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Probabilidade, Enem 2012

Probabilidade, Enem 2012

Mensagempor Yasmin Cristina » Ter Nov 06, 2012 14:27

Olá, gostaria de ajuda nessa questão que caiu no Enem, neste último final de semana..

Em um jogo há duas urnas com 10 bolas de mesmo tamanho em cada urna. A tabela a seguir indica as quantidades de bolas de cada cor em cada urna.



Uma jogada consiste em:

1º) o jogador apresenta um palpite sobre a cor da bola que será retirada por ele da urna 2;
2º)ele retira, aleatoriamente, uma bola da urna 1 e a coloca na urna 2, misturando-a com as que lá estão;
3º)em seguida ele retira, também aleatoriamente, uma bola da urna 2;
4º) se a cor da última bola retirada for a mesma do palpite inicial, ele ganha o jogo.

Qual cor deve ser escolhida pelo jogador para que ele tenha a maior probabilidade de ganhar?

a) Azul
b) Amarela
c)Branca
d) verde
e)vermelha

Obs. A resposta é E.
Bom...penseii bastante na questão, mas na verdade não consegui nem dar início aos cálculos!!
=/
Yasmin Cristina
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Re: Probabilidade, Enem 2012

Mensagempor Cleyson007 » Ter Nov 06, 2012 14:54

Passando uma bola da urna 1 para urna 2, temos:

Azul --> 1 ou 2
Branca --> 2 ou 3
Vermelha --> 4
Amarela --> 0 ou 1
Verde --> 3 ou 4

Para a bola ser verde, temos probabilidade: (1/10) (4/11) + (9/10) (3/11) Logo, 31/110

Para a bola ser vermelha, temos probabilidade: (10/10) (4/11) Logo, 40/110

Logo para se ter a maior probabilidade para o jogador ganhar deverá ser escolhida a corvermelha.

Bons estudos :y:

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Re: Probabilidade, Enem 2012

Mensagempor Yasmin Cristina » Ter Nov 06, 2012 16:19

Desculpa professor, mas eu não entendi no caso da vermelha...
Você poderia me explicar novamente?
Yasmin Cristina
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Re: Probabilidade, Enem 2012

Mensagempor Cleyson007 » Ter Nov 06, 2012 20:55

Boa noite Yasmin!

Querida, desculpe pelo atraso na resposta..

Vou tentar te explicar da maneira mais simples. Por favor, acompanhe:

1°) A probablidade de 100% é de existir 4 bolas vermelhas na urna 2.

2°) Retirando uma bola qualquer da urna 1, sabemos que a cor dela NÃO é vermelha (dado que náo existe bola vermelha na urna 1)

Colocando esta bola na urna 2, a urna 2 passa a ter 11 bolas. sendo 4 destas vermelhas.

Logo, a chance de acertar a cor vermalha é 4/11 (ou 40/110) ----> P ~= 36%

A chance da bola retirada da urna ser verde é 10%. Se for verde teremos 11 bolas na urna 2 sendo 4 verdes ---> P' = 0,1*0,36 ----> P' = 3,6 %

O mesmo deverá ser feito para as demais cores, assim, prova-se que a escolha da vermelha no início, é a de maior probabilidade.

Espero ter te ajudado :y:

Atenciosamente,

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Re: Probabilidade, Enem 2012

Mensagempor Yasmin Cristina » Ter Nov 06, 2012 23:52

Poxaa professor...
Muitoo obrigada....agora siim entendii!!!

^^
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Re: Probabilidade, Enem 2012

Mensagempor Cleyson007 » Qua Nov 07, 2012 07:53

Yasmin, fico feliz em saber que pude lhe ajudar..

Qualquer coisa estamos por aqui :y:

Bons estudos!

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?