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Equações Exponciaias com o uso do artifício

Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor Belle R » Sex Abr 12, 2013 18:23

2^(x+2 )– 3 × 2^(x-1) =20


Pessoal, fiz de uma forma, mas quando fui substiuir no x, não deu o resultado esperado



4y- 3y/2 =20

8y-3y =20
y= 20/5
y=4
2^x=y
x=2

O que posso fazer?
Belle R
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Re: Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor e8group » Sex Abr 12, 2013 19:18

A equação é está 2^{x+2 }  -  3 \cdot 2^{x-1} =20 ???

Se sim , veja :

2^{x+2 }  -  3 \cdot 2^{x-1} =20 \iff 

4 \cdot 2^x - \frac{3}{2} 2^x = 20 \iff 2^x(4 - \frac{3}{2}) = 20 \iff 2^x\frac{5}{2} = 20 \iff 2^x = \frac{20}{\dfrac{5}{2}} \iff 2^x = \frac{40}{5} \iff 2^x = 8 \iff 2^x = 2^3

E qual seria a resposta ?

Qualquer dúvida retorne .
e8group
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Re: Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor Belle R » Sáb Abr 13, 2013 16:27

É essa sim, então a resposta é x = 3 rsrs, obrigada
Mas, pode me explicar bem detalhadamente?

4? 2^x-3/(2 ) 2^x=20?? Me enrolei logo no início, rs
Belle R
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Re: Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor e8group » Sáb Abr 13, 2013 20:30

Utilizei a seguinte propriedade : (*)  a^{n} \cdot a^{k} = a^{k+n} para todo a,m,n real e a , m+n não simultaneamente nulo .(Isto por que esta regra não vale para 0^0 )

Assim por exemplo se a = 6 , k = 9, n= -3 teremos a^{n} \cdot a^{k} =  6^{9} \cdot 6^{-3} = 6^{9-3} = 6^6 .

Então ,como 2^{x-1} = 2^{-1} \cdot 2^{x} ;logo 3 \cdot 2^{x-1} = 3 \cdot 2^{-1} \cdot 2^{x} .

Observe atentamente a relação acima e a propriedade indicada por (*) e responda :

Por quê a equação 2^{x+2} -3 \cdot 2^{x-1} = 20 é equivalente a 4 \cdot 2^x - \frac{3}{2} \cdot 2^{x}  = 20 ???
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Re: Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor Belle R » Sex Abr 19, 2013 11:03

*-* Uau! Entendi!
Porque ficaria {2}^{2} . {2}^{x} - 3 . {2}^{x} . {2}^{-1}= 20

4 . {2}^{x} - 3 . \frac{1}{2} . {2}^{x} =20

4. {2}^{x} - \frac{3}{2} . {2}^{x} = 20

Obrigada!!
Belle R
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Re: Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor Belle R » Sex Abr 19, 2013 12:07

Agora tropecei nesta daqui {3}^{x-1} + {3}^{x+1} = 30


O que eu fiz: y - \frac{1}{3} + y = 30
\frac{3y-1+3y}{3} = 30
\frac{5y}{3} = 30
y = 18

Só que, se {3}^{x} = y
Não há como y=18

E aí? Em que errei? =/
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Re: Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor Belle R » Sex Abr 19, 2013 13:17

Ah, acho que já vi o erro... seria \frac{4y}{3}= 30
Mas mesmo assim está dando errado..
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Re: Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor e8group » Sex Abr 19, 2013 13:42

Só uma observação ,sempre crie um novo tópico p/ uma nova dúvida ,ok ?Não sei porque mas não fui notificado via e-mail sobre as duas últimas postagens .Respondendo sua dúvida , você cometeu um erro sútil .Você considerou y =3^x ,certo ? Acompanhe então o desenvolvimento .Temos a equação ,

3^{x-1} + 3^{x+1} = 30 que devido a propriedade a^{b+c} = a^{b} \cdot a^{c} a equação pode ser escrita como \underbrace{3^{x}}_{y} \cdot 3^{-1} + \underbrace{3^{x}}_{y}\cdot 3^{1} = 30 .(Dica: Tome a = 3 e b= x e c = - 1 para aplicar a propriedade ).Além disso ,3^{-1} = \frac{1}{3} .Assim ,temos :

\underbrace{3^{x}}_{y} \cdot 3^{-1} + \underbrace{3^{x}}_{y}\cdot 3^{1} = 30 \iff y \cdot 3^{-1} + y\cdot 3^{1} = 30 \iff y \cdot \frac{1}{3} + 3y = 30 .Multiplicando ambos lados da equação por 3 para eliminarmos a fração 1/3 ,segue

3 ( y \cdot \frac{1}{3} + 3y ) = 3 \cdot 30  \iff y +9y = 90 \iff 10y = 90 \iff y = 9 .Desta forma você encontra x uma vez que 3^x = y .

Qualquer dúvida mande de volta .
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Re: Equações Exponciaias com o uso do artifício

Mensagempor Belle R » Sex Abr 19, 2013 14:11

Entendi! Muito obrigada :D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?