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Problema derivada

Problema derivada

Mensagempor Herrero088 » Seg Jul 12, 2010 23:31

Bom estou com uma duvida enorme!! estou com uma lista e exercicio e acabei me deparando com um exercicio a meu ver complicado
vamos a ele

"Para construir uma taça em forma de cone circular reto, remove-se um setor de uma folha circular de cartolina de raio A, e unem-se as duas margens retilineas de corte. determine o volume da maior taça que pode ser construida.

Imagem

tentativa resolução:

se o raio da cartolina é A
então 2?r=A ou r=A/(2?)

bom.. agradeço desde já quem poder me ajudar!!
Herrero088
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Re: Problema derivada

Mensagempor Elcioschin » Ter Jul 13, 2010 19:10

Sejam:

x (em radianos) o ângulo do setor circular retirado
S o comprimento da parte curva da figura:
R o raio da base do cone
h a altura do cone

S = 2*pi*A - A*x ----> Este comprimento S será o perimetro da base do cone ----> S = 2*pi*R

2*pi*R = 2*pi*A - A*x ----> R = A - (A/2*pi)*x ----> R² = A² - (A²/pi)*x + (A²/4*pi²)*x²

A dimensão A será a geratriz do cone ----> h² = A² - R² ----> h = V[(A²/pi)*x - (A²/4*pi²)*x²]

V = (1/3)*pi*R²*h -----> V= (1/3)*pi*[A² - (A²/pi)*x + (A²/4*pi²)*x²]*V[(A²/pi)*x - (A²/4*pi²)*x²]

Agora é contigo: Derive, iguale a derivada a zero e calcule x.
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Re: Problema derivada

Mensagempor Douglasm » Ter Jul 13, 2010 19:47

Eu fiz de um modo diferente do Elcioschin, mas que acredito também ser válido. O problema envolve descobrir um ponto de máximo na função que determina o volume do cone. Para simplificar, ao invés de considerar esta, eu resolvi considerar a função que determina a área do triângulo cuja rotação dá origem ao cone. É evidente que se este triângulo tiver área máxima, o cone terá volume máximo. Eis um desenho do triângulo:

trimatder.JPG
trimatder.JPG (6.72 KiB) Exibido 2602 vezes


A área do triângulo é dada por:

\mbox{Area} = \frac{2 r . \sqrt{A^2 - r^2}}{2} = r . \sqrt{A^2 - r^2}  \;\therefore

Agora devemos igualar a derivada a zero para encontrarmos um ponto de máximo (ou de mínimo, ou de inflexão):

\frac{d(\mbox{Area})}{dr} = \sqrt{A^2-r^2} - \frac{r^2}{\sqrt{A^2-r^2}}  = 0 \;\therefore



Achamos então, qual deve ser o raio, caso queiramos a área máxima. Este valor também é válido para o volume máximo. Logo:

V_{max} = \frac{\pi}{3}.\frac{A^2}{2}.\sqrt{A^2 - \frac{A^2}{2}} = \frac{\pi A^3}{6\sqrt{2}}

É sempre bom verificar o gabarito, para garantir que não tenhamos errado nas contas. Até a próxima.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?