• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Estudando Inequações Dúvida

Estudando Inequações Dúvida

Mensagempor LuizCarlos » Ter Abr 03, 2012 23:54

Olá amigos professores,

Estou aqui estudando Inequações!

Mas estou com uma dúvida, sobre inequações equivalentes!

Exemplo: As inequações x + 4 < 3 e x - 8 < - 9 são inequações equivalentes, é uma pergunta, meu teclado não tem como digitar o ponto de interrogação!

Para isso aplicamos os princípios das desigualdades.

x + 4 < 3

x + 4 - 12 < 3 - 12 ------------------------------- subtraindo 12 de cada membro.

x - 8 < - 9

Partindo de x + 4 < 3 obtemos x - 8 < - 9. Dizemos que estas inequações são equivalentes. Elas têm as mesmas soluções num mesmo conjunto universo.

Minha dúvida, como sei que tenho que subtrair 12 de cada membro da desigualdade. Ou simplesmente adiciono ou subtraio qualquer número que venha a minha mente, desde que faço isso nos dois membros da desigualdade, dessa forma obtendo uma desigualdade equivalente.

Não entendi essa explicação, e o livro não deixa isso claro.

Obrigado a todos.
LuizCarlos
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: 1º ano do segundo grau
Andamento: cursando

Re: Estudando Inequações Dúvida

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 00:30

Sim, basta somar ou subtrair a mesma quantidade dos dois lados da desigualdade para que ela seja equivalente. Para saber qual número somar, subtrair, veja como fazer neste exemplo: queremos um número k tal que 4+k = -8. Daí, -4 +4 + k = -4 -8 e k = -12. Como queremos manter a desigualdade, fazemos x+4 -12 < 3 - 12, o que nos leva a x-8< -9.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Estudando Inequações Dúvida

Mensagempor LuizCarlos » Qua Abr 04, 2012 10:35

MarceloFantini escreveu:Sim, basta somar ou subtrair a mesma quantidade dos dois lados da desigualdade para que ela seja equivalente. Para saber qual número somar, subtrair, veja como fazer neste exemplo: queremos um número k tal que 4+k = -8. Daí, -4 +4 + k = -4 -8 e k = -12. Como queremos manter a desigualdade, fazemos x+4 -12 < 3 - 12, o que nos leva a x-8< -9.


Olá MarceloFantini, não entendi, você usou equação para exemplificar!

Não entendi como faço para saber qual número devo somar ou subtrair, multiplicar ou dividir os dois membros das inequações! assim também como as das equações para obter ainda equações equivalentes, e inequações equivalentes! Poderia tentar me explicar novamente, grato pela ajuda!
LuizCarlos
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: 1º ano do segundo grau
Andamento: cursando

Re: Estudando Inequações Dúvida

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 19:18

Tente pensar assim: você tem quatro. Somando-se alguma coisa a isso, teremos -8. Algebricamente, isso é 4 + coisa = -8. Subtraímos quatro para encontrar o valor que queremos, logo -4+4 +coisa = -4 -8. Daí, isolamos coisa e descobrimos seu valor, que é coisa = -12.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Inequações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.