• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

combinatória : código de Morse

combinatória : código de Morse

Mensagempor Victor Gabriel » Dom Mai 05, 2013 08:27

Olá, gostaria que alguém mim explica-se esta questão, ficarei muito grato!

Questão: O código de Morse usa duas letras, traços e ponto, e as palavras tem de 1 a 4 letras. Quantas são as palavras do código de Morse?
Victor Gabriel
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 48
Registrado em: Dom Abr 14, 2013 20:29
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: estudante
Andamento: cursando

Re: combinatória : código de Morse

Mensagempor Luis Gustavo » Seg Mai 06, 2013 16:13

Bom, esse enunciado tá meio errado. O que código morse usa não são duas letras, mas sim dois símbolos, ponto e traço, para representar as letras, e as "palavras" formadas podem sim ter mais de quatro símbolos, acho que chegam até seis, se não me engano. Mas vou dar a resposta de acordo com o enunciado que você postou.

As palavras formadas podem ter uma, duas, três ou quatro letras. Vamos contar quantas palavras com cada quantidade de letras existem e depois somá-las.

  • Palavras de uma letra
    Só existem duas palavras com uma letra, já que só existem duas letras.

  • Palavras de duas letras
    Para a primeira letra, são duas possibilidades: ponto e traço. Para a segunda letra, também são duas possibilidades. Logo, o número de palavras com duas letras é:
    2\times2=4.

  • Palavras de três letras
    Duas possibilidades para a primeira letra, duas para a segunda letra e duas novamente para a terceira. O número de palavras com três letras é:
    2\times2\times=8.

  • Palavras de quatro letras
    Duas possibilidades para a primeira letra, duas para a segunda, duas para a terceira e duas para a quarta. O número total de palavras com quatro letras é:
    2\times2\times2\times2=16

Somando todas as palavras, temos o número total de palavras no código morse, que é:
2+4+8+16=30

Resposta: São 30 as palavras do código morse.


Espero ter ajudado.
Att, Luis Gustavo.
Luis Gustavo
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Mai 06, 2013 15:31
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Análise Combinatória

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)