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Sistema de Equações exponenciais (iezzi)

Sistema de Equações exponenciais (iezzi)

Mensagempor BrunoLima » Ter Nov 26, 2013 16:05

Galera Dá uma luz aqui por favor,

2^{2(x^2-y)}=100*5^{2(y-x^2)}

x+y=5

Então eu tentei substituir direto na equação, o x por 5-y, e depois substituir.. só que não deu muito certo.. alguém indica por onde eu começo?
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Re: Sistema de Equações exponenciais (iezzi)

Mensagempor e8group » Ter Nov 26, 2013 22:29

Tome \zeta := y-x^2 ,substituindo-se esta relação na equação , obtemos

2^{-2\zeta} = 100\cdot 5^{2\zeta} ou ainda multiplicando-se esta igualdade por 2^{2\zeta} ,

1 = 100 \cdot 5^{2\zeta} \cdot 2^{2\zeta} = 5^2 \cdot 2^2  \cdot 5^{2\zeta} \cdot 2^{2\zeta}  = 5^{2\zeta + 2} \cdot 2^{2\zeta + 2} =  10^{2\zeta +2 } .

Agora tente concluir .
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Re: Sistema de Equações exponenciais (iezzi)

Mensagempor PedroCunha » Ter Nov 26, 2013 22:44

Veja:

\\

\begin{cases} 2^{2(x^2 - y)} = 100 \cdot 5^{2(y - x^2)} \dots I \\ x + y = 5 \dots II \end{cases}

\\\\

\circ \,\, I: 2^{2x^2 - 2y} = 100 \cdot 5^{2y - 2x^2} \therefore 2^{2x^2 - 2y} = 100 \cdot \frac{1}{5^{2x^2 - 2y}} \therefore \\\\ 2^{2x^2-2y} \cdot 5^{2x^2-2y} = 100 \therefore 10^{2x^2-2y} = 10^2 \therefore 2x^2 - 2y = 2 \therefore x^2 - y = 1 \therefore \\\\ y = x^2 -1

\\\\

 \circ \,\, II: x + x^2 - 1 = 5 \therefore x^2 + x - 6 = 0 \rightarrow \begin{cases} x_1 = \frac{-1 + 5}{2} \therefore x_1 = 2 \\\\ x_2 = \frac{-1 - 5}{2} \therefore x_2 = -3 \end{cases} \\\\

\\ \rightarrow \begin{cases} y_1 = (2)^2 - 1 \therefore y_1 = 3 \\ y_2 = (-3)^2 - 1 \therefore y_2 = 8 \end{cases} 

\\\\

\boxed{\boxed{S \{(2,3), (-3,8)\}}}

Qualquer dúvida é só falar.

Att.,
Pedro
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Re: Sistema de Equações exponenciais (iezzi)

Mensagempor BrunoLima » Ter Nov 26, 2013 23:02

Pedro muito boa sua resolução muito obrigado mais uma vez , as suas resoluções sempre me fazem pensar, ''Cara, como que eu não pensei nisso'' ^^...
Santhiago, tentei resolver o que você me deixou, mas não consegui, a unica coisa que me veio a cabeça foi dividir por um do dois termos a esquerda.. o que,creio eu não ajudaria em nada.. poderia indicar o caminho (mais ainda), para que eu tente resolver da sua maneira?
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Re: Sistema de Equações exponenciais (iezzi)

Mensagempor BrunoLima » Ter Nov 26, 2013 23:46

no caso seria pra fazer.. 2\zeta+2=2



se for isso, Entendi, Obrigado..
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Re: Sistema de Equações exponenciais (iezzi)

Mensagempor PedroCunha » Qua Nov 27, 2013 12:23

Tudo questão de prática Bruno. No ritmo que você está indo, logo logo o Iezzi fica fácil!
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Re: Sistema de Equações exponenciais (iezzi)

Mensagempor e8group » Qua Nov 27, 2013 13:56

BrunoLima escreveu:no caso seria pra fazer.. 2\zeta+2=2



se for isso, Entendi, Obrigado..


Não ,note que 1 = 10^{2\zeta +2 }   \implies  2\zeta +2 = 0  \implies \zeta = -1 e assim ,

y=  -1 + x^2 . Logo , -1+x^2 + x = 5 ou ainda

x^2 + x - 6 = 0 que é a mesma equação obtida pelo colega acima .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?