por jr_freitas » Qui Out 06, 2011 11:56
Não consigo resolver o seguinte limite:

e chego sempre nessa parte:

tem como melhorar essa expressão?
Bom dia!
Obrigado!
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jr_freitas
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por moyses » Qui Out 06, 2011 14:22
basta multiplicar pelo conjugado você tem :
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9} \lim_{x\rightarrow9}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}](/latexrender/pictures/0324429348c96bbd301924d99fadabdd.png)
e só fazer o conjugado em cima em baixo de assim :
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}*\frac{\sqrt[]{x}+3}{\sqrt[]{x}+3} \lim_{x\rightarrow9}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}*\frac{\sqrt[]{x}+3}{\sqrt[]{x}+3}](/latexrender/pictures/8a0718097d60050556969e4c0766ef02.png)
dessa forma multiplicando e dividindo pelo mesmo conjudado eu não altero a fração. Depois do conjugado fica assim:
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{{(\sqrt[]{x})}^{2}-{(3)}^{2}}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)} \lim_{x\rightarrow9}\frac{{(\sqrt[]{x})}^{2}-{(3)}^{2}}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)}](/latexrender/pictures/a42ecb8a5baa1c9d35d77c848d62f960.png)
agora tente resolver e quaquer duvida o pessoal está ai a disposição.

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moyses
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por jr_freitas » Qui Out 06, 2011 16:22
Até essa parte eu entendi, o que eu faço depois? No numerador eu elimino a raiz do x? E no denominador, eu aplico a distributiva?
Obrigado pela ajuda!
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por moyses » Sex Out 07, 2011 00:07
basta resolver assim veja você tem: ->>>
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{{(\sqrt[]{x})}^{2}-({3})^{2}}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)} \lim_{x\rightarrow9}\frac{{(\sqrt[]{x})}^{2}-({3})^{2}}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)}](/latexrender/pictures/9caf6df522f74e6d16efaed05b5e592c.png)
basta usar as propriedades de potenciação se eu tenhopor exemplo:
![{(\sqrt[]{2})}^{2} {(\sqrt[]{2})}^{2}](/latexrender/pictures/bf61b10c2788127e9d6394e37b7eea18.png)
eu posso simplificar o esposnte dois pela raiz que no caso o indece é dois. Lembrando que o indece dois não precisamos representa-lo ok? tranquilo!

. Bom nesse caso podemos tabém cortar a raiz com o indice assim :
![{(\sqrt[]{x})}^{2} {(\sqrt[]{x})}^{2}](/latexrender/pictures/cd669de06ee6c6d7d3d1e5d68870d631.png)
e é posivel cortar o indice com o espoente 2 do x ficando assim :
![{(\sqrt[]{x})}^{2}=x {(\sqrt[]{x})}^{2}=x](/latexrender/pictures/41c114c2f19108c7af33f513a483ff9b.png)
e o 3 elevado a 2 é 9 porque 3.3=9 beleza?

. Depois de Você fizer, o limite fica assim :
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{(x-9)}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)} \lim_{x\rightarrow9}\frac{(x-9)}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)}](/latexrender/pictures/9a4be705d2e05960671ea8e34a684857.png)
ai se você prestou atenção veja que o x-9 tanto em cima como em baixo tende a 0 por que? se eu substituir e resolver continua a dar a indeterminação 0/0. então o que fazer ? basta simplificar o x-9 em cima em baixao, ou seja corta em cima e em baixo pois são termos semelhante. Lembrando que isso só pode ser feito pois o x tende a 9, x não é 9 , se fosse 9 eu teria uma simplificação invalida . Obs : Valeww Luiz Alquino pelas suas video-aula de limite. Voltando você deve simplificar o x-9 o que vai dar esse limite equivalente:
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{(x-9)}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)} \lim_{x\rightarrow9}\frac{(x-9)}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)}](/latexrender/pictures/9a4be705d2e05960671ea8e34a684857.png)
=
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{x}+3)} \lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{x}+3)}](/latexrender/pictures/c78533a5d367b9aa62410f068ef32c51.png)
, problema resolvido , agora é só substituir pelo valor que ele esta tendendo que nesse caso é 9, então temos : >>>>>>>>>
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{x}+3)} \lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{x}+3)}](/latexrender/pictures/c78533a5d367b9aa62410f068ef32c51.png)
=
![\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{9}+3)} \lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{9}+3)}](/latexrender/pictures/a25efc19cf41e5d239b7adb9439e2f4a.png)
raiz de 9 é 3 porque 3.3 duas vezes é 9. continuando ......>>>>>>>

espero que tenha comprendido essa bagunça que eu fiz rsrsrsr

! faloww amigo.
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por jr_freitas » Sex Out 07, 2011 00:54
Agora eu entendi! Bem melhor!! Obrigado amigo pela ajuda! =D
Ótima noite pra vc!
Abraço
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por moyses » Sex Out 07, 2011 08:49
Eu é que agradeço, de nada !

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por Claudin » Sex Out 07, 2011 10:09
O jeito mais fácil de se pensar seria:
![x-9=(\sqrt[]{x}-3)(\sqrt[]{x}+3) x-9=(\sqrt[]{x}-3)(\sqrt[]{x}+3)](/latexrender/pictures/75e55a11300c4a135ff612ea761863fc.png)
---> Diferença de dois quadrados
Ou seja:
![\lim_{x\rightarrow{9}}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{(\sqrt[]{x}-3)}{(\sqrt[]{x}-3)(\sqrt[]{x}+3)}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{1}{\sqrt[]{9}+3}= \frac{1}{6} \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{(\sqrt[]{x}-3)}{(\sqrt[]{x}-3)(\sqrt[]{x}+3)}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{1}{\sqrt[]{9}+3}= \frac{1}{6}](/latexrender/pictures/3e2e985ee19a902ae42f4b6e0a3c7734.png)
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
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por moyses » Sex Out 07, 2011 11:33
Velew cara eu que eu tabem sou novo por aqui, só queria exclicar do meu jeito rsrrsr, mais valew por ajudar no limte aqui no site valeww claudin !
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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