Meus caros,
Tenho uma dúvida a respeito do conceito de taxa de variação instantânea:
Não consigo visualizar/entender o conceito de taxa de variação instantânea na prática.
Sei que quando eu tenho uma função e faço o delta x ir para zero vou obter a tangente da função e etc.
Mas por exemplo, na definição de corrente elétrica, tenho:
I=dq/dt
Sei que é aquele clássico delta t de variação média, mas agora tendendo a zero justamente para termos a variação instantânea.
Mas, não consigo visualizar facilmente. Tento imaginar olhando um condutor em corte e marcando em um cronometro a quantidade de cargas que passam em determinado tempo.
Ou seja a variação de cargas é função da variação do tempo.
Mas quando há um problema ele me pede para verificar a corrente em um instante t, então derivo a função para encontrar a corrente I .Esta aí o que não entendo.Em um instante t eu não estaria vendo a quantidade de cargas neste tempo t "congelado" ?? porque estaria vendo a corrente elétrica ??
E depois para obter o processo inverso há a integração da equação, ou seja, q= integral da corrente em relação a dt. O que está integral está me fornecendo realmente ??
Estou tendo dificuldade em transferir estes conceitos do cálculo diferencial para a aplicação prática.
Desculpe o tamanho do post, e desde já obrigado!!

![\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}} \frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}](/latexrender/pictures/981987c7bcdf9f8f498ca4605785636a.png)
e elevar ao quadrado os dois lados)