por giboia90 » Seg Abr 29, 2013 14:57
é uma pergunta em inglês so queria uma explicação do resultado?
the points where the function f(x)= [x] + |1 -x|, -1<=x<=3, where [.] denotes the greatest integer function, is not differentiable, are:
resolução;
![f(x)= \left[x \right]+\left|1 -x \right| f(x)= \left[x \right]+\left|1 -x \right|](/latexrender/pictures/8bdd9ca74d806c44fa118b5c768cc948.png)
.......,


...................


...................


...................


...................


...................

the only doubtful points are x = -1, 0, 1, 2, and 3. It can be easily seen that f(x) is differentiable at x= -1 but not differentiable at x = 0, 1, 2, and 3.
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por e8group » Seg Abr 29, 2013 15:57
Por definição ,

.
Assim ,podemos definir :

.
Retirando o módulo via definição ,temos :

.
Para verificar a continuidade ,basta calcular os limites (laterais) de cada extremo de cada intervalo .Lembrando que uma função é contínua sse

.Nos pontos em que a função é descontínua,pelo Lemma "Derivabilidade implica continuidade " podemos descartar a possibilidade da diferenciabilidade nestes pontos .Mas cuidado !! O recíproco deste Lemma não é verdadeiro .Nos pontos em que

é contínua devemos calular a derivada via definição .
Tente concluirf ...
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por giboia90 » Seg Abr 29, 2013 17:29
tem como fazer parte a parte de modo mais detalhado?
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por e8group » Seg Abr 29, 2013 18:49
Só por curiosidade ,já tentou esboçar o gráfico da função ? Este processo já fornece ideias de onde a função é descontínua , por conseguinte ,ela não será diferenciável nestes pontos .Vamos estudar a continuidade da função com respeito aos pontos

.
Considere :
i)

é contínua em

.
ii)

não é contínua em 0 .
OBS_1.: A função é descontínua também p/

,o argumento é semelhante .Deixo como exercício p/ tentar concluir .
Obs_2: Como diferenciabilidade implica continuidade já podemos afirmar que

não é derivável em tex] \{-0,1,2,3\}[/tex]
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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