por Debylow » Qua Nov 14, 2012 16:07
Não sei por que tenho essa maldita dúvida , as vezes eu faço certo , mas é na sorte , e eu queria acabar com ela de uma vez por todas . É muito boba , é sobre uma equação do 1° grau , lá vai:
quando tem isso:

não sei se o

vai na frente ou atrás do

.
Outro exemplo:

, nesse caso nao sei se o

vai na frente ou atrás do

. Olha como ficaria a minha:
9X+3=2X
9X-2X=-3
7X=-3
X=

e a primeira:
4X-4=15X+3
nessa eu coloco o 15X na frente do 4X , sendo que na outra eu coloquei o n° que passava , atrás , errado?
15X-4X=3+4
11X=7

Por favor me tirem essa dúvida
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Debylow
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por Cleyson007 » Qua Nov 14, 2012 16:21
Olá boa tarde!
Tanto faz o 15x ir para frente ou para trás.. A questão é "isolar" os elementos que tem x de um lado e os que não tem do outro lado. Acompanhe:
4x - 15x = 3 + 4 (Joguei os elementos com x para a esquerda e os sem x para a direita --> repare que quando passo para o outro lado da igualdade mudo o sinal).
Ou, 15x - 4x = - 4 -3
Resolvendo, 11x = -7 --> x = -7/11
O seu segundo exemplo está resolvido corretamente!
Comente qualquer dúvida
Att,
Cleyson007
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por Debylow » Qua Nov 14, 2012 17:24
tirei minha dúvida , obg. mas se eu posso colocar em qualquer sequencia :4x-15x=3+4 , nessa o resultado daria 7/11, e se eu colocasse 4x-15x=-3-4 daria -7/11 , pq?
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por MarceloFantini » Qua Nov 14, 2012 19:38
A ordem é importante pelo seguinte aspecto: quando você tem uma certa igualdade, somar ou subtrair um número de ambos lados mantém a igualdade. Por exemplo,

e também

ou

.
Este processo que alguns chamam de "passar para um lado" na verdade consiste em somar a mesma quantidade de ambos lados, mas tendo em mente o seguinte fato: um número menos ele mesmo é zero.
Logo, na primeira equação que mostrou temos

. Somando

dos dois lados segue

, que resulta em

e portanto

.
Você poderia ter decidido somar

para anular

à esquerda e

à direita e chegaria na mesma resposta.
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por jefferson0209 » Ter Set 22, 2015 15:26
preciso de uma ajuda,ñ consigo resolver um calculo de logaritimo
log (x-9)=2 me ajudem
. 6
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por jefferson0209 » Ter Set 22, 2015 17:18
alguem me ajuda ae?
1)sendo log2=u e log3=v,determine:
a)log12
b)log15
2)calcula:
log 81+ log625-log100
.. 3 . . 5
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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