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me ajudda lol

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Mensagempor giboia90 » Seg Abr 29, 2013 14:57

é uma pergunta em inglês so queria uma explicação do resultado?

the points where the function f(x)= [x] + |1 -x|, -1<=x<=3, where [.] denotes the greatest integer function, is not differentiable, are:

resolução;
f(x)= \left[x \right]+\left|1 -x \right| ......., -1\leq x\leq3

-x ...................-1\leq x < 0

1 - x ...................0 \leq x < 1

x ...................1\leq x < 2

1+x ...................2\leq x < 3

5 ...................x = 3

the only doubtful points are x = -1, 0, 1, 2, and 3. It can be easily seen that f(x) is differentiable at x= -1 but not differentiable at x = 0, 1, 2, and 3.
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Re: me ajudda lol

Mensagempor e8group » Seg Abr 29, 2013 15:57

Por definição ,

floor(x) = max\{n\in\mathbb{Z} ; n \leq x\} .

Assim ,podemos definir :

floor(x) = \begin{cases} -1  ; x \in[-1,0) \\ 0 ; x \in[0,1) \\ 1 ; x \in[1,2) \\ 2 ; x\in [2,3) \\ 3 ; x = 3\end{cases} .

Retirando o módulo via definição ,temos :

f(x) = floor(x) + |1-x| =  \begin{cases} -x  ; x \in[-1,0) \\  1-x  ; x\in[0,1) \\ x ; x \in[1,2) \\ 1+x ; x\in [2,3) \\  2+x  = 5  ; x = 3 \end{cases} .

Para verificar a continuidade ,basta calcular os limites (laterais) de cada extremo de cada intervalo .Lembrando que uma função é contínua sse lim_{x\to a} f(x)  = f(a) .Nos pontos em que a função é descontínua,pelo Lemma "Derivabilidade implica continuidade " podemos descartar a possibilidade da diferenciabilidade nestes pontos .Mas cuidado !! O recíproco deste Lemma não é verdadeiro .Nos pontos em que f é contínua devemos calular a derivada via definição .

Tente concluirf ...
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Re: me ajudda lol

Mensagempor giboia90 » Seg Abr 29, 2013 17:29

tem como fazer parte a parte de modo mais detalhado?
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Re: me ajudda lol

Mensagempor e8group » Seg Abr 29, 2013 18:49

Só por curiosidade ,já tentou esboçar o gráfico da função ? Este processo já fornece ideias de onde a função é descontínua , por conseguinte ,ela não será diferenciável nestes pontos .Vamos estudar a continuidade da função com respeito aos pontos \{-1,0,1,2,3\} .
Considere :
i)
\lim_{x\to -1^+} f(x) =  1  =  f(-1)  \implies f é contínua em - 1 .

ii)

\lim_{x\to 0^-}  f(x) = 0  \neq  \lim_{x\to 0^+}  f(x) = 1  \implies  \nexists \lim_{x\to 0} f(x) \implies f não é contínua em 0 .

OBS_1.: A função é descontínua também p/ x = 1,2,3 ,o argumento é semelhante .Deixo como exercício p/ tentar concluir .

Obs_2: Como diferenciabilidade implica continuidade já podemos afirmar que f não é derivável em tex] \{-0,1,2,3\}[/tex]
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?