Estou estudando integração, e me deparei com o seguinte exercício:
Após pegar a variável u e sua derivada, , eu coloco na integral, com os valores limites recalculados, mas eu não consigo entender o por que o que esta fora do parenteses 'some' da integração, na proxima etapa onde eu iria colocar o para ser integrado, eu já coloco mais o .
Por que, sendo que, se eu tivesse que calcular a anti-derivada do , eu deveria colocar na equação p/ ser calculada também ?
Quando você faz o próximo passo será achar o valor de para substituir na integral, porque agora estará em função de e não mais em função de Então ficará:
Aí você substitui na Integral.
Como é tudo produto, você pode simplificar o do numerador por o do denominador. Ficando assim:
Você pode passar a constante para fora Integral:
Assim você pode desenvolver o restante da Integral. (Caso tenha alguma duvida sobre o restante do desenvolvimento, é só falar.) Espero ter ajudado. Abraços.
"Felizes aqueles que se divertem com problemas que educam a alma e elevam o espírito". (Fenelon)
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo . O triângulo é retângulo com catetos e , tal que . Seja o ângulo complementar. Então . Como , o ângulo que o afixo formará com a horizontal será , mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se , então . Como módulo é um: .