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Conjunto

Conjunto

Mensagempor zenildo » Dom Jul 12, 2015 21:51

1) O conjunto solução da inequação 2^(2x+1)<5/4 .2^(x+2)-2,é:

a) S= x ?R /- 1/2 < x < 2
b) S= x ? R / -1<x<1
c) S= x ? R / 0<x <1
d) S= x ? R / x>1

Resolução:

2x+1=x+2?2x-x=2-1?x=1.
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Re: Conjunto

Mensagempor nakagumahissao » Qui Jul 16, 2015 16:46

Como precisei deixar um gráfico, fiz a resolução em separado. Veja no seguinte link por favor:

http://matematicaparatodos.pe.hu/2015/0 ... o-zenildo/
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Re: Conjunto

Mensagempor zenildo » Sex Jul 17, 2015 10:57

Eu pensei que era letra A, porém acho que preciso estudar mais este tópico de inequação. O senhor conhece algum canal bom ou livro top que possa me indicar?
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Re: Conjunto

Mensagempor zenildo » Sex Jul 17, 2015 11:07

Aquela última parte da resolução que tinha a parábola de barriga pra baixo e a reta de sinais (-,+,-): não consegui entender, pois não aprendi direito aquilo no colégio.
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Re: Conjunto

Mensagempor nakagumahissao » Sex Jul 17, 2015 16:41

é bem simples. Onde se encontra o sinal de mais (+), significa que se pegarmos um determinado valor e substituirmos o valor de u por este valor e resolvermos a equação, o resultado final sera maior que zero, ou seja, positivo. Assim, marcamos como mais. Se for menos, é a mesma coisa, só que o resultado será negativo e marcamos como menos.

Neste caso em particular, se pegássemos um valor qualquer menor que 1/2 para u e substituíssemos na equação,

2u^2 - 5u + 2

Nós iriamos obter um resultado maior que zero, ou seja, positivo e por isto, marcamos como + no desenho

Se pegássemos um valor para u que fosse maior que 2, ocorreria a mesma coisa. Ou seja, o resultado da conta seria positivo. E por isto, marcamos como + do lado direito do 2.

Entre 1/2 e 2, podemos pegar por exemplo, u = 1 e teríamos um valor menor que zero como resultado na equação

2u^2 - 5u + 2

2u^2 - 5u + 2 = 2(1)^2 - 5(1) + 2 = 2 - 5 + 2 = -1

Como vê, seria negativo e por isto entre 1/2 e 2 colocamos o sinal de menos (-).


Me passe um email que vou te mandar um link para baixar os livros que acho que são mais importantes para se aprender bem matemática. Mas lembre-se - Deixarei para baixar apenas por 3 dias ok? (Meu endereço: sandrohnakaguma@gmail.com).



Grato



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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?