por Kabection » Dom Jul 14, 2013 00:40
Olá a todos, estava tentando resolver essa questão que a princípio achei fácil, mas depois de pensar um pouco mais, não cheguei a conclusão final.
O enunciado é:
1) Determinar se o seguinte conjunto é subespaço de R³: W = { (a1,a2,a3) | a1=3a2 e a3=-a2 }
Minha resposta foi:
R = W não é subespaço pois, pela propriedade 2 de subespaço, u + v pertence a W. Já para esse caso:
Dados u,v pertencentes a W => u = ( 3(a2), (a1)/3 , -(a1)/3 ) e v = ( 3(b2) , (b1)/3 , -(b1)/3 ) => u+v = (3(a2+b2) , (a1+b1)/3 , -(a1+b1)/3 ) .
Gostaria de saber, se pelo fato de o sistema não ser determinado, o W não poderia ser subespaço vetorial, pois nesse caso a2 = a1/3 e também a2 = -a3
Agradeço a atenção.
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por e8group » Dom Jul 14, 2013 12:41
Acho mais fácil reescrever o conjunto dado da seguinte forma

(por simplicidade troquei "a_2 " por "a" ) que é o cojunto de todos os múltiplos de

.Afirmamos que

é subespaço do

.De fato :
Designando

o vetor nulo do

. Claramente ,

(deixo a cargo de você demonstrar isto)

Dados

.Temos :
![u+v = (3\alpha + 3\beta , \alpha +\beta , - \alpha - \beta ) = (3(\alpha + \beta) ,\alpha +\beta, -(\alpha + \beta)) =\\ \underbrace{[\alpha + \beta]}_{\in \mathbb{R}}]\cdot (3,1,-1) \in W u+v = (3\alpha + 3\beta , \alpha +\beta , - \alpha - \beta ) = (3(\alpha + \beta) ,\alpha +\beta, -(\alpha + \beta)) =\\ \underbrace{[\alpha + \beta]}_{\in \mathbb{R}}]\cdot (3,1,-1) \in W](/latexrender/pictures/5feea62479765446c0b7bcb1cba9d534.png)
.

Agora basta mostrar que para todo escalar

e vetor

tem-se

.Tente fazer !!
OBS.: O sistema que você mencionou é possível e indeterminado .Isto já era de ser esperado .Como vemos em (2) ,

não exprimir-se de forma única como

. Pondo

,para cada escolha arbitrária

, obtemos um novo número

que somado a

resulta

.
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por Kabection » Seg Jul 15, 2013 00:00
Obrigado santhiago . Realmente o que estava me confundindo foi esse sistema, mas desse jeito que você fez (reescrevendo o sistema) ficou bem mais claro e fácil de resolver essa questão. Vlw msm.
Completando a resposta:
Designando

o vetor nulo do

. Claramente ,

, pois quando


Provado acima ^
Agora basta mostrar que para todo escalar

e vetor

tem-se

,
para todo

e

Logo W é subespaço vetorial de

.
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por e8group » Seg Jul 15, 2013 10:28
Não há de quê .Está correto .
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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