por Fabio Wanderley » Seg Out 22, 2012 18:10
Boa tarde!
Segue o exemplo:
Seja f uma função ímpar e contínua em [-r,r], r > 0. Mostre que:

Solução:
f ímpar <-> f(-x) = -f(x) em [-r,r].
Façamos a mudança de variável u = -x
u = - x; du = - dx
x = - r; u = r
x = r; u = - r

Como f(- u) = - f(u), resulta
(<--- até aqui tudo bem)mas,

(veja observação acima), logo:
(<--- não entendi isso)
(...)
Guidorizzi, p. 322, vol. 1, 5 ed.Estou entendo até chegar a linha que marquei. Depois não consigo entender como ele concluiu a igualdade... e como assim "veja observação acima"? Para mim ficou confuso.
Alguém pode me ajudar?
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Fabio Wanderley
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por young_jedi » Seg Out 22, 2012 18:40
repare que as duas exprresões representam a mesma integral, apenas se utilizou outro simbolo para representar a variavel
poderia utilizar qualquer simbolo, note que;

é apenas o simbolo da variavel que é diferente mais representam a mesma integral
por isso ele pode fazer a igualdade
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por Fabio Wanderley » Seg Out 22, 2012 19:59
young_jedi escreveu:repare que as duas exprresões representam a mesma integral, apenas se utilizou outro simbolo para representar a variavel
poderia utilizar qualquer simbolo, note que;

é apenas o simbolo da variavel que é diferente mais representam a mesma integral
por isso ele pode fazer a igualdade
young_jedi,
Mas se ele definiu que u = - x
e conclui que

como logo depois ele coloca que

???
Não estou conseguindo enxergar como "sumiu" o sinal negativo de um lado da equação...
Agradeço desde já sua atenção!
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por young_jedi » Seg Out 22, 2012 21:31
a questão é que as duas igualdades são verdadeiras
a primeira igualdade ele tirou do fato da função ser impar e continua como voce demonstrou

a segunda ele tirou do fato de ser possivel fazer a substituição que eu desmonstrei

sendo assim as duas igualdades são verdadeiras com isso então nos temos que

mais isso só é possivel se

sendo assim demosntramos aquilo que se queria desde o inicio
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por Fabio Wanderley » Seg Out 22, 2012 21:48
Obrigado, young_jedi!
Tinha dado um tempo pra essa questão e voltei agora para vê-la novamente... ficou melhor pra entender
Acho que vou usá-la numa apresentação...
abraço!
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Fabio Wanderley
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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