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por Cleyson007 » Ter Jan 15, 2013 16:41
Boa tarde a todos!
Considere uma mala postal (com massa de

) suspensa por uma corda de

de comprimento. A mala sofre um deslocamento lateral para a posição

da sua posição original (mantendo a corda sempre esticada). Pergunta-se:
a) Para que a mala seja mantida na nova posição, qual o módulo da força horizontal necessária?
b) Para que a mala seja deslocada até essa posição, qual o trabalho realizado pela corda? E pela pessoa que faz causadora do deslocamento horizontal?
Gabarito: a) 820N e b) 740J
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abraço,
Cleyson007
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por Russman » Ter Jan 15, 2013 22:01
Não sei se eu interpretei mal o problema ou o gabarito está errado. De onde é essa questão?
"Ad astra per aspera."
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por Cleyson007 » Qua Jan 16, 2013 09:46
Bom dia Russman!
Preferi anexer o exercício abaixo. Obs.: Conferi o gabarito, e está correto mesmo..

Abraço,
Cleyson007
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por Russman » Qua Jan 16, 2013 19:21
Inicialmente temos a mala ( partícula vermelha) na posição, adotando um eixo vertical

e um horizontal

,

. Ela encontra-se em equilíbrio, de forma que seu Peso(P) é balanceado pela tensão(T) na corda.

ScreenHunter_03 Jan. 15 21.10.gif
Deslocando a mala para a posição

vamos ter o seguinte diagrama de forças, onde a nova tensão

foi decomposta em componentes horizontal (

) e vertical (

) e o vetor em verde representa a força

feita pelo funcionário para deslocar a mala.
ScreenHunter_05 Jan. 15 21.18.gif
Como na situação anterior, a mala deve permanecer em equilíbrio, isto é, a soma das força sque agem sobre ela tanto horizontalmente quanto verticalmente deve ser nula. Dessa forma temos:

onde

é o menor ângulo formado entre a corda e o eixo horizontal.
Dividindo uma equação pela outra, temos

e como, trigonometricamente,

, onde

é o comprimento da corda e

o distanciamento horirontal, então

Mas o resultado não bate com o gabarito. Das duas, uma: ou o gabarito está errado ou interpretamos mal a situação. Vamos ver o que os colegas dizem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Ad astra per aspera."
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por Russman » Qua Jan 16, 2013 19:37
Só se a corda for inextensível.
ScreenHunter_06 Jan. 16 19.33.gif
Mas, mesmo assim, o gabarito continua não fechando, pois

e

.
Pode ser erro de aproximação também. Não sei.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Ad astra per aspera."
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por Cleyson007 » Qui Jan 17, 2013 09:02
Bom dia Russman!
Amigo, muito obrigado pela excelente explicação! Também não encontrei erro.. Não entendo porque não bate com o gabarito de forma alguma
Vamos aguardar e ver se alguém tem algo para compartilhar conosco.
Mais uma vez, muito obrigado.
Abraço,
Cleyson007
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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