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exercício de Limite

exercício de Limite

Mensagempor jr_freitas » Qui Out 06, 2011 11:56

Não consigo resolver o seguinte limite:
\lim_{x\rightarrow9} \sqrt{x} -3/x-9

e chego sempre nessa parte: x - 6\sqrt{x}+9=0
tem como melhorar essa expressão?

Bom dia!
Obrigado!
jr_freitas
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Re: exercício de Limite

Mensagempor moyses » Qui Out 06, 2011 14:22

basta multiplicar pelo conjugado você tem : \lim_{x\rightarrow9}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9} e só fazer o conjugado em cima em baixo de assim :\lim_{x\rightarrow9}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}*\frac{\sqrt[]{x}+3}{\sqrt[]{x}+3} dessa forma multiplicando e dividindo pelo mesmo conjudado eu não altero a fração. Depois do conjugado fica assim:\lim_{x\rightarrow9}\frac{{(\sqrt[]{x})}^{2}-{(3)}^{2}}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)} agora tente resolver e quaquer duvida o pessoal está ai a disposição. :-P
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Re: exercício de Limite

Mensagempor jr_freitas » Qui Out 06, 2011 16:22

Até essa parte eu entendi, o que eu faço depois? No numerador eu elimino a raiz do x? E no denominador, eu aplico a distributiva?
Obrigado pela ajuda!
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Re: exercício de Limite

Mensagempor moyses » Sex Out 07, 2011 00:07

basta resolver assim veja você tem: ->>> \lim_{x\rightarrow9}\frac{{(\sqrt[]{x})}^{2}-({3})^{2}}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)}
basta usar as propriedades de potenciação se eu tenhopor exemplo:{(\sqrt[]{2})}^{2} eu posso simplificar o esposnte dois pela raiz que no caso o indece é dois. Lembrando que o indece dois não precisamos representa-lo ok? tranquilo! :-D . Bom nesse caso podemos tabém cortar a raiz com o indice assim : {(\sqrt[]{x})}^{2} e é posivel cortar o indice com o espoente 2 do x ficando assim :{(\sqrt[]{x})}^{2}=x e o 3 elevado a 2 é 9 porque 3.3=9 beleza? :) . Depois de Você fizer, o limite fica assim :\lim_{x\rightarrow9}\frac{(x-9)}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)} ai se você prestou atenção veja que o x-9 tanto em cima como em baixo tende a 0 por que? se eu substituir e resolver continua a dar a indeterminação 0/0. então o que fazer ? basta simplificar o x-9 em cima em baixao, ou seja corta em cima e em baixo pois são termos semelhante. Lembrando que isso só pode ser feito pois o x tende a 9, x não é 9 , se fosse 9 eu teria uma simplificação invalida . Obs : Valeww Luiz Alquino pelas suas video-aula de limite. Voltando você deve simplificar o x-9 o que vai dar esse limite equivalente:\lim_{x\rightarrow9}\frac{(x-9)}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)}=\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{x}+3)}, problema resolvido , agora é só substituir pelo valor que ele esta tendendo que nesse caso é 9, então temos : >>>>>>>>>\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{x}+3)}=\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{9}+3)} raiz de 9 é 3 porque 3.3 duas vezes é 9. continuando ......>>>>>>>\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{3+3}=\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{6}=\frac{1}{6} espero que tenha comprendido essa bagunça que eu fiz rsrsrsr :-D ! faloww amigo.
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Re: exercício de Limite

Mensagempor jr_freitas » Sex Out 07, 2011 00:54

Agora eu entendi! Bem melhor!! Obrigado amigo pela ajuda! =D
Ótima noite pra vc!
Abraço
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Re: exercício de Limite

Mensagempor moyses » Sex Out 07, 2011 08:49

Eu é que agradeço, de nada ! :)
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Re: exercício de Limite

Mensagempor Claudin » Sex Out 07, 2011 10:09

O jeito mais fácil de se pensar seria: x-9=(\sqrt[]{x}-3)(\sqrt[]{x}+3) ---> Diferença de dois quadrados

Ou seja:

\lim_{x\rightarrow{9}}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{(\sqrt[]{x}-3)}{(\sqrt[]{x}-3)(\sqrt[]{x}+3)}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{1}{\sqrt[]{9}+3}= \frac{1}{6}
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Re: exercício de Limite

Mensagempor moyses » Sex Out 07, 2011 11:33

Velew cara eu que eu tabem sou novo por aqui, só queria exclicar do meu jeito rsrrsr, mais valew por ajudar no limte aqui no site valeww claudin !
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?