por Cleyson007 » Ter Set 02, 2008 13:08
Olá Fabio Sousa, boa tarde!!!
Estou com uma dúvida na interpretação da questão abaixo... Gostaria que me ajudasse por favor!
A questão é a seguinte ---> Determine o produto cartesiano do cojunto
![]1,3] X [3,5[ ]1,3] X [3,5[](/latexrender/pictures/3846e65b4e4ed972832628f8e7837049.png)
e sua forma gráfica.
Bom... Quanto ao produto acho que seria isso--> {(1,3),(1,5),(3,3),(3,5)}
Quanto a foma gráfica estou com dúvida!!! O primeiro produto, por exemplo --> ( 1 está em aberto, 3 está fechado ), na hora de montar a forma gráfica, o ponto ( par ordenado (1,3), seria aberto ou fechado? ) ????
Se tiver como esquematizar o probelema pelo editor de fórmulas seria grato.
Ajude-me por favor.
Forte abraço.
Até mais.
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Cleyson007
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por admin » Ter Set 02, 2008 14:14
Olá Cleyson, boa tarde!
Sobre a sua dúvida, o problema está antes, na interpretação da notação dos conjuntos.
A representação aberta exclui o extremo do conjunto, enquanto a fechada inclui.
Sendo elementos inteiros, esta notação representa um
intervalo de números inteiros.
Escrevendo os conjuntos de outra forma:
![]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\} ]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\}](/latexrender/pictures/54669fd374487d6f1171ddd7cba090f6.png)

Então, o produto cartesiano que você precisa representar é:

Outros exemplos:
![[1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\} [1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/0bddefb5df63a88a76505b025e6ac656.png)
![]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\} ]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\}](/latexrender/pictures/7f8830c6811c0fbefc346001f20e933d.png)
![]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\} ]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/d59cf06260a8fe2e4cbea3674f87fb2d.png)

![[-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\} [-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/397d9c6c0a3bed41784b917e4fd04f17.png)
![]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\} ]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/226cf59f9e8e15563a86bc1dd245fcaf.png)
![]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\} ]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\}](/latexrender/pictures/c06305d50407fccc5bf3ca8964249e48.png)
![]1, 3[ = \left\{ 2 \right\} ]1, 3[ = \left\{ 2 \right\}](/latexrender/pictures/832b7f5c36ee31b9f08deb68f5bfc926.png)
Depois, na forma gráfica, represente os pontos normalmente, sem mais pensar em aberto ou fechado.
Bons estudos!
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por Cleyson007 » Qui Set 04, 2008 13:50
fabiosousa escreveu:Olá Cleyson, boa tarde!
Sobre a sua dúvida, o problema está antes, na interpretação da notação dos conjuntos.
A representação aberta exclui o extremo do conjunto, enquanto a fechada inclui.
Sendo elementos inteiros, esta notação representa um
intervalo de números inteiros.
Escrevendo os conjuntos de outra forma:
![]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\} ]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\}](/latexrender/pictures/54669fd374487d6f1171ddd7cba090f6.png)

Então, o produto cartesiano que você precisa representar é:

Outros exemplos:
![[1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\} [1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/0bddefb5df63a88a76505b025e6ac656.png)
![]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\} ]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\}](/latexrender/pictures/7f8830c6811c0fbefc346001f20e933d.png)
![]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\} ]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\}](/latexrender/pictures/d59cf06260a8fe2e4cbea3674f87fb2d.png)

![[-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\} [-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/397d9c6c0a3bed41784b917e4fd04f17.png)
![]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\} ]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\}](/latexrender/pictures/226cf59f9e8e15563a86bc1dd245fcaf.png)
![]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\} ]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\}](/latexrender/pictures/c06305d50407fccc5bf3ca8964249e48.png)
![]1, 3[ = \left\{ 2 \right\} ]1, 3[ = \left\{ 2 \right\}](/latexrender/pictures/832b7f5c36ee31b9f08deb68f5bfc926.png)
Depois, na forma gráfica, represente os pontos normalmente, sem mais pensar em aberto ou fechado.
Bons estudos!
Olá Fabio Sousa, boa tarde!!!
O produto cartesiano que devo representar seria esse:

A reposta então seria essa ---> {(2,3), (2,4), (3,3), (3,4)} ?
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por admin » Qui Set 04, 2008 15:40
Olá, boa tarde!
Sim.
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Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41
pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.
78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?
Assunto:
dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor:
Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16
Observe o raciocínio:
10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas
1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas
1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas
40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas
40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas
Assunto:
dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18
pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.
Assunto:
dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21
leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.
valeu meu camarada.
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