por maurosilva7 » Qui Mai 28, 2015 21:48
Não consigo chegar na simplificação da primeira derivada de :

Acredito que a derivada seja:

, mas apartir daí não consigo chegar na simplificação correta, que segundo o gabarito seria:
![f'(x)=\sqrt[]{\sqrt[3]{\frac{{a}^{2}}{{x}^{2}}-1}} f'(x)=\sqrt[]{\sqrt[3]{\frac{{a}^{2}}{{x}^{2}}-1}}](/latexrender/pictures/122c24a32efbd3d16517a7472bf2d414.png)
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por nakagumahissao » Dom Jul 19, 2015 11:26
Eu faço a diferença. E você?
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por maurosilva7 » Dom Jul 26, 2015 20:50
Nossa, muito obrigado! Acho que o gabarito devia estar errado sim porque eu peguei a lista de exercícios de um site e não de um livro, de qualquer jeito, me perdoe por mais uma dúvida.
Por que no sétimo passo você racionalizou a fração por
![\frac{\sqrt[3]{{x}^{2}}}{\sqrt[3]{{x}^{2}}} \frac{\sqrt[3]{{x}^{2}}}{\sqrt[3]{{x}^{2}}}](/latexrender/pictures/a763aec51cb6bf1311053ff1b99d0de1.png)
ao invés de racionalizar por
![\frac{\sqrt[3]{x}}{\sqrt[3]{x}} \frac{\sqrt[3]{x}}{\sqrt[3]{x}}](/latexrender/pictures/11da322cfe6db8d2ebfaa26339f3a4c5.png)
?
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por nakagumahissao » Seg Jul 27, 2015 13:02
A racionalização foi feita daquela forma por causa das propriedades da radiciação e da potenciação. Ou seja, na potenciação, quando multiplicamos um número de base x por exemplo, elevado a algum número e outro com base também x elevado a outro número qualquer, mantemos a base e somamos os expoentes.
Para a radiciação, existe uma propriedade que diz que quando temos a raiz 'n' de algum número elevado à um expoente 'a', podemos reescrever esta raiz em forma de fração, onde, neste caso ficaria a/n.
Vou te dar alguns exemplos:
1) Potenciação:




2) Radiciação:
![\sqrt[2]{{3}^{5}} = {3}^{\frac{5}{2}} \sqrt[2]{{3}^{5}} = {3}^{\frac{5}{2}}](/latexrender/pictures/5d12e362adbb81655f6180cb85404f0a.png)
![\sqrt[4]{{9}^{7}} = {9}^{\frac{7}{4}} \sqrt[4]{{9}^{7}} = {9}^{\frac{7}{4}}](/latexrender/pictures/6eb26a1d99d84cabfcab29e330687634.png)
![\sqrt[4]{{x}^{7}} = {x}^{\frac{7}{4}} \sqrt[4]{{x}^{7}} = {x}^{\frac{7}{4}}](/latexrender/pictures/0e574cf3ed6feda4c904597f4bb003e9.png)
![\sqrt[3]{x} = {x}^{\frac{1}{3}} \sqrt[3]{x} = {x}^{\frac{1}{3}}](/latexrender/pictures/7e4462eb93c9e4d2d5c18e05c40b0bd4.png)
![\sqrt[2]{x} = {x}^{\frac{1}{2}} \sqrt[2]{x} = {x}^{\frac{1}{2}}](/latexrender/pictures/0b0310156bf79f77000b77c6b128b24d.png)
3) Juntando a Radiciação e a Potenciação ficará (O último é o caso da nossa racionalização que foi feita) -
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE! - Isto que estou explicando somente é válido para MULTIPLICAÇÃO de radicais de Índices e radicandos IGUAIS:![\sqrt[3]{{x}^{2}} \times \sqrt[3]{{x}^{5}}= {x}^{\frac{2}{3}} \times {x}^{\frac{5}{3}} = {x}^{\frac{2}{3} + \frac{5}{3}}={x}^{\frac{7}{3}} = \sqrt[3]{{x}^{7}} \sqrt[3]{{x}^{2}} \times \sqrt[3]{{x}^{5}}= {x}^{\frac{2}{3}} \times {x}^{\frac{5}{3}} = {x}^{\frac{2}{3} + \frac{5}{3}}={x}^{\frac{7}{3}} = \sqrt[3]{{x}^{7}}](/latexrender/pictures/97a89e9fcb256797909f8c5f4436d834.png)
Primeiramente:
![\sqrt[n]{a} \sqrt[n]{a}](/latexrender/pictures/bf7ff33f3b129b15c06203d60f007807.png)
'n' se chama "Índice", 'a' é radicando e o conjunto todo é chamado de radical.
Quando temos o mesmo índice (veja o exemplo dado onde o índice é o número 3) e o radicando é o mesmo (no caso do exemplo, o radicando é o 'x'), então, podemos diretamente escrever o radical usando o mesmo índice (3), o mesmo radicando (x) e finalmente, usando a propriedade da multiplicação de potências, somar os expoentes.
Veja mais exemplos:
![\sqrt[5]{{2}^{43}} \times \sqrt[5]{{2}^{3}} = \sqrt[5]{{2}^{43+3}} = \sqrt[5]{{2}^{46}} \sqrt[5]{{2}^{43}} \times \sqrt[5]{{2}^{3}} = \sqrt[5]{{2}^{43+3}} = \sqrt[5]{{2}^{46}}](/latexrender/pictures/8d785a7fd9a92f92af6b1d3f81b017cc.png)
![\sqrt[5]{{x}^{43}} \times \sqrt[5]{{x}^{3}} = \sqrt[5]{{x}^{43+3}} = \sqrt[5]{{x}^{46}} \sqrt[5]{{x}^{43}} \times \sqrt[5]{{x}^{3}} = \sqrt[5]{{x}^{43+3}} = \sqrt[5]{{x}^{46}}](/latexrender/pictures/b61eac1ee9e46d58837f044ff1864e1e.png)
Finalmente, respondendo agora sua pergunta, para podermos "eliminar" a raiz que estava no denominador, precisaríamos multiplicar por algo que fizesse com que a raiz desaparecesse. Como tínhamos:
![3\sqrt[3]{x} 3\sqrt[3]{x}](/latexrender/pictures/0af595c16ed333f4e8a4c8b42fc2aac5.png)
no denominador, teríamos que encontrar 'algo' que se multiplicássemos por ele faríamos com que a raiz 'desaparecesse'. Assim, para que a raiz desapareça teríamos que encontrar alguma coisa que tivesse o mesmo índice, o mesmo radicando, mas cuja
SOMA dos expoentes fizesse com o expoente se tornasse 3 pois:
![3\sqrt[3]{x} \times \sqrt[3]{{x}^{2}} = 3\sqrt[3]{{x}^{3}} = 3{x}^{\frac{3}{3}} = 3x^1 = 3x 3\sqrt[3]{x} \times \sqrt[3]{{x}^{2}} = 3\sqrt[3]{{x}^{3}} = 3{x}^{\frac{3}{3}} = 3x^1 = 3x](/latexrender/pictures/536d94294953e249e1f08c1a4c2a93b4.png)
Como não podemos apenas multiplicar o denominador por
![\sqrt[3]{{x}^{2}} \sqrt[3]{{x}^{2}}](/latexrender/pictures/bc3929ea927ff7f7af8e6c1c5a1213b0.png)
porque mudaria o resultado final, temos então que multiplicar e dividir por ele mesmo (que na realidade seria multiplicar por 1, o que não muda o resultado em nada por estarmos multiplicando um número dividido por ele mesmo), então multipliquei em cima e embaixo (numerador e denominador) por:
![\frac{\sqrt[3]{{x}^{2}}}{\sqrt[3]{{x}^{2}}} \frac{\sqrt[3]{{x}^{2}}}{\sqrt[3]{{x}^{2}}}](/latexrender/pictures/a763aec51cb6bf1311053ff1b99d0de1.png)
Espero que tenha compreendido.
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Polinômios
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Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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