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Função inversa

Função inversa

Mensagempor Janoca » Seg Jun 30, 2014 00:37

Essa questão postei nesse tópico, porque estou com dificuldade nessa função inversa, e consequentemente posso me atrapalhar na derivada desse tipo de função inversa.
Questão:
Seja f(x)=\frac{{e}^{x}- {e}^{-x}}{2}.

Mostre que f é inversível e determine sua inversa g.


a resposta desta questão é y=ln(x+\sqrt[]{x^2+1}), manipulei algebricamente mas não sei onde errei.
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Re: Função inversa

Mensagempor e8group » Seg Jun 30, 2014 02:03

Fica subtendido que f foi definida de \mathbb{R} em \mathbb{R} .

As informações (a),(b) e (c) são equivalentes ; e também (d) e (e) os são .

(a) f é injetora
(b) f admite inversa à esquerda
(c) f é estritamente monótona

(d) f é sobrejetora
(e) f admite inversa à direita

Se f satisfaz um dos itens (a),(b) ou (c) juntamente com (d) ou (e) , então f é bijetora .(admite inversa)

Vamos mostrar que f é sobrejetora .

Uma forma possível : (TVI)

\lim_{x\to + \infty} f(x) = +\infty e \lim_{x\to  - \infty} f(x) = -\infty .Como f é contínua , (pois é escrita como soma de duas funções contínuas ) , então dado qualquer k \in (-\infty , +\infty) , o TVI garanti que existe c em (-\infty , +\infty) t.q f(c) = k o que implica f sobrejetiva .

Quanto a injetividade segue por f'(x) > 0 , \forall x (verifique )[isso significa que f é estritamente crescente ] .

Outra forma ...

Fixe x real (a princípio arbitrário , se precisar de + hipóteses , trabalhe em cima dos casos isoladamente) . Note que \frac{e^{x} -e^{-x}}{2}  \in \mathbb{R} . Deixe

y =  \frac{e^{x} -e^{-x}}{2}  (*) isto equivale 2y = e^{x} -e^{-x} =  e^x - (e^x)^{-1} . Agora resolva a eq. para e^x e depois tome o ln em ambos lados . (Dica use a fórmula resolvente e.q segundo grau ) .

A ideia é ...

Para cada x que escolho consigo obter um único y correspondente através de (*) , e reciprocamente ; para cada y que escolho consigo obter um único x obtido pela solução acima .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?