cassiano07 escreveu:Num primeiro momento a pedra percorreu metade do caminho (1/2) , no outro momento metade da metade (1/4) , posteriormente metade da metade da metade (1/8) e assim continua
cassiano07 escreveu:até que a pedra colide com a parede que está a 4 metros de distância.
joaofonseca escreveu:Para uma boa resolução de um problema em matematica, um enunciado explicito é essencial.Num primeiro momento a pedra percorreu metade do caminho (1/2) , no outro momento metade da metade (1/4) , posteriormente metade da metade da metade (1/8) e assim continua
Daqui se poderia deduzir o seguinte limite:
joaofonseca escreveu:Ou seja no limite a pedra iria cair na vertical e ficar no mesmo sitio!
joaofonseca escreveu:até que a pedra colide com a parede que está a 4 metros de distância.
Em que é que ficamos?
Provavelmente o enunciado do problema não está corretamente escrito.
cassiano07 escreveu:Acho que esse problema é um tipo de paradoxo de Zenão.
LuizAquino escreveu:Portanto, temos que:
cassiano07 escreveu:Luiz Aquino, o que eu fiz está certo?
cassiano07 escreveu:(...) quando a razão da Progressão geométrica é <1 , a soma de seus infinitos termos é definida pela fórmula:em que "a1" seria o primeiro termo da progressão e "q" seria a razão. (...)
cassiano07 escreveu:Mas essa resolução seria aceita como uma resolução formal, em que se utiliza limites e derivadas? teria como resolver isso com derivada?
cassiano07 escreveu:
A fórmula da soma dos elementos da P.G. não está errada? a que encontrei eraem que "n" é o número de elementos, "q " é a razão e "a1" é o primeiro elemento.
Seria (1- q^n) e não (q^n - 1)?
cassiano07 escreveu:Será que se eu seguir o modo como você fez estará completo? ou devo provar a formula da PG?
cassiano07 escreveu:Caso deva provar a formula teria como me dar uma ideia?
cassiano07 escreveu:Alguém sabe analisar esse problema pelo método da série convergente? Utilizando algum dos testes de convergência?
cassiano07 escreveu:nesse caso o c significaria o a1 e o r a razão?
cassiano07 escreveu:o k representaria o n?
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes