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[Equação do 1° grau]duvida boba

[Equação do 1° grau]duvida boba

Mensagempor Debylow » Qua Nov 14, 2012 16:07

Não sei por que tenho essa maldita dúvida , as vezes eu faço certo , mas é na sorte , e eu queria acabar com ela de uma vez por todas . É muito boba , é sobre uma equação do 1° grau , lá vai:

quando tem isso:


4X-4=15X+3

não sei se o 15X vai na frente ou atrás do 4X .


Outro exemplo:
9X+3=2X , nesse caso nao sei se o 2X vai na frente ou atrás do 9X. Olha como ficaria a minha:


9X+3=2X
9X-2X=-3
7X=-3
X=\frac{-3}{7}

e a primeira:
4X-4=15X+3
nessa eu coloco o 15X na frente do 4X , sendo que na outra eu coloquei o n° que passava , atrás , errado?
15X-4X=3+4
11X=7
X=\frac{7}{11}


Por favor me tirem essa dúvida
Debylow
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Re: [Equação do 1° grau]duvida boba

Mensagempor Cleyson007 » Qua Nov 14, 2012 16:21

Olá boa tarde!

Tanto faz o 15x ir para frente ou para trás.. A questão é "isolar" os elementos que tem x de um lado e os que não tem do outro lado. Acompanhe:

4x - 15x = 3 + 4 (Joguei os elementos com x para a esquerda e os sem x para a direita --> repare que quando passo para o outro lado da igualdade mudo o sinal).

Ou, 15x - 4x = - 4 -3

Resolvendo, 11x = -7 --> x = -7/11

O seu segundo exemplo está resolvido corretamente!

Comente qualquer dúvida :y:

Att,

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Re: [Equação do 1° grau]duvida boba

Mensagempor Debylow » Qua Nov 14, 2012 17:24

tirei minha dúvida , obg. mas se eu posso colocar em qualquer sequencia :4x-15x=3+4 , nessa o resultado daria 7/11, e se eu colocasse 4x-15x=-3-4 daria -7/11 , pq?
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Re: [Equação do 1° grau]duvida boba

Mensagempor MarceloFantini » Qua Nov 14, 2012 19:38

A ordem é importante pelo seguinte aspecto: quando você tem uma certa igualdade, somar ou subtrair um número de ambos lados mantém a igualdade. Por exemplo, 3=3 e também 3+2 = 3 +2 ou 3-5 = 3 -5.

Este processo que alguns chamam de "passar para um lado" na verdade consiste em somar a mesma quantidade de ambos lados, mas tendo em mente o seguinte fato: um número menos ele mesmo é zero.

Logo, na primeira equação que mostrou temos 4x-4 = 15x+3. Somando -15x + 4 dos dois lados segue 4x -15x -4 + 4 = 15x - 15x +3+3, que resulta em -11x + 0 = 0 +7 e portanto x = \frac{-7}{11}.

Você poderia ter decidido somar -4x -3 para anular 4x à esquerda e 3 à direita e chegaria na mesma resposta.
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Re: [Equação do 1° grau]duvida boba

Mensagempor jefferson0209 » Ter Set 22, 2015 15:26

preciso de uma ajuda,ñ consigo resolver um calculo de logaritimo

log (x-9)=2 me ajudem
. 6
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Re: [Equação do 1° grau]duvida boba

Mensagempor jefferson0209 » Ter Set 22, 2015 17:18

alguem me ajuda ae?
1)sendo log2=u e log3=v,determine:
a)log12
b)log15

2)calcula:

log 81+ log625-log100
.. 3 . . 5
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?