por VenomForm » Qui Nov 14, 2013 11:21
Bom primeiramente gostaria de pedir desculpas pois não sei se este é o local certo para minha duvida.
Estou fazendo uma lista de exercícios para estudar quando me deparo com a seguinte questão:
Suponha que você esteja subindo um morro cujo formato é dado pela equação:

e você esteja no ponto de coordenadas (60;100;764). Em que direção você deve seguir inicialmente de modo a chegar no topo do morro?
Até onde eu sei preciso achar as derivadas parciais de X e de Y e após isto encontrar o vetor gradiente, ai não sei mais o que fazer.
-
VenomForm
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Qua Fev 27, 2013 14:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Bacharelado em Ciências da Computação
- Andamento: cursando
por xGoku » Qua Set 23, 2015 17:19
Tb não consigo resolver essa... alguém pode ajudar?
-
xGoku
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Dom Nov 23, 2014 21:28
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
por adauto martins » Qui Set 24, 2015 15:38
a direçao de maior crescemento de f´(x,y),é dado pela direçao do gradiente,qdo esse tem mesma direçao e sentido de seu vetor unitario,logo:
seja

,
![\left|u \right|=\sqrt[]{{cos\theta}^{2}+{sen\theta}^{2}}=1 \left|u \right|=\sqrt[]{{cos\theta}^{2}+{sen\theta}^{2}}=1](/latexrender/pictures/4076b0573ee8b6610941b3810525e147.png)
...logo podemos ter:

...

...

,
![\left|\nabla f(60,100) \right|=\sqrt[]{{(-1.2)}^{2}+{(-4)}^{2}}\simeq 4.18 \left|\nabla f(60,100) \right|=\sqrt[]{{(-1.2)}^{2}+{(-4)}^{2}}\simeq 4.18](/latexrender/pictures/a36f6f097716c4c54266035d54e28ba5.png)
...

...


...sera 73.5°N ou 16.5° SD...
-
adauto martins
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1171
- Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
- Formação Escolar: EJA
- Área/Curso: matematica
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Plano tangente e vetor gradiente
por carolzinhag3 » Sáb Abr 15, 2017 23:38
- 0 Respostas
- 994 Exibições
- Última mensagem por carolzinhag3

Sáb Abr 15, 2017 23:38
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [cálculo II] vetor gradiente e derivada direcional
por natanaelskt » Sex Nov 28, 2014 21:09
- 1 Respostas
- 1426 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Sáb Nov 29, 2014 12:13
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Calculo2: Derivada Parcial] Plano tg, Vetor Gradiente
por Claudio Parana » Qua Fev 05, 2014 20:06
- 0 Respostas
- 1140 Exibições
- Última mensagem por Claudio Parana

Qua Fev 05, 2014 20:06
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Aplicações do vetor gradiente] Aplicações das propriedades
por TheoFerraz » Sex Out 28, 2011 16:14
- 1 Respostas
- 3228 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Sáb Out 29, 2011 11:16
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Gradiente - Cálculo 3] Dúvida exercício
por ferfer » Seg Ago 05, 2013 15:54
- 3 Respostas
- 1520 Exibições
- Última mensagem por temujin

Seg Ago 05, 2013 20:54
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.