Deixe

.
Proposta 1 :Alguns resultados uteis :
(i)
Se

é uma raiz de

então existe um polinômio de grau 3 tal que o seu produto por

dá

. Descobrindo-se uma raiz deste polinômio de grau 3 , o processo contínua ... obterá um polinômio de grau 2 tal que seu produto por

dá exatamente este polinômio de grau 3 . O método termina quando o polinômio não admitir raízes reais .
De forma pratica , estes polinômios de grau menor que o polinômio original em estudo pode ser obtido por sua divisão pelo termo

. A titulo de exemplificar ,

é exatamente

. Dividindo

por

obterá

, encontrando as raízes deste polinômio tem-se ele escrito na forma fatorada

.Juntando tudo tem-se
![]6-5 x-2 x^2+x^3 = (x-1)(x-3)(x+2) ]6-5 x-2 x^2+x^3 = (x-1)(x-3)(x+2)](/latexrender/pictures/35842430ac30ae7eb600f687b0bca0a7.png)
.
(ii)
Lemma :
Seja

com

e

. Suponha que

é uma
raiz inteira deste polinômio , então

divide

.
De fato :
Por hip.

o que implica que
o que implica que

. Desde que

, então
Dentro da
proposta 1 vamos usar (ii) para investigar se

admite uma raiz inteira .
Suponha que exista

inteiro t.q ,

, como todos os coef. de

são positivos , então só pode ser

. Pergunta : Quais os divisores negativos de

?
Analisando os casos possíveis -1,-3,-9 obterá que
![p_4(-3) = (-3)^4 + 6(-3)^3 +10(-3)^2 +6(-3) + 3 = (-3)^2[ \underbrace{(-3)^2 + 6(-3) +10 -1}_{9-18 +10 -1 = 0 } ] = 0 p_4(-3) = (-3)^4 + 6(-3)^3 +10(-3)^2 +6(-3) + 3 = (-3)^2[ \underbrace{(-3)^2 + 6(-3) +10 -1}_{9-18 +10 -1 = 0 } ] = 0](/latexrender/pictures/3d4ade328e93dc76233fa8b80ee7cd7a.png)
.
Portanto

é uma raiz de

. Dividindo

por

obterá

.
Podemos também supor que exista

inteiro t.q

raiz de

. Logo

divide

(note que r < 0 )
Tem-se que
![(-3)^3 + 3(-3)^2 + (-3) + 3 = (-3)[\underbrace{(-3)^2 + 3(-3) + 1 + -1}_{0}] = 0 (-3)^3 + 3(-3)^2 + (-3) + 3 = (-3)[\underbrace{(-3)^2 + 3(-3) + 1 + -1}_{0}] = 0](/latexrender/pictures/1ce7825030edeac1a313aeb60b74c6cc.png)
. Dividindo-se

por

obterá

. Como

não admite raízes reais então o processo finaliza-se e tem-se a forma fatorada requerida .
Proposta 2 Dado um polinômio

de grau

,

e que se sabe que

é a sua raiz . Escreveremos

sob a seguinte forma

onde

são polinômios tais que

compartilham a mesma raiz real

, i.e ,

e além disso eles cumprem com

. A vantagem é que alguns dos

certamente possuem grau menor que n (possa ser que todos q_i possuem grau n ) o que facilita determinar outra raiz de cada polinômio .
Seja

. Usando (ii) descobre-se que

. E segue que

. Verifica-se que

(com multiplicidade 2) é raiz de

logo também o é de

, mas !

e com isso ganhamos que

.
Vai de cada um ...
Pode-se surgi mais n propostas de solução .