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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por alexandre32100 » Qui Ago 19, 2010 14:53
"Todo número negativo é ímpar."Para provar a afirmativa, começarei admitindo que há um número negativo par e então, chegarei a um absurdo.
Tome o menor número par negativo e chame-o de

. Logicamente, o número

é par e menor que

(deve-se lembrar que está se lidando com número negativos!). Um absurdo, afinal foi definido inicialmente que

é o menor par negativo.

Onde está a "trapaça" desta prova?
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alexandre32100
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por Elcioschin » Qui Ago 19, 2010 17:57
O absurdo é a frase:
Tome o MENOR número par negativo ----> Este número deve supostamente ser - 2
Acontece que este número é o MAIOR número par negativo. Por exemplo - 2 > - 4
Isto acontece porque, para os negativos, quanto MAIOR o módulo do número, MENOR o valor do número
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por Molina » Qui Ago 19, 2010 22:10
Boa noite, Alexandre.
Pra mim o erro está em assumir que

é o menor negativo par, pois o absurdo que você chega contraria isso.
Caso sua questão fosse verdade, poderia escrever uma deste tipo:
"Todo número negativo é par."
Para provar a afirmativa, começarei admitindo que há um número negativo ímpar e então, chegarei a um absurdo.
Tome o menor número ímpar negativo e chame-o de
. Logicamente, o número
é ímpar e menor que
(deve-se lembrar que está se lidando com número negativos!). Um absurdo, afinal foi definido inicialmente que
é o menor ímpar negativo.Logo pela sua questão
Nenhum número negativo é par e pela minha
Nenhum número negativo é ímpar. Afinal, o que então são os negativos?
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por paulo87 » Sáb Fev 19, 2011 12:15
molina, so um obs.. eh q nem todo numero multiplicado por 3 é impar... e eu acho q essa afirmação é errada, pois foi adotada uma definição errada de infinito.
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paulo87
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por LuizAquino » Sáb Fev 19, 2011 13:34
alexandre32100 escreveu:Onde está a "trapaça" desta prova?
A "trapaça" está em admitir que o conjunto

possui um menor elemento, o que é falso. O conjunto
P é ilimitado, assim como

.
paulo87 escreveu:molina, so um obs.. eh q nem todo numero multiplicado por 3 é impar...
Note que o Molina assumiu que b é ímpar, portanto 3b é ímpar também. O triplo de todo número ímpar também é ímpar.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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