• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Derivada de uma função trigonométrica [Resposta impossível]

Derivada de uma função trigonométrica [Resposta impossível]

Mensagempor Matheus Lacombe O » Dom Dez 02, 2012 13:57

- Olá pessoal. Estou entrando agora no conteúdo de derivadas e meu professor de cálculo lançou uma lista de exercícios que servirá de base para a próxima prova. Porém, não consegui compreender um dos exercícios. Não sei direito se está me faltando o conhecimento de alguma identidade trigonométrica, ou se fui eu que errei em alguma parte do cálculo. Além da dificuldade no exercício, o gabarito que o professor escreveu na lista é diferente do gabarito que consta no livro de cálculo do Anton.

Questão: Encontre a derivada da função abaixo:

f(x)=\frac{Cotg(x)}{(1+Cossec(x))}

Resolução:

f(x)=\frac{(1+Cossec(x)).(Cotg(x))-(Cotg(x)).(1+Cossc(x))}{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{(1+Cossec(x)).({-Cossec}^{2}(x))-(Cotg(x)).(-Cossec(x).Cotg(x))}{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{{-Cossec}^{2}(x){-Cossec}^{3}(x)+Cossec(x).{Cotg}^{2}(x)}{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{-{( \frac{1}{Sen(x)}) }^{2}-{( \frac{1}{Sen(x)} })^{3}+(\frac{1}{Sen(x)}). (\frac{{Cos}^{2}(x)}{{Sen}^{2}(x)})  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{-{( \frac{1}{Sen(x)}) }^{2}-{( \frac{1}{Sen(x)} })^{3}+(\frac{{Cos}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)})  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{-\frac{1}{{Sen}^{2}(x)}- \frac{1}{{Sen}^{3}(x)}+\frac{{Cos}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)}  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{-\frac{Sen(x)}{{Sen}^{3}(x)}- \frac{1}{{Sen}^{3}(x)}+\frac{{Cos}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)}  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

- Aplico que: se {Sen}^{2}(x)+{Cos}^{2}(x)=1 então {Cos}^{2}(x)=1-{Sen}^{2}(x);

f(x)=\frac{-\frac{Sen(x)}{{Sen}^{3}(x)}- \frac{1}{{Sen}^{3}(x)}+\frac{1-{Sen}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)}  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{ \frac{-Sen(x)-1+1-{Sen}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)} }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{ \frac{-Sen(x)-{Sen}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)} }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

Dúvida:

- Parei por aqui. Não sei "da onde" que isso vai chegar na resposta que consta no gabarito do livro do Anton.

- E outra: Depois de se aplicar a regra de derivada de um quociente, o resultado não poderia ser a resposta? Porque, a mim me parece que estas derivadas trigonométricas tem respostas um tanto quanto subjetivas, digo, dependendo do caminho - identidades trigonométricas aplicadas - que você toma chega-se a diferentes resoluções. Isso é normal?

Gabarito:

f(x)=\frac{ -Cossec(x) }{1+Cossec(x)}
Matheus Lacombe O
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Eng. Mecânica
Andamento: cursando

Re: Derivada de uma função trigonométrica [Resposta impossív

Mensagempor DanielFerreira » Dom Dez 02, 2012 14:15

Matheus,
fiz assim:

\\ f(x) = \frac{cotg \, x}{1 + cossec \, x} \\\\\\ f(x) = \frac{\frac{cos \, x}{sen \, x}}{1 + \frac{1}{sen \, x}} \\\\\\ f(x) = \frac{cos \, x}{\cancel{sen \, x}} \div \frac{sen \, x + 1}{\cancel{sen \, x}} \\\\\\ f(x) = \frac{cos \, x}{sen \, x + 1} \\\\\\ f'(x) = \frac{- sen \, x \left ( sen \, x + 1 \right ) - cos \, x \cdot cos \, x}{\left ( sen \, x + 1 \right )^2}\\\\\\ f'(x) = \frac{- sen^2 \, x - sen \, x - cos^2 \, x}{\left ( sen \, x + 1 \right )^2} \\\\\\ f'(x) = \frac{- \left ( sen^2 \, x + cos^2 \, x \right ) - sen \, x}{\left ( sen \, x + 1 \right )\left ( sen \, x + 1 \right )} \\\\\\ f'(x) = \frac{- 1 - sen \, x}{\left ( sen \, x + 1 \right )\left ( sen \, x + 1 \right )} \\\\\\ f'(x) = \frac{- \cancel{\left ( sen \, x + 1 \right )}}{\cancel{\left ( sen \, x + 1 \right )}\left ( sen \, x + 1 \right )} \\\\\\ \boxed{\boxed{f'(x) = - \frac{1}{sen \, x + 1}}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação

Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Mensagempor Matheus Lacombe O » Dom Dez 02, 2012 17:12

- Poisé. pra mim resolveu, mas ainda assim não bate com o gabarito do livro do Anton. :-/ Nem com o do meu professor. É isso que me indigna. Não dá pra saber quando se chegou na resposta.
Matheus Lacombe O
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado

Área/Curso: Eng. Mecânica
Andamento: cursando

Mensagempor DanielFerreira » Dom Dez 02, 2012 17:51

Caro Matheus,
não conferi sua resposta à risca, mas acho que estava no caminho certo, embora tenha tomado o caminho mais trabalhoso.
Você fez a 'conversão' apenas no numerador, talvez, devesse ter convertido também o denominador. Inclusive, poderia ter simplificado o numerador pondo em evidência o \boxed{- sen \, x}.
E, minha resposta está correta, é como se no gabarito do Anton fosse \frac{8}{12} e nós tivéssemos encontrado \frac{4}{6}, ou até mesmo \frac{2}{3}
Desenvolva o gabarito dado pelo livro...
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira

Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem