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Piso de um número

Piso de um número

Mensagempor anfran1 » Sex Jun 29, 2012 13:27

Dado um numero real x, o piso \dagger x\dagger de x é definido como o maior número inteiro \dagger x\dagger que é menor ou igual a x.
Por exemplo \dagger 5,2\dagger=5 ; \dagger \pi\dagger=3 ; \dagger 2\dagger=2.
Qual o valor da soma \dagger1\dagger +\dagger\sqrt[2]{2}\dagger + \dagger\sqrt[2]{3}\dagger+...+\dagger\sqrt[2]{200}\dagger?

No começo eu fui somando os valores facilmente mas então percebi que perderia muito tempo já que esta questão caiu nas olímpiadas aqui da minha região. Como faço para resolvê-la?
anfran1
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Re: Piso de um número

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 02, 2012 23:49

Perceba que sempre teremos que \lfloor \sqrt{n^2} \rfloor será sempre n até chegarmos em (n+1)^2. Então, por exemplo \lfloor \sqrt{16} \rfloor + \lfloor \sqrt{17} \rfloor + \ldots + \lfloor \sqrt{24} \rfloor = 4 + 4 + \ldots + 4 = 4 \cdot 9 = 36. Tente aplicar o mesmo raciocínio para outros intervalos. Existe uma forma de generalizar para os intervalos, procure.
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Re: Piso de um número

Mensagempor anfran1 » Dom Jul 08, 2012 10:52

MarceloFantini escreveu:Perceba que sempre teremos que \lfloor \sqrt{n^2} \rfloor será sempre n até chegarmos em (n+1)^2. Então, por exemplo \lfloor \sqrt{16} \rfloor + \lfloor \sqrt{17} \rfloor + \ldots + \lfloor \sqrt{24} \rfloor = 4 + 4 + \ldots + 4 = 4 \cdot 9 = 36. Tente aplicar o mesmo raciocínio para outros intervalos. Existe uma forma de generalizar para os intervalos, procure.


Já entendi. Por exemplo quando chegarmos ao piso de \sqrt[2]{25} basta irmos somando 5 até chegarmos no piso da \sqrt[2]{36} e assim por diante.
Quanto à generalização tentei fazer por conta própria e percebi que de \sqrt[2]{16} até \sqrt[2]{24} há 9 números(chamemos esse 9 de {x}_{1}).
Entre \sqrt[2]{25} até \sqrt[2]{35} há 11 números (seja 11 = {x}_{2}, então {x}_{2}={x}_{1}+2.
Entre \sqrt[2]{36} até \sqrt[2]{48} há 13 números ({x}_{3}={x}_{2}+ 2). Então minha generalização é a seguinte : {x}_{n}={x}_{n-1}+ 2
Está correto?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?