por Yasmin Cristina » Ter Nov 06, 2012 14:27
Olá, gostaria de ajuda nessa questão que caiu no Enem, neste último final de semana..
Em um jogo há duas urnas com 10 bolas de mesmo tamanho em cada urna. A tabela a seguir indica as quantidades de bolas de cada cor em cada urna.
Uma jogada consiste em:
1º) o jogador apresenta um palpite sobre a cor da bola que será retirada por ele da urna 2;
2º)ele retira, aleatoriamente, uma bola da urna 1 e a coloca na urna 2, misturando-a com as que lá estão;
3º)em seguida ele retira, também aleatoriamente, uma bola da urna 2;
4º) se a cor da última bola retirada for a mesma do palpite inicial, ele ganha o jogo.
Qual cor deve ser escolhida pelo jogador para que ele tenha a maior probabilidade de ganhar?
a) Azul
b) Amarela
c)Branca
d) verde
e)vermelha
Obs. A resposta é
E.
Bom...penseii bastante na questão, mas na verdade não consegui nem dar início aos cálculos!!
=/
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por Cleyson007 » Ter Nov 06, 2012 14:54
Passando uma bola da urna 1 para urna 2, temos:
Azul --> 1 ou 2
Branca --> 2 ou 3
Vermelha --> 4
Amarela --> 0 ou 1
Verde --> 3 ou 4
Para a bola ser verde, temos probabilidade: (1/10) (4/11) + (9/10) (3/11) Logo, 31/110
Para a bola ser vermelha, temos probabilidade: (10/10) (4/11) Logo, 40/110
Logo para se ter a maior probabilidade para o jogador ganhar deverá ser escolhida a corvermelha.
Bons estudos
Cleyson007
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por Yasmin Cristina » Ter Nov 06, 2012 16:19
Desculpa professor, mas eu não entendi no caso da vermelha...
Você poderia me explicar novamente?
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por Cleyson007 » Ter Nov 06, 2012 20:55
Boa noite Yasmin!
Querida, desculpe pelo atraso na resposta..
Vou tentar te explicar da maneira mais simples. Por favor, acompanhe:
1°) A probablidade de 100% é de existir 4 bolas vermelhas na urna 2.
2°) Retirando uma bola qualquer da urna 1, sabemos que a cor dela NÃO é vermelha (dado que náo existe bola vermelha na urna 1)
Colocando esta bola na urna 2, a urna 2 passa a ter 11 bolas. sendo 4 destas vermelhas.
Logo, a chance de acertar a cor vermalha é 4/11 (ou 40/110) ----> P ~= 36%
A chance da bola retirada da urna ser verde é 10%. Se for verde teremos 11 bolas na urna 2 sendo 4 verdes ---> P' = 0,1*0,36 ----> P' = 3,6 %
O mesmo deverá ser feito para as demais cores, assim, prova-se que a escolha da vermelha no início, é a de maior probabilidade.
Espero ter te ajudado
Atenciosamente,
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por Yasmin Cristina » Ter Nov 06, 2012 23:52
Poxaa professor...
Muitoo obrigada....agora siim entendii!!!
^^
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por Cleyson007 » Qua Nov 07, 2012 07:53
Yasmin, fico feliz em saber que pude lhe ajudar..
Qualquer coisa estamos por aqui
Bons estudos!
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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