por Tay » Sáb Mar 30, 2013 17:33
Olá, alguém pode me ajudar a resolver:
Um investidor aplicou em um CDB a quantia de
R$ 10.000,00. No final da aplicação, recebeu um montante
de R$ 11.200,00. Sabendo-se que a taxa de juros simples
utilizada pela instituição financeira foi 24% ao ano,
quantos meses a quantia ficou aplicada?
(A) 4 meses
(B) 4 meses e meio
(C) 5 meses
(D) 5 meses e meio
(E) 6 meses
M = C ( 1+0,24 . t)
11200 = 10000 (1,24t)
11200/12400 = t
0,9032 = t
Não encontrei o resultado.
Como encontro resultado em meses e anos quando a questão pedir assim?????
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Sáb Mar 30, 2013 23:44
Tay,
não podes somar

. Eles não são semelhantes!
O correto seria:

Isto é,
6 meses!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Tay » Seg Abr 01, 2013 21:29
Olá Danjr5,
eu entendi que não podemos somar (1 + 0,24.t),
mas não entendi o que vc fez ali comestes dois números. Por acaso vc fez uma distributiva,
multiplicou 10000 . 1 ; então multiplicou 10000 . 0,24 e depois somou ambos os resultados? Mas, sendo assim daria 12400t?
Pelo que estou vendo, ao invés de somar conforme eu disse, vc trocou os números de lado, correto? E mais uma vez pelo fato de eles serem diferentes? Um está multiplicando t e o outro não?! Confere?!
Obrigada!
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Seg Abr 01, 2013 22:37
Amigo
danjr5, se me permite uma vez que estou online..
Vamos ao passo-a-passo!
11200 = 10000 (1 + 0,24t)
Repare que o 1000 está multiplicando todo o parênteses. Logo, teremos que fazer a multiplicação membro a membro. Acompanhe:
11200 = 10000 + 2400t
Agora vamos separar os termos que tem incógnitas (letras) com os que não tem:
11200 - 10000 = 2400t (O 10000 foi para o outro lado da igualdade, logo o seu sinal deve ser invertido).
11200 - 10000 = 1200
Logo, 1200 = 2400t
Aqui temos que isolar a incognita t para encontrar o seu valor. Repare que o 2400 está multiplicando o t depois da igualdade, logo teremos que passá-lo para antes da igualdade dividindo. Acompanhe:
1200/2400 = t
t = 1/2 (Dividimos os dois termos por 1200 --> Isso se chama simplificação).
O que significa t = 1/2? --> Repare que a taxa foi dada ao ano, logo 1/2 significa a metade de um ano. Logo, 6 meses.
Comente qualquer dúvida
Cleyson007
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Tay » Ter Abr 02, 2013 11:39
Olá!!
Muito bom, muito obrigada!!!
Obrigada rapazes!

A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por Tay » Ter Abr 02, 2013 11:41
Se o mesmo caso acontecer quando eu procurar a taxa i, procedo da mesma forma, né?!
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Ter Abr 02, 2013 12:13
Olá, bom dia
Tay!
Sim, o procedimento é análogo
Lembrando que na fórmula temos: M = C ( 1+0,24 . t). Logo, você teria de ter os valores correspondentes ao montante (M), ao capital (C) e ao tempo (t), para procurar o valor da taxa (i).
Bons estudos.
Cleyson007
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Tay » Ter Abr 02, 2013 17:26
Eu percebi que se eu não simplificar 1200/2400 , o que creio eu não ser errado, obterei 0,5. Ah, sim, neste caso, simplificar facilita a vida porque dá a resposta diretamente. Porque eu refiz aqui e dividindo 1200/2400 dá como resultado 0,5 ; Entretanto, eu terei que multiplicá-lo por 12 (ano) pra achar 6. Humm. Tenho dificuldade pra encontrar resultados em meses, dias..
Quando eu me enroscar com um exercícios desses, voltarei a pedir ajudar, hein. . ?! rs

A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por Tay » Ter Abr 02, 2013 17:46
Colega Danjr5 e/ou Cleison007,
Aqui está um exemplo de questão que mencionei acima:
Um capital de
R$ 10 500,00 foi aplicado a juros simples. Sabendo que
a taxa de juros contratada foi de 42% ao ano, então,
não tendo sido feito qualquer depósito ou retirada, o
montante de R$ 11 725,00 estará disponível a partir de
quanto tempo da data de aplicação?
a)4 meses.
b)3 meses e 20 dias.
c)3 meses e 10 dias.
d)3 meses.
e)2 meses e 20 dias.
Não consigo encontrar respostas em meses, dias..
M = C (1+ i. t)
11725 = 10500 (1 + 0,42 .t)
11725 = 10500 + 4410 t
11725 - 10500 = 4410t
1225 = 4410t
1225/4410 = t
0,27 = t
-----> 0,27.12 (doze meses no ano) = 3,24 ???
Se puderem, mais uma vez, ajudar-me, agradeço.
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Ter Abr 02, 2013 18:54
Cleyson007 escreveu:Amigo danjr5, se me permite uma vez que estou online..(...)
Caríssimo
Cleyson007,
fique à vontade.
Tay escreveu:Eu percebi que se eu não simplificar 1200/2400 , o que creio eu não ser errado, obterei 0,5. Ah, sim, neste caso, simplificar facilita a vida porque dá a resposta diretamente. Porque eu refiz aqui e dividindo 1200/2400 dá como resultado 0,5 ; Entretanto, eu terei que multiplicá-lo por 12 (ano) pra achar 6. Humm.
Tenho dificuldade pra encontrar resultados em meses, dias.. Quando eu me enroscar com um exercícios desses, voltarei a pedir ajudar, hein. . ?! rs

Tenho uma sugestão: procure usar regra de três.
Percebo que entendeu perfeitamente a explicação do
Cleyson, com isso, seguirei a partir da dúvida, ok?!
Vamos lá:
Uma vez que a taxa foi dada anos, o valor de

também será em anos.
Como sugeri acima, regra de três é uma ótima 'ferramenta' para aplicarmos à sua dúvida.
Sabemos que 1 ano tem 12 meses; (ou, 360 dias). Agora somos capazes de calcular quantos meses/dias equivale

. Veja:
1 ano ---------------------------- 12 meses
0,27 ano ------------------------ t
(dir.)

324 -------------------- |
100 - 300 meses ---------- |3 meses 7 dias 4 horas 48 minutos
_____________
24 meses =
24 * 30 dias =
720 dias
_____________
720 dias
- 700 dias
_____________
20 dias =
20 * 24 horas =
480 horas
_____________
480 horas
- 400 horas
_____________
80 horas =
80 * 60 minutos =
4800 minutos
_____________
4800 minutos
- 4800 minutos
______________
0
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Tay » Ter Abr 02, 2013 19:12
Obrigada pela atenção.
Segundo o gabarito, a resposta é letra C, 3 anos e 10 dias. Mas, nossa resposta deu 3,24t .. =\
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Ter Abr 02, 2013 19:16
Tay,
desculpa-me!
Ao invés de clicar em PREVER, cliquei em ENVIAR. E, não era para enviar, pois minha resolução ainda não estava completa!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Tay » Ter Abr 02, 2013 19:24
Ah sim, ok.
Mas, não entendi legal as conversões que você fez ali embaixo:
324 -------------------- | 100
- 300 meses ---------- |3 meses 7 dias 4 horas 48 minutos
_____________
24 meses =
24 * 30 dias =
720 dias
_____________
720 dias
- 700 dias
_____________
20 dias =
20 * 24 horas =
480 horas
_____________
480 horas
- 400 horas
_____________
80 horas =
80 * 60 minutos =
4800 minutos
_____________
4800 minutos
- 4800 minutos
______________
0[/quote]
:\
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Ter Abr 02, 2013 19:39
- Dividi 324 meses por 100 e encontrei o quociente (3 meses) e o resto (24 meses);
- 24 (meses) não dá para dividir por 100, então, transformei os meses em dias. Para isso, multipliquei 24 por 30, afinal, um mês tem trinta dias;
- agora, em vez de efetuar a divisão 24 (meses) por 100, faço 720 (24 * 30) por 100, que dá para dividir;
- da divisão 720 (dias) por 100, obtive quociente 7(dias) e o resto 20 (dias);
- novamente, não pude dividir 20 (dias) por 100, então, transformei os dias em horas. Para isso, multipliquei 20 por 24, pois, um dia tem 24 horas;
E assim por diante!
QUALQUER dúvida, pergunte, ok??!
Daniel.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Cleyson007 » Ter Abr 02, 2013 19:56
Obrigado pelo espaço amigo danjr5!
Excelente explicação! Espero que a Tay tenha entendido..
Qualquer coisa estou a disposição..
Atenciosamente,
Cleyson007
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Tay » Qua Abr 03, 2013 20:14
Boa noite,
Infelizmente, ainda não compreendi tudo, por exemplo,
- porque você dividiu 0,27 por
100, porque 100?
- depois, se eu tivesse nesse caminho, dividiria o 324/100 e obteria 3,24 deduzindo que fossem 3 anos e 24 dias ou meses (dias no caso já que se fossem meses não seriam mais 3, e sim, 5 anos, né??, rs).
- Quando você diz que não é possível dividir 24 por 100 é porque o resultado será uma dízima?
24 (meses) não dá para dividir por 100, então, transformei os meses em dias. Para isso, multipliquei 24 por 30, afinal, um mês tem trinta dias;
-Além disso, 24 não poderia, em outra situação, por exemplo, serem dias, sempre acontecerá de serem meses, conforme aconteceu aqui?
- E o 'passo a passo' será sempre esse, transformar do maior - anos para meses, meses para dias, dias para horas - para o menor, e sempre poderei utilizar o método que você está me explicando?
Quantas perguntas, espero que eu tenha conseguido expressar minhas dúvidas, muito obrigada.
Tay
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Sáb Abr 06, 2013 22:35
Tay,
boa noite!
Havia preparado uma srª

resposta às suas dúvidas, no entanto, elas se perderam graças a uma falha em minha conexão e, não consegui recuperá-las. E, por hoje, não disponho do tempo inicial; por essa razão, se houver alguma dúvida, não exite em perguntar, ok?!
Tay escreveu:Boa noite,
Infelizmente, ainda não compreendi tudo, por exemplo,
- porque você dividiu 0,27 por 100, porque 100?
Tay, não dividi 0,27 por 100; mas sim 27 por 100! A saber,

.
Em minhas resoluções, prefiro 'trabalhar' com frações do que com dízimas, por isso estou sempre convertendo-as. Ressalto que é apenas um 'gosto'.
Tay escreveu: - depois, se eu tivesse nesse caminho, dividiria o 324/100 e obteria 3,24 deduzindo que fossem 3 anos e 24 dias ou meses (dias no caso já que se fossem meses não seriam mais 3, e sim, 5 anos, né??, rs).
Não é tão simples assim! 0,24 meses não é igual a 24 dias.
Tay escreveu: - Quando você diz que não é possível dividir 24 por 100 é porque o resultado será uma dízima?
Sim. Sabemos que 24 dividido por 100 dá 0,24; certo? Que mês é esse (nome)?
Tay escreveu: -Além disso, 24 não poderia, em outra situação, por exemplo, serem dias, sempre acontecerá de serem meses, conforme aconteceu aqui?
A próxima pergunta responde a dúvida! No entanto, acrescento:
- Se o dividendo estiver em anos, o quociente será respectivamente: meses, dias, horas, minutos, segundos.
- se ele estiver em dias, o quociente será respectivamente: horas, minutos, segundos.
Tay escreveu: - E o 'passo a passo' será sempre esse, transformar do maior - anos para meses, meses para dias, dias para horas - para o menor, e sempre poderei utilizar o método que você está me explicando?
Sim.
Tay escreveu: Quantas perguntas, espero que eu tenha conseguido expressar minhas dúvidas, muito obrigada.
Tay
Também espero ter conseguido explicá-la. No mais, pergunte se persistirem as dúvidas!
Até breve!!
Daniel.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Tay » Qua Abr 10, 2013 20:19
Que pena que não conseguiu me enviar a explicação.
Muito obrigada Daniel, ainda tenho muitas dúvidas nas resoluções, apesar de me esforçar, não nasci pra matemática, rs. Qualquer outra dúvida eu grito.
Até mais!

A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
-

Tay
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Seg Mar 18, 2013 13:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Letras
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Qua Abr 10, 2013 23:26
Boa noite
Tay!
Mesmo não tendo nascido para a matemática, uma vez que você é esforçada vais longe..
Parabéns pelo esforço e dedicação!
Qualquer coisa estamos por aqui para ajudar
Atenciosamente,
Cleyson007
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
Voltar para Matemática Financeira
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Questão Cesgranrio
por Tay » Qua Abr 10, 2013 22:02
- 7 Respostas
- 6295 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Ter Abr 16, 2013 07:47
Números Complexos
-
- Questão Cesgranrio - Dúvida
por Tay » Seg Mar 18, 2013 13:46
- 2 Respostas
- 2328 Exibições
- Última mensagem por Tay

Sex Mar 22, 2013 21:04
Lógica
-
- Preciso de ajuda com essa questão da Fundação Cesgranrio
por Jesicaa » Qui Mar 12, 2015 11:46
- 2 Respostas
- 2993 Exibições
- Última mensagem por Jesicaa

Dom Mar 15, 2015 00:06
Sistemas de Equações
-
- cesgranrio
por Maria Livia » Sex Set 06, 2013 10:15
- 0 Respostas
- 1441 Exibições
- Última mensagem por Maria Livia

Sex Set 06, 2013 10:15
Trigonometria
-
- Cesgranrio - Juros
por Tay » Qui Jan 30, 2014 14:05
- 3 Respostas
- 5628 Exibições
- Última mensagem por Tay

Sex Fev 07, 2014 12:12
Matemática Financeira
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.