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Estudo do gráfico

Estudo do gráfico

Mensagempor Thyago Quimica » Dom Out 21, 2012 14:53

Esboce o grafico de f(x)={x}^{2}+\frac{1}{x}

o Que eu fiz:
1) D = R - {0}

2) f'(x)= 2x-\frac{1}{{x}^{2}}\Rightarrow\frac{2{x}^{3}-1}{{x}^{2}}\Rightarrow 2{x}^{3}-1=0\Rightarrow x=\sqrt[3]{\frac{1}{2}}

substitui o valor encontrado na f '(x) em f(x) para encontrar o Ponto Critico
f(\sqrt[3]{\frac{1}{2}})= {\left(\sqrt[3]{\frac{1}{2}} \right)}^{2}+ \frac{1}{\sqrt[3]{\frac{1}{2}}}

Mais nao consegui resolver mais, para dai estudar as regios de crescimento e decrescimento.
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Re: Estudo do gráfico

Mensagempor MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 20:36

"substitui o valor encontrado na f '(x) em f(x) para encontrar o Ponto Critico"

Você deve estar confundindo as coisas meu amigo...

pontos críticos são valores de x que zeram f '(x) ou valores de x que a f'(x) não existe.

Se você substituir o ponto crítico encontrado na função f(x), você vai encontrar um possível máx ou mín global.
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Re: Estudo do gráfico

Mensagempor MarceloFantini » Dom Out 21, 2012 21:46

Ao substituir o valor de x encontrado ao resolver f'(x) = 0, você apenas encontrará o valor da função correspondente a um máximo ou mínimo local.

Para esboçar o gráfico, você precisa encontrar agora os valores onde f'(x) >0 e f'(x) <0. Eles serão, respectivamente, os valores onde a função é crescente e decrescente.

Após isso, encontre f''(x)=0 para determinar os pontos de inflexão. Os pontos onde f''(x)>0 e f''(x)<0 serão os intervalos onde a função é convexa e côncava, respectivamente.

Finalmente, depois de tudo isto, você poderá esboçar o gráfico.
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Re: Estudo do gráfico

Mensagempor Gustavo Gomes » Dom Out 21, 2012 21:52

Olá, Thyago.

Note que f\left( \sqrt[3]{\frac{1}{2}} \right)=\left( {\sqrt[3]{\frac{1}{2}}} \right)^{2}+\frac{1}{\sqrt[3]{\frac{1}{2}}}=\frac{1}{\sqrt[3]{4}}+\sqrt[3]{2}=\frac{1+\sqrt[3]{8}}{\sqrt[3]{4}}=\frac{3}{\sqrt[3]{4}}=\frac{3\sqrt[3]{2}}{2}, que é um possível valor máximo/mínimo local de f.

Basta dar continuidade à análise.
Abraço.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?