / -43 / -37 ou +120

6) S e o perímetro de um quadrado é 400m, a metade da medida do seu lado corresponde a:
10m / 40m / 50m / 200m ou 1000m

7) Se a.b é um número positivo e b é um número menor do que zero, então:
a) a é menor do que zero
b) a é maior do que zero
c) (a+b) é maior do que zero
d) a é igual a zero
e) a é igual ou maior que zero

8) A soma de dois números é -7 e a diferença entre eles é -11. Esses dois números são:
a) negativos
b) positivos
c) estão entre -1 e -12
d) estão entre -10 e +3
e) são opostos

9) O valor de -(-2/5)(expoente -3), na forma decimal, corresponde a:
-7,5 / -2,5 / +0,064 / +15,625 ou +62,5

10) Um triângulo equilátero ABC, cujos lados medem 2,5cm, foi ampliado, numa cópia xerográfica, triplicando a medida de seus lados. Considerando a referida ampliação, analise as informações abaixo e quais estão corretas:
a)a área do triângulo ampliado é igual a 7,5cm²
b)o perímetro do triângulo ampliado ficou triplicado, considerando o perímetro do triângulo que lhe deu origem.
c) a área do triângulo ampliado triplicou em relação à área do triângulo que lhe deu origem.

11) Analise as seguintes informações e diga quais estão corretas:
a) 4/3 = 20/15
b) a razão 20/15 na forma irredutível corresponde a 10/5
c) os termos da razão 20/15 são divisores de 60

12) O perímetro de um quadrado é o dobro da área de um retângulo cujas dimensões são 3cm e 12,8cm. Analise as informações abaixo, relativas à medida do lado desse quadrado e diga o que está correto:
a) ele é inferior a medida do lado maior do retângulo.
b) ele é inferior ao dobro da medida do lado maior do retângulo.
c) ele é superior a 20cm

13) Num triângulo retângulo um dos catetos e a hipotenusa medem, respectivamente, 28cm e 35cm. O perímetro desse retângulo é:
51cm / 63cm / 74cm / 81cm ou 84 cm

14) A área de um círculo, cuja medida do seu diâmetro é 6,8cm (considerando PY radiano=3,14) está entre:
a) 3cm e 4cm
b) 6cm e 7cm
c) 11cm e 12cm
d) 18cm e 19cm
e) 36cm e 37cm

15) Uma pirâmide tem 15cm de altura e a área de sua base corresponde à área de um quadrado que tem 20cm de perímetro. O volume dessa pirâmide corresponde a:
0,125m³ / 1,25m³ / 12,5dcm³ / 125cm³ ou 1250mm³

16) O produto corresponde á multiplicação das raízes da equação 2x² - 4x = 6 é:
-4 / -3 / +2 / +3 ou +4
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Re: PROBLEMAS DIVERSOS

Mensagempor MarceloFantini » Seg Dez 20, 2010 17:05

O objetivo do fórum não é resolver listas de exercícios.
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Re: PROBLEMAS DIVERSOS

Mensagempor Neperiano » Seg Dez 20, 2010 20:26

Ola

Cara te aconselho a ler algum livro de geometria espacial, no google livros tem se precisar

Realmente são muitas questões e não da para resolver todas aqui.

Procure fazer e as que tiver mais dificuldade poste aqui para podermos te ajudar

Atenciosamente
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.