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[Derivada]Dúvidas em simplificação

[Derivada]Dúvidas em simplificação

Mensagempor maurosilva7 » Qui Mai 28, 2015 21:48

Não consigo chegar na simplificação da primeira derivada de :f(x)=\left( {a}^{\frac{2}{3}}-{X}^{\frac{2}{3\right)}}
Acredito que a derivada seja:f'(x)=\frac{2}{3}\left({a}^{\frac{2}{3}}-{X}^{\frac{2}{3}}\right)\left(-\frac{2}{3}{X}^{\frac{-1}{3}} \right), mas apartir daí não consigo chegar na simplificação correta, que segundo o gabarito seria:f'(x)=\sqrt[]{\sqrt[3]{\frac{{a}^{2}}{{x}^{2}}-1}}
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Re: [Derivada]Dúvidas em simplificação

Mensagempor nakagumahissao » Dom Jul 19, 2015 11:26

Veja bem, a é uma constante pois a função apenas tem como variável independente o 'x'.

f(x)=\left( {a}^{\frac{2}{3}}-{x}^{\frac{2}{3\right)}}

Assim, a derivada será:

f'(x)= {a}^{\frac{2}{3}}-\frac{2}{3}{x}^{\frac{2}{3} - 1}

f'(x)= {a}^{\frac{2}{3}}-\frac{2}{3}{x}^{-\frac{1}{3}}

f'(x)= {a}^{\frac{2}{3}}-\frac{2}{3 {x}^{\frac{1}{3}}}

f'(x)= \frac{3{x}^{\frac{1}{3}}{a}^{\frac{2}{3}}-2}{3{x}^{\frac{1}{3}}}

f'(x)= \frac{3\sqrt[3]{x}\sqrt[3]{{a}^{2}} - 2}{3\sqrt[3]{x}}

f'(x)= \frac{3\sqrt[3]{x{a}^{2}}- 2}{3\sqrt[3]{x}}

f'(x)= \frac{3\sqrt[3]{x{a}^{2}}- 2}{3\sqrt[3]{x}} \cdot \frac{\sqrt[3]{x^2}}{\sqrt[3]{x^2}}

f'(x)= \frac{3x\sqrt[3]{a^2} - 2}{3x}

A resposta será:

f'(x)= \sqrt[3]{a^2} - \frac{2}{3x}

Favor certificar-se que o gabarito esteja correto. Parece que há algo errado nesta resposta.
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Re: [Derivada]Dúvidas em simplificação

Mensagempor maurosilva7 » Dom Jul 26, 2015 20:50

Nossa, muito obrigado! Acho que o gabarito devia estar errado sim porque eu peguei a lista de exercícios de um site e não de um livro, de qualquer jeito, me perdoe por mais uma dúvida.
Por que no sétimo passo você racionalizou a fração por \frac{\sqrt[3]{{x}^{2}}}{\sqrt[3]{{x}^{2}}} ao invés de racionalizar por \frac{\sqrt[3]{x}}{\sqrt[3]{x}} ?
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Re: [Derivada]Dúvidas em simplificação

Mensagempor nakagumahissao » Seg Jul 27, 2015 13:02

A racionalização foi feita daquela forma por causa das propriedades da radiciação e da potenciação. Ou seja, na potenciação, quando multiplicamos um número de base x por exemplo, elevado a algum número e outro com base também x elevado a outro número qualquer, mantemos a base e somamos os expoentes.

Para a radiciação, existe uma propriedade que diz que quando temos a raiz 'n' de algum número elevado à um expoente 'a', podemos reescrever esta raiz em forma de fração, onde, neste caso ficaria a/n.

Vou te dar alguns exemplos:

1) Potenciação:

{x}^{2} \times {x}^{3} = {x}^{2 + 3} = {x}^{5}

{x}^{2} \times {x}^{3} \times {x}^{5} = {x}^{2 + 3 + 5} = {x}^{10}

{x}^{2} \times {x}^{3} \times {x}^{-5} = {x}^{2 + 3 - 5} = {x}^{0}

{x}^{a} \times {x}^{b} \times {x}^{c} = {x}^{a+b+c}

2) Radiciação:

\sqrt[2]{{3}^{5}} = {3}^{\frac{5}{2}}

\sqrt[4]{{9}^{7}} = {9}^{\frac{7}{4}}

\sqrt[4]{{x}^{7}} = {x}^{\frac{7}{4}}

\sqrt[3]{x} = {x}^{\frac{1}{3}}

\sqrt[2]{x} = {x}^{\frac{1}{2}}

3) Juntando a Radiciação e a Potenciação ficará (O último é o caso da nossa racionalização que foi feita) - OBSERVAÇÃO IMPORTANTE! - Isto que estou explicando somente é válido para MULTIPLICAÇÃO de radicais de Índices e radicandos IGUAIS:

\sqrt[3]{{x}^{2}} \times \sqrt[3]{{x}^{5}}= {x}^{\frac{2}{3}} \times {x}^{\frac{5}{3}} = {x}^{\frac{2}{3} + \frac{5}{3}}={x}^{\frac{7}{3}} =  \sqrt[3]{{x}^{7}}

Primeiramente:

\sqrt[n]{a}

'n' se chama "Índice", 'a' é radicando e o conjunto todo é chamado de radical.

Quando temos o mesmo índice (veja o exemplo dado onde o índice é o número 3) e o radicando é o mesmo (no caso do exemplo, o radicando é o 'x'), então, podemos diretamente escrever o radical usando o mesmo índice (3), o mesmo radicando (x) e finalmente, usando a propriedade da multiplicação de potências, somar os expoentes.

Veja mais exemplos:

\sqrt[5]{{2}^{43}} \times \sqrt[5]{{2}^{3}} = \sqrt[5]{{2}^{43+3}} = \sqrt[5]{{2}^{46}}

\sqrt[5]{{x}^{43}} \times \sqrt[5]{{x}^{3}} = \sqrt[5]{{x}^{43+3}} = \sqrt[5]{{x}^{46}}

Finalmente, respondendo agora sua pergunta, para podermos "eliminar" a raiz que estava no denominador, precisaríamos multiplicar por algo que fizesse com que a raiz desaparecesse. Como tínhamos:

3\sqrt[3]{x}

no denominador, teríamos que encontrar 'algo' que se multiplicássemos por ele faríamos com que a raiz 'desaparecesse'. Assim, para que a raiz desapareça teríamos que encontrar alguma coisa que tivesse o mesmo índice, o mesmo radicando, mas cuja SOMA dos expoentes fizesse com o expoente se tornasse 3 pois:

3\sqrt[3]{x} \times \sqrt[3]{{x}^{2}} = 3\sqrt[3]{{x}^{3}} = 3{x}^{\frac{3}{3}} = 3x^1 = 3x

Como não podemos apenas multiplicar o denominador por

\sqrt[3]{{x}^{2}}

porque mudaria o resultado final, temos então que multiplicar e dividir por ele mesmo (que na realidade seria multiplicar por 1, o que não muda o resultado em nada por estarmos multiplicando um número dividido por ele mesmo), então multipliquei em cima e embaixo (numerador e denominador) por:

\frac{\sqrt[3]{{x}^{2}}}{\sqrt[3]{{x}^{2}}}


Espero que tenha compreendido.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?